SóProvas


ID
838861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da estruturação da máquina administrativa no Brasil, julgue os itens a seguir.


A administração pública burocrática representou uma tentativa de substituição das práticas patrimonialistas, originárias das monarquias absolutistas, em que inexistia clara distinção entre a res pública e a res privada.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Antes do advento do capitalismo e da democracia. Havia um entendimento entre os governantes (monarcas) de que o patrimônio público se confundia com o seu próprio patrimônio privado. (ADM PATRIMONIALISTA) O aparelho do Estado funcionava como uma extensão do poder do soberano e seus auxiliares, servidores, possuíam o status de nobreza real.
    Os cargos estavam sujeitos à discricionariedade dos governantes. A corrupção e o nepotismo eram frequentes. O foco se encontrava no atendimento das necessidades particulares do soberano e seus auxiliares, em detrimento do interesse coletivo.
    Durou até o final do século 19, tornando-se inaceitável a partir de então.

    Lembrando, que a administração pública evoluiu de 3 modelos básicos: patrimonialista,burocrática e gerencial, que se sucedem no tempo, sem que nenhum deles seja inteiramente abandonado.... 
  • Certa.
    A Administração Pública Burocrática sugiu como filosofia de combate às práticas patrimonialistas ( nepotismo e corrupção ).
  • GABARITO DEFINITIVO: CORRETO.
    Vejam a justificativa do CESPE:

    De fato, a administração pública burocrática foi adotada para substituir a administração patrimonialista, que definiu as monarquias absolutas, na qual o patrimônio público  e o privado eram confundidos. Nesse tipo de administração o Estado era entendido como propriedade do rei. O nepotismo e o empreguismo, senão a corrupção, eram a  norma. Dessa forma, opta-se pela alteração do gabarito do item.
  • "A administração pública burocrática representou uma tentativa de substituição das práticas patrimonialistas, originárias das monarquias absolutistas, em que inexistia clara distinção entre a res pública e a res privada".
    Nessa assertiva é importante observar a palavra TENTATIVA. A falta dela tornaria a questão incorreta, haja vista que, até hoje, práticas patrimonialistas ainda persistem no nosso país.
  • Apenas para complementar, outra questão ajuda a responder, vejam:

    A administração pública burocrática foi adotada em substituição à administração patrimonialista, segundo a qual não havia separação entre a res publica e ares privada.

    GABARITO: CERTA.

  • Correto

    Muitos  reclamaram do termo: “tentativa”; mas o modelo foi mesmo isso. Até o momento, ainda existem diversas práticas patrimonialistas na administração pública brasileira.


  • O modelo burocrático aparece na década de 30 com a intenção de substituir o modelo patrimonialista, visando acabar com o nepotismo, corrupção, a falta de diferenciação entre o patrimônio público e o privado e outras disfunções deste. Lembrando que atualmente estamos no modelo gerencial, mas convivemos com resquícios da burocracia e do patrimonialismo, ou seja, nenhum modelo foi substituído, eliminado ou coisa parecida.

  • GABARITO:C

     

    Patrimonialismo


    Este modelo é caracterizado pela não distinção entre o que é patrimônio público e o que é patrimônio privado. Em outros termos, a res publica (coisa do povo) se confundia com a res principis (coisa do príncipe).
     

    Esta forma de administração pública predominou no período pré-capitalismo, quando o monarca exercia o domínio sobre os bens públicos e particulares, sem qualquer necessidade de prestar contas à sociedade.
     

    O patrimonialismo é caracterizado pela forte presença da seguintes características: nepotismo, corrupção, ineficiência, improviso, falta de profissionalismo, ausência de métodos de trabalho, falhas de planejamento, entre outras. 


    Burocracia

     

    A teoria da burocracia teve como expoente Max Weber e começou a fazer parte da administração empresarial e pública mundial em torno da década de 1940. A burocracia surgiu para coibir os excessos do patrimonialismo.


    Apesar de hoje o termo burocracia ser utilizado como sinônimo de muitos papéis, formulários, normas excessivas e exaustivas, no seu surgimento o objetivo era de melhorar a eficiência das organizações.

  • Gab: Certo

     

    Nenhum modelo substituiu o outro, todos ocorrem nos dias de hoje.

    No entanto, o modelo burocrático veio com a intenção de acabar com o patrimonialismo, veio com a tentativa de tirar esse modelo e substituí-lo, mas como já sabemos isso não ocorreu.

     

    Já o modelo gerencial não veio com essa intenção de acabar/substituir o modelo burocrático. Ele veio para melhorá-lo e continuar usando as boas práticas adotadas no modelo burocrático.

     

    Logo, o modelo burocrático tentou substituir o patrimonialismo, mas NÃO substituiu.

  • Tentativa...porque nunca houve substituição em nenhum modelo. 

  • Fique com medo dessa palabra "substituir". Ao meu ver deveria ser "superar". Todavia, acertei!

  • A administração pública burocrática surgiu com a filosofia de combater as práticas patrimonialistas.

    A administração burocrática trouxe novos conceitos à administração pública: a separação entre a coisa pública e a privada, regras legais e operacionais previamente definidas, reestruturação e reorientação da administração para atender ao crescimento das demandas sociais e aos papéis econômicos da sociedade da época, juntamente com o conceito de racionalidade e eficiência administrativa no atendimento às demandas da sociedade.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)