SóProvas


ID
846958
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os controles são instrumentos gerenciais que contribuem para o alcance das metas organizacionais ao regularem a alocação e a utilização dos recursos da organização. A estratégia geral de controle organizacional que faz uso de regras, regulamentações e autoridade formal como forma de orientar o desempenho denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Os controles são instrumentos gerenciais que contribuem para o alcance das metas organizacionais ao regularem a alocação e a utilização dos recursos da organização. A estratégia geral de controle organizacional que faz uso de regras, regulamentações e autoridade formal como forma de orientar o desempenho denomina-se:

     as palavras chaves que direcionam para o modelo burocratico dentro do enunciado são: 
    faz uso de regras, regulamentações e autoridade formal  o que denota formalismo e foco na estrutura formal da organização.

  • Os controles são instrumentos gerenciais que contribuem para o alcance das metas organizacionais ao regularem a alocação e a utilização dos recursos da organização. A estratégia geral de controle organizacional que faz uso de regras, regulamentações e autoridade formal como forma de orientar o desempenho denomina-se:

     as palavras chaves que direcionam para o modelo burocratico dentro do enunciado são: faz uso de regras, regulamentações e autoridade formal o que denota formalismo e foco na estrutura formal da organização.

    b)controle burocrático.

  • Quanto à orientação do controle, podemos classificar os controles em três tipos: controle de mercado, controle burocrático e controle de clã.

    O controle de mercado consiste na utilização de critérios e mecanismos de mercado, tais como os preços, a participação de mercado e os lucros, para avaliar e controlar as atividades e os resultados da organização. O controle de mercado, portanto, avalia o desempenho com base em fatores externos à organização

    O controle burocrático é aquele realizado mediante autoridade e responsabilidades hierárquicas. Adotam-se regras, normas, padrões, políticas e procedimentos para influenciar e avaliar o desempenho.

    O controle de clã é assegurado quando existe um compartilhamento de valores, crenças, rituais, tradições, expectativas entre os indivíduos de uma organização. O controle de clã baseia-se na cultura incorporada nos relacionamentos informais para regular o comportamento dos indivíduos a alcançar os objetivos organizacionais.

    O enunciado apresenta as características do controle burocrático (uso de regras, regulamentações e autoridade formal), por isso gabarito é a alternativa B.

    Gabarito: B

  • A questão exige conhecimento sobre a orientação do controle e sobre instrumentos de controle, de acordo com a obra de Sobral e Peci.

    A questão quer o tipo de controle que faz uso de regras, regulamentações e autoridade formal para orientar o seu desempenho.

    A- Incorreta.

    Controle de mercado: "Tipo de controle que utiliza parâmetros e mecanismos de mercado, como preços, lucros e participação de mercado, para avaliar e controlar as atividades e os resultados da organização". (Fonte: Sobral e Peci, 2013)

    B- Correta.

    Controle burocrático: "Tipo de controle que faz uso de mecanismos administrativos e burocráticos, como regras, normas, políticas e orçamentos para monitorar e avaliar o desempenho da organização". (Fonte: Sobral e Peci, 2013)

    C- Incorreta.

    Controle de clã: "Tipo de controle assegurado pelo compartilhamento de valores, normas, crenças, rituais, tradições, expectativas e outros aspectos relevantes da cultura organizacional". (Fonte: Sobral e Peci, 2013)

    D- Incorreta.

    De acordo com Sobral e Peci (2013), a auditoria interna refere-se a um processo de verificação e avaliação dos sistemas e procedimentos realizada pela própria organização.

    E- Incorreta.

    A auditoria externa é aquela feita por auditores externos independente à organização, por isso eles são mais isentos e a auditoria um maior grau de confiabilidade.

    SOBRAL, F; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2ed. Pearson. 2013 

    GABARITO: LETRA B