Gerenciamento da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management)
A cadeia de suprimentos é o conjunto de organizações encadeadas que agregam valor a um produto, desde o primeiro fornecedor, até o último cliente. Ela é formada pela organização, seus fornecedores, os fornecedores dos seus fornecedores, seus clientes, e os clientes dos seus clientes.
A gestão da cadeia de suprimentos está ligada a diversos fatores, sempre tendo em mente a importância de que os diferentes elos da cadeia de suprimentos estejam mais integrados, voltados para o consumidor final e buscando melhorias conjuntas nas suas operações.
Para isso, é importantíssimo que sejam compartilhadas informações em geral, de modo a melhorar o controle sobre o funcionamento da própria cadeia, evitando retrabalhos, redundâncias e custos desnecessários.
Fluxos principais da cadeia de suprimentos:
- Fluxo de informações: número de compras, volume de compras, principais clientes, tendência futura, etc.
- Fluxo de materiais: trata-se da disponibilização de materiais para os seus clientes, lembre-se que existem devoluções, trocas, retornos, etc.
- Fluxo financeiro: trata-se de fluxo de recursos financeiros que tipicamente se origina no consumidor final de um produto e vai até os fornecedores originais, subindo ao longo da cadeia de suprimentos.