-
ERRADA
A primeira tentativa de reforma gerencial da administração pública brasileira ocorreu em 1936, com a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP).
DASP não tem ligação com a Reforma Gerencial, e sim com a Burocrática.
A Reforma Gerencial teve seu marco inicial no Decreto Legislativo de 200/67. E se concretizou definitivamente no governo FHC em 1995 quando foi criado o PDRAE (Plano Diretor da Reforma do Estado).
Agora notem que a CESPE inverteu os dados dessa questão, com a de Q279615 - todas da mesma prova.
Q279615 - Os princípios da administração burocrática clássica foram introduzidos na administração pública brasileira por meio do Decreto-lei n.º 200/1967, o que marca o fim da hegemonia do modelo patrimonialista. (ERRADO)
Comentário - 02/06/2013
-
Ordem Cronológica:
Administração Patrimonial - Até 1936
Administração Burocática de 1936 Até 1990. O DASP foi criado aqui no governo de Getúlio Vargas.
Administração Gerencial De 1990 até os dias de hoje.
-
Q279616 - A primeira tentativa de reforma gerencial da administração pública brasileira ocorreu em 1936, com a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP). Resposta: (Errado)
Justificativa:
O DASP não consubstanciou tentativa de reforma gerencial e sim burocrática a qual de fato foi implementada a partir do referido decreto.
Muito cuidado: A CESPE considera que a criação do DASP se deu realmente em 1936, a dispeito da data do decreto-lei 579/1938 que efetivou sua criação. A CESPE baseia-se para tanto no PDRAE que traz em seu texto a seguinte afirmativa: "Com o objetivo de realizar a modernização administrativa, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, em 1936."
Embasamento:
Departamento Administrativo do Serviço Público(DASP) foi um órgão público do governo federal brasileiro, criado pelo decreto-lei 579, em 30 de julho de 1938, durante o governo de Getúlio Vargas (período do Estado Novo). Fazia parte de um esforço de reforma na administração pública brasileira, e já estava previsto na constituição de 1937. Além de fornecer elementos para melhoria da máquina pública, o DASP deveria fornecer assessoria técnica ao presidente da república e elaborar a proposta orçamentária.
Fontes: Site da Câmara dos Deputados; Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado
-
Pessoal estou confuso, afinal qual data que o CESPE cobra?
Reparem esta questão:
(CESPE/TRE-ES/2010/ ANALISTA JUDICIARIO- ADMINISTRATIVA) A instituição, em 1936, do Departamento de Administração do Serviço Público (DASP) teve como objetivo principal suprimir o modelo patrimonialista de gestão.
A afirmativa foi considerada como CERTA
A justificativa podemos encontrar no texto de Bresser Pereira "Reforma do Aparelho do Estado" de 1995, o trecho diz o seguinte:
"Com o objetivo de realizar a modernização administrativa, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, em 1936. Nos primórdios, a administração pública sofre a influência da teoria da administração científica de Taylor, tendendo à racionalização mediante a simplificação, padronização e aquisição racional de materiais, revisão de estruturas e aplicação de métodos na definição de procedimentos. Registra- se que, neste período, foi instituída a função orçamentária enquanto atividade formal e permanentemente vinculada ao planejamento."
ou seja, o correto seria 1936 e não 1938, alguem ai sabe me dizer o porque disso?
-
Para o amigo acima,
O segredo é manter a mente aberta, pois é muito provável que ambas as datas sejam consideradas corretas. Contudo, deve-se ficar atendo ao que diz a questão, pois se ela se referir ao ano do decreto, daí só caberá uma data. Resumindo: se a questão vier aberta, entenda que as duas datas estão certas e isso servirá para qualquer banca. (pelo menos foi o que aprendi em aula)
-
A primeira tentativa de reforma gerencial da administração pública brasileira ocorreu em 1936, com a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP). ERRADO
COSB - Comissão de Simplificação da Burocracia foi a primeira tentativa de reforma gerencial. Ele teve como objetivo de desburocratizar a administração, descentralizando-a.
