SóProvas


ID
839011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da teoria macroeconômica, julgue os itens subsequentes.


A senhoriagem, receita obtida por emissão de moeda para financiamento de gastos públicos, funciona como imposto inflacionário.

Alternativas
Comentários
  • Suponhamos que o governo emita moeda num total igual a 10% do dinheiro em circulação. Segundo os monetaristas, a inflação será, então, de 10% em época de estagnação. Assim, as pessoas perderiam 10% de seu dinheiro, devido à perda de seu poder aquisitivo, enquanto que o governo terá ganhado esses 10%, materializado no dinheiro recém-emitido. Assim, houve um imposto inflacionário de 10 pago por todos aqueles que tinham dinheiro em seu poder.

    fonte: 
    http://www.amattos.eng.br/Public/Livro_Inflacao/Glossario/IMPOSTO.htm
  • Senhoriagem: Os bancos centrais possuem o poder de emissão de moedas. Considerado como o poder de compra dos bancos através da expansão da base monetária. Os ganhos da senhoriagem são obtidos através da diferença entre o valor nominal da moeda e o custo em produzi-la.

    Imposto Inflacionário: O imposto inflacionário é aquele decorrente das receitas obtidas pelo governo pela emissão de moeda. Não necessariamente se confunde com a senhoriagem, pois trata-se de uma transferência de recursos da economia para as mãos do Banco Central. É a perda do poder aquisitivo dos cidadãos e benefícios para o Banco Central devidos ao pagamento de juros reais negativos.

    Não são iguais, mas a Senhoriagem funciona sim como Imposto Inflacionário.

  • E como é denominado o 'ardil' do Governo quando indexa somente seus direitos (impostos, entre outros) à inflação, não fazendo o mesmo com suas obrigações?

  • Gabarito: CERTO

    Na macroeconomia, a senhoriagem é também designada imposto da inflação, porque o governo pode pagar serviços emitindo moeda em vez de cobrar impostos.