SóProvas


ID
852130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a aspectos internos e externos que influenciam a
administração de uma empresa, julgue o item que se segue.

No diagnóstico estratégico, que corresponde à primeira fase do processo de planejamento estratégico de uma empresa, os pontos fortes e fracos, que equivalem a variáveis controláveis pela organização, compõem a análise externa da empresa, e as oportunidades e as ameaças, que equivalem a variáveis não controláveis, a análise interna.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    PRIMARIAMENTE PELO FATO 

    PONTOS FORTES + FRACOS = ANÁLISE INTERNA [CONTROLÁVEIS]

    AMEAÇA + OPORTUNIDADES = ANÁLISE EXTERNA [INCONTROLÁVEIS]

     

     

    EM SEGUNDO

    PELO FATO DE NÃO EXISTIR CONCENSO SOBRE (ANÁLISE DE CENÁRIOS) ESTAR NA 1ª OU 2ª FASE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

    QUESTÃO MPU 2018 = DEMONSTRA VISÃO DO CESPE SOBRE O ASSUNTO.

     

  • No diagnóstico estratégico, que corresponde à primeira fase do processo de planejamento estratégico de uma empresa, os pontos fortes e fracos, que equivalem a variáveis controláveis pela organização, compõem a análise externa da empresa, e as oportunidades e as ameaças, que equivalem a variáveis não controláveis, a análise interna.


    Comentário: parei de ler no primeiro trecho. Não há consenso entre os autores de planejamento estratégico. Fora as vírgulas empregadas nessa questão os pontos fortes e fracos não compõem à análise externa.

  • No diagnóstico estratégico, que corresponde à primeira fase do processo de planejamento estratégico de uma empresa, os pontos fortes e fracos, que equivalem a variáveis controláveis pela organização, compõem a análise externa (interna) da empresa, e as oportunidades e as ameaças, que equivalem a variáveis não controláveis, a análise interna.(externa)

    ✿ A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.

    ✎ Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.

    ✎ Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 (Adm. Geral) 

  • Inversão clássica. 

  • Diagnostico estratégico e a segunda coisa a se fazer ...

    A primeira e definição de missão , visão e valores .

  • NÃO CONTROLÁVEL É O EXTERNO.