-
Creio que o Cespe está dando foco mais nos tipos de administração (Patrimonial, Gerencial e Burocrática) do que em data. E a assertiva afirma que a primeira tentativa de reforma gerencial da administração pública brasileira ocorreu com a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), quando na verdade o DASP surgiu na administração burocrática e esta tinha como objetivo combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista, e tem como princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional legal.
-
Segundo material que tenho aqui da prof. Elisabete Moreira, e segundo Bresser Pereira no PDRAE (Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado) de 1995, o 1º momento da administração gerencial no Brasil foi a reforma desenvolvimentista militar de 1967 pelo Decreto-Lei nº 200, considerado um marco na tentativa de superação da administração burocrática.
-
Chiavenato em "Administração Geral e Pública" 3 ed., afirma em capítulo dedicado às 3 formas de Administração Pública: Patrimonialista, Burocrática e Gerencial que:
"Com o objetivo de realizar a modernização administrativa, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) em 1936. O DASP representou a tentativa de formação da burocracia nos moldes weberianos, baseada no princípio do mérito profissional."
"A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei n200 constituiu um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerada como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil".
"No início de 1980, registrou-se uma nova tentativa de reformar a burocracia e orientá-la na direção da administração pública gerencial, com a criação do Ministério da Desburocratização e do Programa Nacional de Desburocratização (PRND).
-
Amigos, segundo Augustinho Paludo, em seu "Administração Pública", o DASP, em 1936, ainda atendia por "Conselho Federal do Serviço Público Civil". A mudança para o novo nome ocorreu apenas em 1938. (2012, 2ª edição, Elsevier, Pág.: 82)
Ou seja, o erro da questão pode estar presente apenas na nomenclatura.
-
Livro do Augustinho Paludo (Administraçã Pública - Serie provas e concursos), pag 83.
Os três principais objetivos do DASP podem ser assim resumidos: centralizar e reorganizar a administração Pública mediante ampla reforma.... etc.
pag 82. Com o objetivo de realizar a modernização administrativa, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público DASP, em 1936.
Errei a questão, para mim seria correta.
-
Dúvida!
Caso a questao afirma-se que a primeira tentativa de implantar a administração gerencial no Brasil foi o Decreto lei 200/67.
Estaria correto ?
Desde já agradeço.
Bons Estudos!
-
A maioria das pessoas acima cometeram o mesmo erro que cometi: Não leram a questão, pois:
1. DASP, em 1936 Foi o marco da ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA;
2. O DECRTO-LEI 200 foi considerado o primeiro momento da ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL!!!!!!
###Formas de questões CESPE inversão de conceitos. Entenderam???
Abs a tds, Que D-US NOS ABENÇOE!!!!!
-
De acordo com o PDRAE (Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado):
A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei 200, entretanto, constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática,
podendo ser considerada como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil. Mediante o referido decreto-lei, realizou-se a transferência de atividades para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, a fim de obter-se maior dinamismo operacional por meio da descentralização funcional. Instituíram-se como princípios de racionalidade administrativa o planejamento e o orçamento, o descongestionamento das chefias executivas superiores (desconcentração/descentralização), a tentativa de reunir competência e informação no processo decisório, a sistematização, a coordenação e o controle.
FONTE:
http://www.bresserpereira.org.br/Documents/MARE/PlanoDiretor/planodiretor.pdf
-
para mim o erro da questão (e muita gente ja comentou aê) não foi a data da criação do DASP e sim "reforma gerencial"...coisa q o DASP não fez....
-
A questão está ERRADA.
Embasamento: O DASP foi um esforço sistemático de superação do Patrimonialismo. Foi uma ação deliberada e ambiciosa no sentido da burocratização do Estado brasileiro, que buscava introduzir no aparelho administrativo do país a centralização, a impessoalidade, a hierarquia, o sistema de mérito, a separação entre o público e o privado.
