-
Que eu saiba o MEG é orientado para o setor privado. O MEGP que é para o setor público. Questão estranha.
-
CONHECIMENTOS A DESENVOLVER COM O APOIO DO NÚCLEO:
Conhecer os fundamentos da gestão pública e dos princípios constitucionais e saber identificá-los nos requisitos de excelência descritos nos instrumentos de avaliação da gestão pública, após a necessária capacitação promovida com a participação dos consultores do Núcleo.
Conhecer, saber utilizar e saber transmitir conhecimentos sobre as ferramentas da qualidade utilizadas no planejamento e na execução das ações desenvolvidas pelo comitê, conforme pertinente a cada tecnologia, dentre outras:
? Brainstorming ou tempestade de ideias
? O PDCA - O Ciclo de Deming (Plan-Do-Check-Act)
? 5W2H – What,Why, Where, Who, When, How, How much (auxilia na solução de problemas)
? Matriz GUT - Gravidade, Urgência, Tendência (Para tomada de decisão e resolução de problemas)
? Matriz BASICO – Benefícios, Abrangência, Satisfação, Investimentos, Cliente, Operacionalidade (Prioriza
soluções a serem tomadas)
? Diagrama de Ishikawa - Espinha de peixe (Para o Gerenciamento e Controle da Qualidade)
-
O Ciclo PDCA foi criado por Shewhart, mas foi divulgado e aplicado por Deming. Ele foi introduzido no Japão após a guerra, com princípio de tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como, por exemplo, na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos, que forma a sigla:
- to Plan - planejar a mudança
- to Do - implementá-la
- to Check - verificar o resultado
- to Act Correctly - agir corretivamente.
1ª FASE - Planejar: É o momento em que são definidas as metas e métodos para determinada atividade. É quando se fazem as seguintes perguntas: O que queremos alcançar? Como faremos para atingir essa meta?
2ª FASE - Executar: Nessa fase coloca-se em prática o que foi planejado. Em muitos casos é necessário educar e treinar as pessoas antes que elas comecem a executar efetivamente as ações planejadas. O treinamento e a educação também fazem parte dessa fase.
3ª FASE - Verificar: Nessa fase é feito um controle para comparar se os resultados que estão sendo alcançados estão de acordo com as metas e métodos estabelecidos no planejamento. Essa comparação deve ser feita objetivamente, com base em fatos e dados concretos e não em opiniões subjetivas.
4ª FASE - Agir Corretivamente: É o momento em que são feitos os ajustes para corrigir os desvios identificados na fase de verificação. Essa fase irá retroalimentar, dando insumos para um novo planejamento e promovendo a melhoria contínua.
O Ciclo PDCA é uma ferramenta da busca da melhoria contínua. Ciclo pode ser definido como um processo que, ao chegar ao seu fim, começa novamente. Por isso que ele está relacionado à melhoria contínua: algo que nunca acaba.
Fonte: Prof. Rafael Encinas - Pontodosconcursos
-
Entendendo o que é o MEG!!!
O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado em 13 fundamentos e oito critérios. Como fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios. São eles:
Fundamentos: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.
Critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento;pessoas; processos e resultados.
O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações e especialistas do Brasil e do Exterior.
Com o objetivo de facilitar o entendimento de conteúdos relacionados no Modelo, e reproduzir, de forma lógica, a condução de temas essenciais de uma organização, essas questões são agrupadas em Itens, e estes em Critérios, que garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua e se relaciona.
Essas questões trabalham juntas, como uma estrutura única e integrada para gerir o desempenho da organização de forma sistêmica. Responder às questões auxilia a organização a alinhar seus recursos; identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria; aprimorar a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações; e atingir os objetivos estratégicos.
-
A figura representativa do MEG simboliza a organização, considerada como um sistema orgânico e adaptável ao ambiente externo. O MEG é representado pelo diagrama acima, que utiliza o conceito de aprendizado segundo o ciclo de PDCA (Plan, Do, Check, Action).
http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
-
Diogo, o modelo Gespublica (MEGP) é aplicável apenas a organizações públicas, enquanto o FNQ (MEG) é aplicável a organizações públicas e privadas.
Caderno Rafel barbosa
-
modelo Gespublica -MEGP= Apenas instituições Públicas
modelo MEG= Instituições públicas e privadas
-
Como não vi ninguém comentando , cuidado pois pode aparecer também na prova dizendo que o MEG utiliza o ciclo PDCL (e não o PDCA). Embora no próprio site do MEG diga que ele seja "inspirado" no PDCL , a questão em tela está correta pois o PDCL nada mais é que o PDCA , trocando-se o Act pelo Learn.
http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
- Modelo Sistêmico: Possui um conceito de aprendizado e melhoria contínua, pois seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn).