SóProvas


ID
838873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito à cultura organizacional, julgue o item abaixo.


As organizações públicas dos diferentes poderes e níveis de governo apresentam culturas organizacionais idênticas.

Alternativas
Comentários
  • A Cultura Organizacional refere-se ao sistema de significados compartilhados pelos membros de uma organização e que a distingue das demais. Considerando que cada orgão e ente público tem sua própria estrutura de cargos e política interna, é incorreto afirmar que "os diferentes poderes e níveis de governo apresentam culturas organizacionais idênticas".
    Edgar Schein define Cultura Organizacional como o padrão de premissas básicas que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprender a resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna e que funcionaram suficientemente bem a ponto de ser considerada válida e, por isso, de ser ensinadas a novos membros do grupo como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação a estes problemas.
    Item errado.
  • Errada.
    A cultura organizacional se refere a um sistema de valores, compartilhado pelos membros de uma organização e que difere de uma para outra. (ROBBINS, 2005). 
    A cultura organizacional é composta dos seguintes níveis:
    1) Artefatos visíveis: tecnologia, prédio e instalações, produtos e serviços.
    2) Padrões: comportamento, tarefas, processos de trabalho, normas e regulamentos.
    3) Valores e crenças: o que as pessoas fazem e dizem, filosofias, estratégias e objetivos.
    4) Artefatos invisíveis: crenças inconscientes, percepções e sentimentos, pressuposições.
    Para se mensurar a cultura organizacional pode-se utilizar de exame de histórias, símbolos e rituais ou de entrevistas e questionários com questões abertas como uma tentativa de avaliar as crenças e valores dos funcionários, pesquisa direta com funcionários.
  • De acordo com Vergasta (2001), “A cultura organizacional não é algo pronto e acabado, mas está em constante transformação, de acordo com sua história, os seus atores e com a conjuntura.”
    É importante salientar que as organizações, muitas vezes, estão inseridas em um mesmo contexto sócio-econômico-cultural, no entanto, apresentam características singulares. Isto deve-se a inúmeras variáreis, como o modelo de gestão que recebem, o tipo de liderança predominante, o comprometimento de seus colaboradores, a sub-cultura local com suas respectivas crenças e tabus, enfim a uma diversidade de fatores que irão constituir uma cultura organizacional diferente em cada organização.
    Cada organização tem sua própria cultura e a mantém de acordo com os seus objetivos, sendo a partir desta que é definida sua missão, alinhando-a, as decisões, as ações da organização, ao planejamento, a organização, a direção e ao controle.
    Fonte.http://www.facape.br/ruth/adm-comport_organ/Conceito_de_cultura_e_clima_organizacional.pdf
  • ERRADO
    Cada organização possui uma cultura própria, já que a cultura decorre da trajetória específica de cada organização, dos desafios e dificuldades enfrentados, das lideranças de destaque, dos sucessos alcançados. A história de cada organização é que irá consolidar a sua cultura. Por sua vez, a cultura fornece uma visão compartilhada aos membros da organização sobre a sua relação com a empresa e desta com o ambiente.
  • Pessoal, se até em uma mesma organização existe a cultura dominante e as subculturas, imaginem em organizações diferentes. Cada uma é única, mesmo se em ramos idênticos.

  • Nenhuma Cultura é igual à outra!!!
    A Cultura exprime a IDENTIDADE da Organização (É Única!).


  • A Cultura Organizacional refere-se ao sistema de significados compartilhados pelos membros de uma organização e que a distingue das demais.

  • Objetivamente:

     

    NÃO HÁ CULTURAS IDÊNTICAS!

  • ERRADO

    Imagina aí o judiciário tendo cultura idêntica ao Legislativo, seria uma loucura!