-
CERTO. O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio e a Tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da administração pública foram elaborados por técnicos do Arquivo Nacional, da antiga Secretaria da Administração Federal e do Ministério do Planejamento e Orçamento e constituem elementos essenciais à organização dos arquivos correntes e intermediários, permitindo acesso aos documentos por meio da racionalização e controle eficazes das informações neles contidas.
O Conselho Nacional de Arquivos-Conarq, vinculado ao Arquivo Nacional, analisou e aprovou esses instrumentos amplamente discutidos por suas Câmaras Técnicas de Classificação e Avaliação de Documentos. A aplicação desses instrumentos deverá ser acompanhada pela instituição arquivística na sua específica esfera de competência, com o objetivo de proceder aos ajustes necessários ao seu aprimoramento, em função das particularidades de cada órgão.
Classificação, Temporalidade e Destinação de documentos de Arquivo Relativo às Atividades-Meio da Administração Pública O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio e a Tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da administração pública, constituem elementos essenciais à organização dos arquivos correntes e intermediários, permitindo acesso aos documentos por meio da racionalização e controle eficazes das informações nele contidas.
http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2012/10/23/gabarito-ibama-comentado/
-
CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ATIVIDADES-MEIO
1 – O CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO:
DEFINIÇÕES E CONCEITOS
O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades.
O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio, possui duas classes comuns a todos os seus órgãos: a classe 000, referente aos assuntos de ADMINISTRAÇÃO GERAL e a classe 900, correspondente a ASSUNTOS DIVERSOS.
As demais classes (100 a 800) destinam-se aos assuntos relativos às atividades-fim do órgão. Estas classes não são comuns, cabendo aos respectivos órgãos sua elaboração, seguindo orientações da instituição arquivística na sua esfera específica de competência.
Fonte: Resolução nº 14 do CONARQ
http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/resolucao_14.pdf
-
IBAMA órgão público ? o IBAMA é uma autarquia essa questão torna-se errada nesse sentido ela é pasiva de recurso.
-
Autarquias são pessoas jurídicas de direito público criadas para prestação de serviço público contando com um capital exclusivamente público, sendo assim órgãos públicos. A questão está correta.
-
No sentido amplo da palavra, uma autarquia é um órgão público
-
CERTO
Todos os integrantes do SINAR devem adotar, para os documentos relativos àatividade meio, o código elaborado pelo CONARQ; para os documentos da atividade fim, cada instituição dessas tem autonomia para elaborar o próprio, contanto que siga o mesmo padrão daquele adotodado para os documentos da atividade meio.
A classificação dos documentos seguirá o método decimal (10 classes - 000 a 900)
Classes: 000 e 900 para atividade meio (sendo a 000 para administração geral e a 900 para generalidades)
Classes: 100 a 800 para atividades fim
obs: o desenvolvimento das classes deve ser aprovado pela instituição arquivística na respectiva esfera de competência.
-
É um pouco difícil de entender quando seve levar em conta a literalidade ou não da questão. O órgão pode receber arquivo privado, não? Logo não poderia ser certo.
-
Os devem ser classificados de acordo com o Código de Classificação de Documentos de Arquivo, estabelecido pelo Conselho Nacional de Arquivos não precisam ser do EXECUTIVO federal???? Então estaria errada a afirmação...
-
IBAMA é uma autarquia do poder Executivo Federal.
-
Mas não seriam apenas órgãos do PODER EXECUTIVO FEDERAL? Alguém pode me elucidar essa dúvida via Inbox?
-
Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: ANAC Prova: Técnico Administrativo
texto associado
O Código de Classificação de Documentos da Atividade-Meio, elaborado pela Câmara Técnica de Classificação do Conselho Nacional de Arquivos, deve ser utilizado pelos órgãos das agências reguladoras federais responsáveis pelos arquivos.
Gabarito: CERTO.
-
CERTO
ESTADO = ARQUIVO PÚBLICO ESTADUAL
DF = ARQUIVO PÚBLICO DO DF
MUNICÍPIO = ARQUIVO PÚBLICO DO MUNICÍPIO
EXECUTIVO FEDERAL = ARQUIVO NACIONAL (ENVOLVE TODOS OS ÓRGÃOS E ENTIDADES VINCULADAS AO EXECUTIVO FEDERAL)
OBS* OS PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO CUIDAM DOS SEUS PRÓPRIOS ARQUIVOS.
-
Os documentos de arquivo produzidos e(ou) recebidos pela atividade meio dos órgãos públicos federais, incluindo-se o IBAMA, devem ser classificados de acordo com o Código de Classificação de Documentos de Arquivo, estabelecido pelo Conselho Nacional de Arquivos.
Para atividade-meio: Tabela do conarq
Para Atividade-fim: Pode elaborar sua própria tabela.
-
Atividade meio - Federais - Plano de Classificação pelo CONARQ.