SóProvas


ID
840802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

Os documentos de arquivo produzidos e(ou) recebidos pela atividade meio dos órgãos públicos federais, incluindo-se o IBAMA, devem ser classificados de acordo com o Código de Classificação de Documentos de Arquivo, estabelecido pelo Conselho Nacional de Arquivos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. O  Código de classificação de documentos de arquivo para a administração  pública: atividades-meio e a Tabela básica de temporalidade e destinação de documentos  de arquivo relativos às atividades-meio da administração pública foram elaborados por  técnicos do Arquivo Nacional, da antiga Secretaria da Administração Federal e do Ministério  do Planejamento e Orçamento e constituem  elementos essenciais à organização dos  arquivos correntes e intermediários, permitindo acesso aos documentos por meio da  racionalização e controle eficazes das informações neles contidas.

    O Conselho Nacional de Arquivos-Conarq, vinculado ao Arquivo Nacional,  analisou e aprovou esses instrumentos amplamente discutidos por suas Câmaras Técnicas  de Classificação e Avaliação de Documentos. A aplicação desses instrumentos deverá ser  acompanhada pela instituição arquivística na sua específica esfera de competência, com o  objetivo de proceder aos ajustes necessários ao seu aprimoramento, em função das  particularidades de cada órgão.

    Classificação, Temporalidade e Destinação de documentos de Arquivo Relativo às Atividades-Meio da Administração Pública O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio e a Tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da administração pública, constituem elementos essenciais à organização dos arquivos correntes e intermediários, permitindo acesso aos documentos por meio da racionalização e controle eficazes das informações nele contidas.

    http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2012/10/23/gabarito-ibama-comentado/
     

  • CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ATIVIDADES-MEIO
     
    1 – O CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO:
    DEFINIÇÕES E CONCEITOS
     
    O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades.
     
    O  Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio, possui duas classes comuns a todos os seus órgãos: a classe 000, referente aos assuntos de ADMINISTRAÇÃO GERAL e a classe  900, correspondente a ASSUNTOS DIVERSOS.
     
    As demais classes (100 a 800) destinam-se aos assuntos relativos às atividades-fim do órgão. Estas classes não são comuns, cabendo aos respectivos órgãos sua elaboração, seguindo orientações da instituição arquivística na sua esfera específica de competência.
     
    Fonte: Resolução nº 14 do CONARQ
    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/resolucao_14.pdf
  • IBAMA órgão público ? o IBAMA é uma autarquia essa questão torna-se errada nesse sentido ela é pasiva de recurso.
  • Autarquias são pessoas jurídicas de direito público criadas para prestação de serviço público contando com um capital exclusivamente público, sendo assim órgãos públicos. A questão está correta.

  • No sentido amplo da palavra, uma autarquia é um órgão público
  • CERTO

    Todos os integrantes do SINAR devem adotar, para os documentos relativos à
    atividade meio, o código elaborado pelo CONARQ; para os documentos da atividade fim, cada instituição dessas tem autonomia para elaborar o próprio, contanto que siga o mesmo padrão daquele adotodado para os documentos da atividade meio.

    A classificação dos documentos seguirá o método decimal (10 classes - 000 a 900)



    Classes: 000 e 900 para atividade meio (sendo a 000 para administração geral e a 900 para generalidades)

    Classes: 100 a 800 para atividades fim



    obs: o desenvolvimento das classes deve ser aprovado pela instituição arquivística na respectiva esfera de competência.
  • É um pouco difícil de entender quando seve levar em conta a literalidade ou não da questão. O órgão pode receber arquivo privado, não? Logo não poderia ser certo. 

  • Os devem ser classificados de acordo com o Código de Classificação de Documentos de Arquivo, estabelecido pelo Conselho Nacional de Arquivos não precisam ser do EXECUTIVO federal???? Então estaria errada a afirmação...

     

  • IBAMA é uma autarquia do poder Executivo Federal.

  • Mas não seriam apenas órgãos do PODER EXECUTIVO FEDERAL? Alguém pode me elucidar essa dúvida via Inbox?

  • Ano: 2012 Banca: CESPE     Órgão: ANAC  Prova: Técnico Administrativo                                                                                            

    texto associado   

    O Código de Classificação de Documentos da Atividade-Meio, elaborado pela Câmara Técnica de Classificação do Conselho Nacional de Arquivos, deve ser utilizado pelos órgãos das agências reguladoras federais responsáveis pelos arquivos.

    Gabarito: CERTO.

     

  • CERTO

     

    ESTADO = ARQUIVO PÚBLICO ESTADUAL

    DF = ARQUIVO PÚBLICO DO DF

    MUNICÍPIO = ARQUIVO PÚBLICO DO MUNICÍPIO

    EXECUTIVO FEDERAL = ARQUIVO NACIONAL (ENVOLVE TODOS OS ÓRGÃOS E ENTIDADES VINCULADAS AO EXECUTIVO FEDERAL)

     

    OBS* OS PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO CUIDAM DOS SEUS PRÓPRIOS ARQUIVOS.

     

  • Os documentos de arquivo produzidos e(ou) recebidos pela atividade meio dos órgãos públicos federais, incluindo-se o IBAMA, devem ser classificados de acordo com o Código de Classificação de Documentos de Arquivo, estabelecido pelo Conselho Nacional de Arquivos.

     

    Para atividade-meio: Tabela do conarq

    Para Atividade-fim: Pode elaborar sua própria tabela. 

  • Atividade meio - Federais - Plano de Classificação pelo CONARQ.