SóProvas


ID
852319
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Considerando os princípios aplicáveis ao Direito Processual Penal, marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C - ERRADA: 

    PRINCÍPIO DA AUTORIDADE =  consagra que os órgãos incumbidos as persecução penal estatal são autoridades públicas.


  • A: (ERRADA) O princípio da Obrigatoriedade se aplica somente às ações penais públicas. Pois, o titular da ação (MP) está obrigado a propô-la sempre que presentes os requisitos necessários.

    B: (CORRETA)

    C: (ERRADA) O princípio da Autoritariedade diz que somente as autoridades públicas são responsáveis pela persecução penal (relacionado ao P. da Oficialidade).

    D: (ERRADA) O princípio da Indisponibilidade é distinto do princípio da Oficiosidade, portanto, aquele não decorre deste. O princípio da Indisponibilidade declara que após oferecida a denúncia, o MP não poderá desistir da ação. Exceto quanto a Lei 9.099/95 da lei de Juizados Especiais Criminais, que traz a possibilidade de transação penal em relação as infrações de menor potencial ofensivo. O princípio da Oficiosidade declara que a ação será promovida pelo MP, independente da manifestação da vítima, salvo no caso de APP Condicionada.

    E: (ERRADA) O princípio do Favor rei consagra que na dúvida prevalece o interesse do réu (liberdade). Diante da existência de duas interpretações antagônicas, deve-se escolher aquela que se apresenta mais favorável ao acusado.

  • Princípio da Obrigatoriedade ou da Legalidade: não se aplica aos crimes de ação privada, "pois quanto a estes vigora o princípio da oportunidade, cabendo aos legitimiados decidirem sobre a conveniência ou não do ajuizamento da ação penal" NORBERTO AVENA (2015, pg. 43)


    Nemo tenetur se detegere: direito do acusado ao silêncio e à não autoincriminação. NORBERTO AVENA (2015, pg. 112)