-
CERTO
Em 1934 - G.V tentou minimizar os efeitos da corrupção e nepotismo, foi quando iniciou a adm burocrática.. a qual foi criada por Webber (vide características abaixo), mas foi só em 1937 (Estado Novo) que teve o primeiro esforço sistemático de superação da Adm Patrimonialista, foi uma ação deliberada e ambiciosa no sentido da BUROCRATIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO.
CARACTERÍSTICAS ADM BUROCRÁTICA:
• Formalidade: significa que as organizações são constituídas com base emnormas e regulamentos explícitos, chamadas leis, que estipulam os direitos edeveres dos participantes.
• Impessoalidade: as relações entre as pessoas que integram as organizações burocráticas são governadas pelos cargos que elas ocupam e pelos direitos e deveres investidos nesses cargos. Assim, o que conta é o cargo e não apessoa. A formalidade e a impessoalidade, combinadas, fazem a burocracia permanecer, a despeito das pessoas.
• Profissionalismo: os cargos de uma burocracia oferecem a seus ocupantes uma carreira profissional e meios de vida. A participação nas burocracias tem caráter ocupacional.
Apesar das vantagens inerentes nessa forma de organização, as burocracias podem muitas vezes apresentar também uma série de disfunções, conforme a seguir:
• Particularismo – Defender dentro da organização interesses de grupos internos, por motivos de convicção, amizade ou interesse material.
• Satisfação de Interesses Pessoais – Defender interesses pessoais dentro da organização.
• Excesso de Regras – Multiplicidade de regras e exigências para a obtençãode determinado serviço.
• Hierarquia e individualismo – A hierarquia divide responsabilidades eatravanca o processo decisório. Realça vaidades e estimula disputas pelopoder.
• Mecanicismo – Burocracias são sistemas de cargos limitados, que colocam pessoas em situações alienantes.
-
Eu só discordo da parte do item que fala que o governo de Getúlio Vargas era autoritário, o restante do item está certo.
-
Complementando os comentários, foi através do DASP, criado na Era Vargas que foi implementação na administração brasileira os paradigmas burocráticos de Max Weber.
O decreto-lei 579/38, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, criou o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), cumprindo as exigências da Constituição.
-
o modelo de administração burocrática no Brasil (modelo racionallegal), manifestou-se a partir dos anos 30. Esta década caracterizou-se por uma importante centralização no nível político e econômico, característica de um Estado autoritário que conduziu o início de processo de modernização e industrialização do país.
Fonte:http://www.oliveiraecarvalho.com/downloads/Concursos%20-%20Administra%C3%A7%C3%A3o%20P%C3%BAblica%20-%20Apostila.doc
-
Concordo com o CARCEREIRO DF. Pra mim o Governo Vargas não pode ser classificado como autoritário. O resto da questão está perfeito.
-
O governo de Vargas foi autoritário, sendo correto o comentário do colega acima.
No Brasil, o capitalismo foi o propulsor da burocracia, mas a democracia não. Ela foi implantada por um governo autoritário. Na realidade, no Brasil, a democracia sempre caminhou em sentido contrário à burocracia. Segundo Humberto Falcão Martins: Sobretudo, dada a peculiaridade do nosso processo histórico de construção nacional, a construção da ordem burocrática se chocou com a construção da ordem democrática. Só conseguimos fortalecer de forma mais significativa o universalismo de procedimentos e a capacidade de realização da burocracia governamental em regimes autoritários, ao arrepio da democracia.
-
O governo de Vargas dividu-se em dois períodos. O primeiro foi autoritário, pois ele não foi eleito de forma direta. Julio Prestes foi eleito em 1930 e impedido de tomar posse. Assim, Vargas assumiu na com a Revolução de 30. E foi justamente no primeiro período (autoritário) de Vargas que a burocracia teve seu início no Brasil. Já o segundo período de Vargas foi democrático, pois ele foi eleito por eleições diretas.
-
Se esse primeiro período de Vargas não foi autoritário, eu não sei mais o que é.
-
Esse pessoal q estuda historia em filmes... Complicado!
Vargas, ditador=autoritário
Certo
-
A teoria da burocracia teve como expoente Max Weber e começou a fazer parte da administração empresarial e pública mundial em torno da década de 1930 e 1940. A burocracia surgiu para coibir os excessos do patrimonialismo.
O primeiro período do governo de Vargas aconteceu nesse período.
-
O governo Vargas implantou os paradigmas do modelo burocrático de Max Weber como forma de combater a corrupção e o nepotismo oriundos do modelo patrimonial. Vale ressaltar, o pensamento de Max Weber que é baseado no poder racional-legal e nunca no de combater a corrupção e o nepotismo.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)
-
Lembrando de questão ja cobrada pelo cespe.
Ele usou paradigmas desse energumeno , não copiou as praticas dele.
Pois , tem uma questão que fala isso e o cespe considerou errado, fiquem ligados.