Fonte: Ponto dos Concursos
-
Em 1936 foi criado o Conselho Federal do Serviço Público Civil, que em 1938 foi transformado no Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP.
Administração Pública - Augustinho Paludo, pág. 80 - 3ª edição
-
Pessoal, a questão fala da reforma gerencial e faz referência ao DASP que foi introduzido no modelo Burocrático, totalmente errado.
O Dasp surgiu em 1936-1938 (segundo alguns autores), nada tem a ver com o modelo gerencial.
Também marquei errado no início por não ler a questão!!
Abs.
-
O decreto-lei 200/67 que é considerado o primeiro momento de administração gerencial no Brasil e não a instituição do DASP.
-
Como já foi dito a questão erra quando fala que a reforma gerencial ocorreu por meio da criação do DASP, na verdade a primeira tentativa de reforma gerencial foi por meio do Decreto-Lei n. o 200/1967, DASP foi criado para aprofundar a reforma que acontecia na época que era a burocrática, vejam em outras questões os conceitos de forma correta:
-
O DASP foi criado em 1938 com o objetivo de implantar o modelo de administração burocrática e de modernizar o Estado.
-
Esta foi uma reforma ambiciosa, que tinha como modelo a Burocracia profissional de Weber. Segundo Lustosa da Costa, foi a primeira tentativa sistemática de superar o modelo patrimonialista que tivemos na administração pública brasileira.
Como alguns colegas já disseram, não existe ainda relação alguma com a reforma gerencial.
-
Dasp = reforma burocrática
-
1956- cria-se o COSB com o objetivo de desburocratizar a administração, descentralizando e delegando competência às entidades da administração indireta.
Este processo culmina com o Decreto-lei 200 de 1967, que elenca princípios que norteiam a conduta da administração indireta e criação do orçamento programa.
Este decreto 200 foi uma tentativa de superação da rigidez burocrática. e foi a primeira tentativa de reforma gerencial da administração pública Brasileira.
-
DASP Era Vargas - controle (centralização) - BUROCRÁTICO
-
Questão Errada
A questão erra em falar em PRIMEIRA TENTATIVA DE REFORMA GERENCIAL.....
A forma implantada pelo DASP foi BUROCRÁTICA.
-
Questão bem direta ao ponto, mas que pega muita gente: O DASP - criado juridicamente em 1936 e estruturado na prática em 1938 - é um importante marco da reforma burocrática no Brasil, e não gerencial!
-
Essa questão tem dado muita dor de cabeça para os concurseiros. o fato é que traços de uma administração gerencial podem ser pinçados da estrutura burocrática desde os anos trinta. Entretanto, é equivocado considerar como "primeira tentativa de reforma gerencial". quem nos esclarece melhor é o ex-ministro do MARE, Bresserr-Pereira que conclui:
"No Brasil a ideia de uma administração pública gerencial é antiga. Começou a ser delineada ainda na primeira reforma administrativa, nos anos 30, e estava na origem da segunda reforma, ocorrida em 1967. Os princípios da administração burocrática clássica foram introduzidos no país através da criação, em 1936, do DASP — Departamento Administrativo do Serviço Público.
A criação do DASP representou não apenas a primeira reforma administrativa do país, com a implantação da administração pública burocrática, mas também a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica." (grifo meu)
Sobre os traços gerenciais o mesmo autor ressalta "um primeiro sinal de administração pública gerencial, com a criação da primeira autarquia. Surgia então a ideia de que os serviços públicos na “administração indireta" deveriam ser descentralizados e não obedecer a todos os requisitos burocráticos da “administração direta" ou central."
