SóProvas


ID
842083
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Indique, entre as opções a seguir, qual o conceito ou princípio arquivístico que fundamenta a avaliação de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabariito B

    As três idades são: corrente, intermediária e permanente.
  • b) correta.
    A Arquivologia adota a chamada Teoria das Três Idades ou Ciclo Vital dos Documentos para classificar os estágios ou fases pelas quais passam os documentos dentro de uma instituição ( corrente, intermediário e permanente ).
  • Questão: Indique, entre as opções a seguir, qual o conceito ou princípio arquivístico que fundamenta a avaliação de documentos.
    b) Três idades documentais.
    Avaliação de Documentos:
    É o processo em que são estabelecidos prazos de guarda nas fases correntes e intermediárias, bem como a destinação final dos documentos das instituições (eliminação ou guarda permanente).
    Na prática é o ato de se criar a Tabela de temporalidade, realizado pela CPAD - Comissão Permanente de Avaliação de Documentos.
    Com base na Teoria das três idades, a aplicação dos critérios de avaliação efetiva-se na fase corrente, a fim de distinguirem os documentos de valor eventual (de eliminação sumária) daqueles de valor informativo ou probatório.
    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABgLAAD/resumoarquivologia
    Resumindo: A CPAD avalia os documentos para criar a Tabela de temporalidade, seguindo - sempre - o princípio da Teoria das três idades.
    Força e fé! 

  • R: 


    A avaliação de documentos é o processo em que são estabelecidos prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, bem como a destinação final dos documentos da instituição (eliminação ou guarda permanente).


    TEORIA DAS TRÊS IDADES: Teoria segundo a qual os arquivos são considerados correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a freqüência de uso por suas entidades produtoras e a identificação de seus valores primário e secundário.

    CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS: Sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo, da sua produção à guarda permanente ou eliminação.


    A teoria das três idades divide os documentos em 3 tipos, de acordo com o tempo de vida. Essa teoria determina a aplicação do arquivo e a destinação de cada documento.


    Corrente: É arquivo ativo, de uso frequente, geralmente uso administrativo. E a única idade obrigatória pela qual passam todos documentos, que podem migrar tanto para fase intermediaria, quanto para fase permanente. Valor primário ou administrativo; elevada frequência de uso. Pode ser transferido para o arquivo intermediário ou recolhido para o arquivo permanente. Não adquirindo valor algum o documento é eliminado ou descartado


    Intermediário: É arquivo semi-ativo, de uso administrativo. É o limbo, na qual os documentos tanto podem voltar para a fase corrente, como migrar para a fase permanente. Valor primário ou administrativo; baixa frequência de uso. Não volta para o arquivo corrente. É recolhido para o arquivo permanente.


    Permanente: É arquivo inativo, de valor histórico, que será recolhido. Jamais será eliminado, emprestado ou passará para fases anteriores. Valor secundário ou histórico. Do arquivo permanente o documento não sai mais, por ser inalienável e imprescritível. Não se pode passar a guarda para outrem ou se desfazer desses arquivos.



  • Princípio arquivístico que fundamenta a AVALIAÇÃO dos documentos = Três idades documentais

    Princípio arquivístico que fundamenta as ATIVIDADES  dos documentos = Princípio da Proveniência

    Cuidado para não confundir.