SóProvas


ID
846994
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma cadeia de suprimento típica é formada por:

Alternativas
Comentários
  •  Alternativa : B

    Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) - Supply Chain Management


    Conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente desde o início da elaboração de um produto até a comercialização, ou seja, começa antes de qualquer coisa.
    Uma relação econômica onde uma precisa do outro para manter a cadeia.

    Fonte:   Prof. Wendell Léo Castellano
     
  • Em uma típica Cadeia de Suprimentos, as coisas acontecem da seguinte forma: matérias-primas são compradas --> produtos são manufaturados em uma ou mais fábricas --> transportados para depósitos para fins de armazenamento temporário --> então, transportados para varejistas e clientes.

  • Gerenciamento da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management)

    A cadeia de suprimentos é o conjunto de organizações encadeadas que agregam valor a um produto, desde o primeiro fornecedor, até o último cliente. Ela é formada pela organização, seus fornecedores, os fornecedores dos seus fornecedores, seus clientes, e os clientes dos seus clientes.

    A gestão da cadeia de suprimentos está ligada a diversos fatores, sempre tendo em mente a importância de que os diferentes elos da cadeia de suprimentos estejam mais integrados, voltados para o consumidor final e buscando melhorias conjuntas nas suas operações.

    Para isso, é importantíssimo que sejam compartilhadas informações em geral, de modo a melhorar o controle sobre o funcionamento da própria cadeia, evitando retrabalhos, redundâncias e custos desnecessários.

    Fluxos principais da cadeia de suprimentos:

    1. Fluxo de informações: número de compras, volume de compras, principais clientes, tendência futura, etc.
    2. Fluxo de materiais: trata-se da disponibilização de materiais para os seus clientes, lembre-se que existem devoluções, trocas, retornos, etc.
    3. Fluxo financeiro: trata-se de fluxo de recursos financeiros que tipicamente se origina no consumidor final de um produto e vai até os fornecedores originais, subindo ao longo da cadeia de suprimentos.