Em que pese a carga gerencial do parágrafo anterior ou autor é muito claro ao definir a primeira tentativa de reforma gerencial:
"A primeira tentativa de reforma gerencial da administração pública brasileira, entretanto, irá acontecer no final dos anos 60, através do Decreto-Lei 200, de 1967, sob o comando de Amaral Peixoto e a inspiração de Hélio Beltrão, que iria ser o pioneiro das novas idéias no Brasil. Beltrão participou da reforma administrativa de 1967 e depois, como Ministro da Desburocratização, entre 1979 e 1983, transformou-se em um arauto das novas idéias. Definiu seu Programa Nacional de Desburocratização, lançado em 1979, como uma proposta política visando, através da administração pública, 'retirar o usuário da condição colonial de súdito para investi-lo na de cidadão, destinatário de toda a atividade do Estado.'" (Apud Beltrão, 1984: 11).
Logo, a assertiva está errada.
Referência:
BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Da administração Pública Burocrática à Gerencial.
IN Spink, Peter & Pereira, Luiz Carlos Bresser (Org.). Reforma do Estado e Administração
Pública Gerencial. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
Resposta: Errado
-
ERRADA!!!
PRIMEIRO MOMENTO DA ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL NO BRASIL: DECRETO LEI 200/1967
(CESPE - TCE-AC / ACE - 2008) A reforma iniciada pelo Decreto
n.º 200/1967 foi uma tentativa de superação da rigidez
burocrática, e pode ser considerada como o começo da
administração gerencial no Brasil. C
-
DEIXANDO A QUESTÃO CERTA:
A primeira tentativa de reforma burocrática da administração pública brasileira ocorreu em 1936, com a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) no governo de Getúlio Vargas.
-
Reforma gerencial surgiu em meados da década de 90,
gabarito errado.
-
Walter, na verdade, o modelo gerencial começou no regime militar pelo Dec.- lei 200/67.
-
O DASP iniciou o modelo burocrático da administração pública.
-
DASP --- inciou o modelo burocratico
DL 200/ 67 --- Primeira tentativa de implantação do modelo gerencial no BR
-
O DASP foi criado em 1938.
-
Boa tarde,
O DASP (que entrou em vigor em 1938) visou estruturar a reforma BUROCRÁTICA, centralizando-a, reorganizando-a e modernizando-a;
ressalto que em 1936 é criado o Conselho Federal do Serviço Público Civil que posteriormente viraria DASP (em 1938)
Quer ter uma motivação extra em sua preparação, viste: https://www.youtube.com/channel/UCSbc0kZYlDUdpP0iZpvWlCA
Bons estudos
-
Cespe considera as duas datas, já vi ambas serem cobradas como corretas, cuidado com essa interpletação de que foi a data que tornou o enunciado correto
-
DL 200/ 67 - Primeira tentativa de implantação do modelo gerencial no Brasil
-
Banca na mesma prova trocando conceitos
A primeira tentativa de reforma gerencial da administração pública brasileira(Decreto-Lei n.º 200/1967 ) ocorreu em 1936, com a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP).
O Decreto-Lei n.º 200/1967 ( (DASP). epresentou um marco orientador da administração pública para a eficiência e a centralização administrativa, o que contribuiu para a autonomia da administração direta.
-
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/539046b4-0f
Q33075 A criação da primeira autarquia na década de 30 do século passado, durante a reforma burocrática, foi o primeiro sinal de uma administração pública gerencial. GABARITO: CERTO
Como pode?? Sendo que a autarquia citada na questão é o próprio DASP.
HÁ uma contradição entre essas questões.
-
Gab: ERRADO
O DASP está ligado à administração burocrática e não à gerencial, como afirma a questão. Podemos afirmar que a primeira tentativa da administração gerencial foi com o DL.200/67!
-
→1 Movimento/ 1 ª Reforma Administrativa: DASP em 1930, reforma implementada pelo ESTADO NOVO -VARGAS com o Modelo burocrático.→ princípios centralizadores e hierárquicos.→ Foco nos processos.
→2 Movimento/ 2 ª Reforma Administrativa: Decreto-Lei 200/67 durante o regime militar, transição do burocrático para o Gerencial (pós burocrático).→ Primeira tentativa
→3 Movimento/ 3 ª Reforma Administrativa: PDRAE em 1995, implementação da Nova Gestão Pública por Bresser Pereira. →Foco nos resultados.