SóProvas


ID
840826
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social latino-americano está reconstruindo uma face acadêmica, profissional e social renovada, cujas origens remontam ao movimento de reconceituação. Dessa forma, tem construído coletivamente o projeto social que tem em vista, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Este é terreno em que um projeto ético-político profissional comprometido com a universalização dos direitos pode enraizar se e expandir-se.

    O Serviço Social latino-americano está reconstruindo uma face acadêmica, profissional e social renovada, cujas origens remontam ao movimento de reconceituação, voltada à defesa dos direitos de cidadania e dos valores democráticos, na perspectiva da liberdade, da equidade e da justiça social. Na contramão dos dogmas oficiais, segmentos da categoria dos assistentes sociais têm buscado um compromisso efetivo com os interesses públicos, atuando na defesa dos direitos sociais dos cidadãos e cidadãs e na sua viabilização junto aos segmentos majoritários da população, o que coloca a centralidade da questão social para o trabalho e a formação profissional no contexto latino-americano.

    Poder-se-ia dizer que, na América Latina, os assistentes sociais há muito acenaram a bandeira da esperança - essa rebeldia que rejeita o conformismo e a derrota -, contradizendo a cultura da indiferença, do medo e da resignação que conduz à naturalização das desigualdades sociais, da violência, de preconceitos de gênero, raça e etnia. E conseguiram manter viva a capacidade de indignação ante o desrespeito aos direitos humanos e sociais de homens e mulheres, crianças, jovens e idosos das classes subalternas com os quais trabalhamos cotidianamente. A categoria profissional desenvolve uma ação de cunho sócio-educativo na prestação de serviços sociais, viabilizando o acesso aos direitos e aos meios de exerce-los, contribuindo para que necessidades e interesses dos sujeitos de direitos adquiram visibilidade na cena pública e possam, de fato, ser reconhecidos

    Marilda Villela Iamamoto: As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no Serviço Social contemporâneo. Trajetória e desafios. In. http://www.ts.ucr.ac.cr/binarios/congresos/reg/slets/slets-018-001.pdf


  • O projeto social do Serviço Social latino-americano e brasileiro está pautado no pensamento social marxista, buscando analisar e compreender a sociedade por meio dessa teoria crítica. Deste modo, compreende-se que a sociedade capitalista é dividida em duas classes antagônicas: a classe dominante e a classe trabalhadora e que enquanto esta última produz riqueza, a primeira se apropria dessa produção. Assim, tem-se a gênese da questão social e de suas refrações que podem se concretizar na pauperização massiva da classe trabalhadora, na fome, no desemprego, na falta de habitação, no crescimento exorbitante de pessoas em situação de rua, na violência, etc. Tal projeto possui compromisso com os interesses das classes subalternas e, por isso, está articulado com as demandas dos movimentos sociais e populares, buscando defender e ampliar os direitos dos trabalhadores, a radicalização da democracia, a justiça social, a equidade, a emancipação política e humana da classe trabalhadora. Assim sendo, o projeto desta profissão está articulado a um projeto mais amplo, de longo prazo, que visa uma nova ordem societária, na qual seja possível vislumbrar uma sociedade sem discriminação de qualquer tipo, sem desigualdade social e opressão de uma classe sobre outra. Por ser a única alternativa que não condiz com o expresso pelo projeto social da profissão a letra "B" está incorreta.


    RESPOSTA: B