-
Independentemente domeio de sua elaboração, a documentação de auditoria deve ser organizada e agrupada segundo sua finalidade. A forma mais prática é mantê-la em pastas ou arquivos magnéticos apropriados, conforme a natureza do conteúdo nela arquivado:
Conteúdo corrente: envolve documentação de auditoria de uso corrente, relativa à execução de cada auditoria governamental especificamente. No caso de auditorias de regularidade, em geral, atinge apenas um exercício. Nos casos de auditorias operacionais, podem atingir mais de um exercício. No seu conteúdo encontram-se: registros do planejamento e da execução dos trabalhos; cópias de demonstrações, resumos, balancetes e fluxos de transações; programas de auditoria e documentos detalhados para cada área auditada; documentos de análises, entrevistas, questionários, fluxogramas para avaliação do sistema de controles internos (SCI); cópia do relatório; carta de confirmação; cartas de advogados ou procuradores jurídicos, entre outros documentos comprobatórios das evidências.
Conteúdo permanente: abrange importantes informações de caráter contínuo, utilizados por um longo período de tempo, superior a um exercício, sendo obtidas no passado ou no presente, para uso atual ou futuro. Normalmente seu conteúdo é composto de elementos da estrutura organizacional, legislação e negócios do ente; planos e metas de longo prazo; contratos e ajustes importantes; atas, planos de contas, normas e rotinas. As informações constantes desse conteúdo devem ser revisadas e atualizadas frequentemente para servirem de subsídios para os próximos trabalhos auditoriais
-
Questão CERTA
DIVISÃO E ARQUIVO DOS PAPÉIS DE TRABALHO
Os registros dos Papéis de Trabalho, para cada serviço, compreendem duas seções principais:
1. Arquivo Permanente, que contém informações úteis para um período de anos. Cada seção é parte necessária e integrante dos Papéis de Trabalho referentes a qualquer ano. Os arquivos Correntes são incompletos sem os Permanentes, visto que estes contêm trabalhos de auditoria e dados aplicáveis tanto ao ano corrente como a anos anteriores. Exemplos|: manuais, regimentos internos, fluxogramas, note que esses documentos nao mudam constantemente, por isso podem ser utilizados em períodos diversos.
2. Arquivo Corrente, para cada período coberto pela auditoria, exemplo: extratos bancários
Mais Leitura:http://www.portaldeauditoria.com.br/auditoria-interna/papeis-de-trabalho-de-auditoria-interna.asp
Força e Fé!!
-
- Arquivo corrente (Primeira idade): Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística (D.T.A.) de 1996, página 6, é o “conjunto de documentos estritamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e recebidos no cumprimento de atividades fim e meio e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados”. Essa idade corresponde a produção do documento, sua tramitação, a finalização do seu objetivo e a sua guarda.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquivo
-
Papéis permanentes - São aqueles de importância contínua, ano após ano, ou seja,servem para mais de uma auditoria. São exemplos:
-organograma;
-histórico da empresa;
- estatuto; descrição do sistema contábil;
-cópias de contratos de assistência técnica;
-cartões de assinaturas e rubricas de pessoas responsáveis pela aprovação das transações;
-manuais de procedimentos internos;
-cópias de atas de reuniões com decisões que afetem mais de um exercício;
-legislações específicas aplicáveis à empresa; etc
Papéis de trabalho correntes - São aqueles obtidos como evidências da auditoria de um determinado exercício e só valem para aquela auditoria. São exemplos:
-cartas de circularização;
-respostas aos questionamentos do auditor;
-resultado da contagem física; caixa e bancos;
-contas a receber;
-imposto de renda;
-revisão analítica;
-demonstrações financeiras;
-questionário de controle interno, etc.
Prof. Marcelo Aragão
-
Resumindo:
corrente - utilizado apenas no exercício social objeto da auditoria
permanente - + 1 exercicio.
=]
-
Certo.
Comentários:
Segundo Almeida (2010), os papéis de trabalho, podem ser classificados, quanto à sua natureza em:
a) Correntes:utilizados apenas no exercício social objeto da auditoria (extratos bancários, plano de trabalho).
Também denominados transitórios.
b) Permanentes: utilizados em mais de um período (estatuto social, manuais, plano de contas).
Gabarito: C
Prof. Claudenir Brito
-
Isso mesmo, está correto! Haja vista que a corrente será utilizada no exercício analisado (não será utilizada em outras).
-
A documentação de conteúdo corrente das auditorias de regularidade abrange, em geral, apenas um exercício.
Outros órgãos, mais usualmente, seguem o texto das NAGs, classificando em correntes ou permanentes.
4408.7.1 – Conteúdo permanente: abrange importantes informações de caráter contínuo, utilizados por um longo período de tempo, superior a um exercício social, sendo obtidas no passado ou no presente, para uso atual ou futuro. Normalmente seu conteúdo é composto de elementos da estrutura organizacional, legislação e negócios do ente; planos e metas de longo prazo; contratos e ajustes importantes; atas, planos de contas, normas e rotinas. As informações constantes desse conteúdo devem ser constantemente revisadas e atualizadas para servirem de subsídios para os próximos trabalhos auditoriais.
4408.7.2 – Conteúdo corrente: envolve papéis de trabalho de uso corrente, relativos à execução de cada auditoria governamental especificamente. No caso de auditorias contábeis, em geral, atinge apenas um exercício financeiro. Nos casos de auditorias operacionais, podem atingir mais de um exercício. No seu conteúdo encontram-se: registros do planejamento e da execução dos trabalhos; cópias de demonstrações, resumos, balancetes e fluxos de transações; programas de auditoria e papéis detalhados para cada área auditada; papéis de análises, entrevistas, questionários, fluxogramas para avaliação do sistema de controles internos (SCI); cópia do relatório; carta de confirmação; cartas de advogados ou procuradores jurídicos, dentre outros documentos comprobatórios das evidências.
-
"em geral"....não seria SEMPRE?