SóProvas


ID
860935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando o entendimento do STF, julgue o item seguinte,
relativo à organização do estado.

Admite-se desmembramento de município, com base unicamente em lei estadual, desde que tenha sido elaborado e divulgado o estudo de viabilidade municipal com respaldo de parecer favorável ao desmembramento.

Alternativas
Comentários
  • Esta "ERRADO".

    O enunciado traz a que "Admite-se desmembramento de município, com base unicamente em lei estadual, desde que tenha sido elaborado e divulgado o estudo de viabilidade municipal com respaldo de parecer favorável ao desmembramento.
    O erro esta em afirmar que é "unicamente", dispensando outros requisitos, como a fundamental vontade da população envolvida, por meio de plebiscito.
    Vejam que o inciso 4º do artigo 18, regula o tema e traz que...
    § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
  • Conforme Pedro Lenza é necessáro ter base também:
    -lei Complementar Federal, como citado no artigo acima.
    -Estudo de viabilidade municipal
    -plebiscito
    -lei estadual
    O plebiscito é condição de procedibilidade para o processo legislativo da lei estadual. Este deve ocorrer perante as populações diretamente interessaas (TSE), tanto a do território que será desmembrado como a do distrito que pretende desmembrar-se.
    A título de curiosidade vários municípios foram criados ao arrepio da lei, posto que não há a tal norma complementar federal, por isso padeceu os municípios criados de vício formal por violação de pressupostos objetivos, entretando a EC/57/08 buscando regularizar tal situação, acrescentou o artigo 96 ao ADCT com a seguinte redação: " ficam convalidados os atos de criação, fusão, incorporação e desmembramento de Municípios, cuja lei tenha sido publicada até 31.122006, atendido os requisitos estabelecidos na legislação do respectivo Estado à época de sua criação".
  • Nos comentários dos colegas faltou um requisito, conforme a lição de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino. Os autores afirmam que para a criação, incorporação, fusão ou desmembramento de município, os requisitos são os seguintes:

    - Aprovação de Lei Complementar FEDERAL fixando generciamente o período em que municípios poderão ser criados;
    - Aprovação de Lei Ordinária FEDERAL prevendo requisitos genéricos exigíveis e a forma de divulgação, apresentação e publicação dos estudos de viabilidade municipal;
    - Divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, nos termos da Lei Ordinária Federal;
    - Plebiscito consultando as populações diretamente envolvidas;
    - Aprovação de Lei Ordinária ESTADUAL formalizando a constituição.

    Nos termos da CF (art. 18, § 4º): "A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei."

    (Resumo de Direito Constitucional Descomplicado, 5ª ed., Fl. 141)


  • Requisitos para os Municípios

    A) Lei Estadual;
    b) dentro do períododeterminado por lei complementar Federal;
    MUNICÍPIO                   
    d) consulta prévia;
    e) plebiscito(população envolvida)
    d) Estudo de viabilidade municipal
  • Artigo 18, parágrafo 4º da Constituição Federal:

    "A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei."
  •                             PROCEDIMENTO QUADRIFÁSICO
     
    ·      Lei Complementar Federal
    ·      EVM – Estudo de Viabilidade Municipal.
    ·      PLEBISCITOcom as populações diretamente interessadas
    ·      Assembleia Legislativa Estadual: cria o novo município por meio de Lei Ordinária Estadual.
  • ITEM ERRADO

    § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

    Além do disposto no CF/88 e nos comentários acima, é preciso sanção do Governador, já que ele pode vetar a lei do plebiscito. 

    Nos ensina Pedro Lenza

    "Portanto, o plebiscito é condição de procedibilidade para o processo legislativo da lei estadual. Se favorável, o legislador estadual terá discricionariedade para aprovar ou rejeitar o projeto de lei de criação do novo plebiscito. Em igual sentido, mesmo que aprovada a lei pelo legislador estadual, o Governador de Estado poderá vetar a lei."


    (Pedro Lenza, Direito Constitucional Esquematizado, 11a ed. , p. 616)

  • DA FORMAÇÃO DOS MUNICÍPIOS
    A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da Lei (art. 18, §4º, da CF). O entendimento jurisprudencial, tanto do Supremo Tribunal Federal – STF – quanto do Tribunal Superior Eleitoral, é no sentido de que por população diretamente interessada entende-se tanto a do território que se pretende desmembrar, quanto a do que sofrerá o desmembramento.
    Manual de Direito Constitucional - Paulo Mascarenhas
    Bons estudos
  • Não será unicamente por Lei Estadual, como também uma lei complementar de competência municipal estipulando o momento que a alteração territorial poderá ser feita.

  • Errado.

    Acrescentando:

    Ainda não existe essa Lei Complementar Federal que estabelecerá o período de criação. Enquanto não tem a lei, a criação de novos municípios está vedada. 

    O art. 18, § 4º, CF -> é norma de eficácia LIMITADA

    Vide ADI 2240.

    AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI N. 7.619/00, DO ESTADO DA BAHIA, QUE CRIOU O MUNICÍPIO DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES. INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI ESTADUAL POSTERIOR À EC 15/96. AUSÊNCIA DE LEI COMPLEMENTAR FEDERAL PREVISTA NO TEXTO CONSTITUCIONAL. AFRONTA AO DISPOSTO NO ARTIGO 18§ 4º, DACONSTITUIÇÃO DO BRASIL. OMISSÃO DO PODER LEGISLATIVO. EXISTÊNCIA DE FATO. SITUAÇÃO CONSOLIDADA. PRINCÍPIO DA SEGURANÇA DA JURÍDICA. SITUAÇÃO DE EXCEÇÃO, ESTADO DE EXCEÇÃO. A EXCEÇÃO NÃO SE SUBTRAI À NORMA, MAS ESTA, SUSPENDENDO-SE, DÁ LUGAR À EXCEÇÃO --- APENAS ASSIM ELA SE CONSTITUI COMO REGRA, MANTENDO-SE EM RELAÇÃO COM A EXCEÇÃO.

  • Questão errada, outra responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - CBM-DF - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Organização do Estado – Estados; 

    Compete aos estados-membros, por meio de lei estadual, respeitado o período a ser fixado em lei complementar federal, criar, fundir e desmembrar municípios, após consulta prévia às populações dos municípios envolvidos e divulgação e publicação dos respectivos estudos de viabilidade.

    GABARITO: CERTA.

  • RESUMO SOBRE AS FASES DO PROCESSO DE CRIAÇÃO,  INCORPORAÇÃO,  FUSÃO OU DESMEMBRAMENTO DE MUNICÍPIOS

     

    (1) Aprovação de Lei Complementar Federal fixando genericamente o período dentro do qual poderá ocorrer a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios;

     

    (2) Aprovação de Lei Ordinária Federal prevendo requisitos genéricos exigíveis e a forma de divulgação, apresentação e publicação dos estudos de viabilidade municipal;

     

    (3) Divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, nos termos da Lei Ordinária Federal;

     

    (4) Consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos municípios envolvidos;

     

    (5) Aprovação de Lei Ordinária Estadual formalizando a criação, a incorporação, a fusão ou o desmembramento do município, ou dos municípios.

     

    OBS: O art. 96, ADCT, dispõe que ficam convalidados os atos de criação, fusão, incorporação e desmembramento de Municípios, cuja lei tenha sido publicada até 31 de dezembro de 2006, atendidos os requisitos estabelecidos na legislação do respectivo Estado à época de sua criação.

     

    GABARITO: ERRADO

     

     

    Fonte: Paulo, Vicente, 1968-Direito Constitucional Descomplicado I Vicente Paulo, Marcelo Alexandrino. - 14. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO: 2015.

  • São CUMULATIVAS as 4 Etapas para criação de um novo Município:

     

    1) Lei Complementar Federal - Autorizando a criação de novos municípios
    2) Estudo de Viabilidade Municipal
    3) PLEBISCITO com as populações diretamente interessadas
    4) Assembleia Legislativa Estadualcria o novo município por meio de Lei Ordinária Estadual.

  • Art. 18, § 4º: A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
     

  • Faltou o plebiscito. E a autorização da lei complementar federal.

  • O ERRO está no termo "unicamente", pois a CF/88 exige outros requisitos.

    GAB:E.

  • Admite-se desmembramento de município, com base unicamente em lei estadual.

    Há erro no termo "unicamente", pois a CF/88 exige outros requisitos. Tais como:

    • Lei Complementar Federal - Autorizando a criação de novos municípios

    • Estudo de Viabilidade Municipal

    • PLEBISCITO com as populações diretamente interessadas

    • Assembleia Legislativa Estadual: cria o novo município por meio de Lei Ordinária Estadual.

    _____________________________________________________________________________________

    CF/88, Art. 18, § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

    > Justificativa: as palavras "criação" e "desmembramento" são expressamente citadas no parágrafo 4º do artigo 18, fazendo parte, portanto, da mesma norma constitucional que elenca as regras para a organização político-administrativa de Municípios.

    ________________________________________________________________

    Criação de Estados > Lei complementar do CN + Plebiscito

    Criação de Municípios > Lei estadual dentro do período de Lei complementar Federal + plebiscito + estudo de viabilidade

    Criação de Regiões metropolitanas > Lei complementar de Iniciativa dos Estados

    Criação de Distritos > Competência dos Municípios

    ________________________________________________________________

    MUNICÍPIO ► FAZ DISTRITO 

    ESTADO ► FAZ MICRORREGIÃO, AGLOMERAÇÃO, METRÓPOLE  

    UNIÃO ► FAZ TERRITÓRIO

    ___________________________________________________________________

  •  

    MUNICIPIOS

     

    INCORPORAÇÃO

    FUSÃO

    DESMEMBRAMENTO

     

    LEI ESTADUAL (ordinária)

    Dentro de período determinado por LEI FEDERAL (complementar)

     

     

    ESTUDO DE VIABILIDADE MUNICIPAL

    + CONSULTA PRÉVIA

    (munícipes diretamente envolvidos)