SóProvas


ID
862345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os contratos administrativos

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/93

    Art. 79. A rescisão do contrato poderá ser:
    I - determinada por ato unilateral e escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo anterior;

    Art. 78. Constituem motivo para rescisão do contrato:
    IV - o atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento;
  •  COMENTÁRIO LEGAL - ITEM A ITEM : ALTERNATIVA "C" -  CORRETA:
    ITEM - "A" - INCORRETO:
    LEI 8666/93 - Art. 55.  São cláusulas necessárias em todo contrato as que estabeleçam:(...) § 2o  Nos contratos celebrados pela Administração Pública com pessoas físicas ou jurídicas, inclusive aquelas domiciliadas no estrangeiro, deverá constar necessariamente cláusula que declare competente o foro da sede da Administração para dirimir qualquer questão contratual, salvo o disposto no § 6o do art. 32 desta Lei.
    ITEM - "B" - INCORRETO:
    LEI 8666/93 - Art. 60.  Os contratos e seus aditamentos serão lavrados nas repartições interessadas, as quais manterão arquivo cronológico dos seus autógrafos e registro sistemático do seu extrato, salvo os relativos a direitos reais sobre imóveis, que se formalizam por instrumento lavrado em cartório de notas, de tudo juntando-se cópia no processo que lhe deu origem.
    ITEM - "C" - CORRETO:
    LEI 8666/93 - Art. 78.  Constituem motivo para rescisão do contrato:(...) IV - o atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento;
    ITEM - "D" - INCORRETO:
    LEI 8666/93 - Art. 57.  A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:
    I - aos projetos cujos produtos estejam contemplados nas metas estabelecidas no Plano Plurianual, os quais poderão ser prorrogados se houver interesse da Administração e desde que isso tenha sido previsto no ato convocatório;
    II - à prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses;
     III - (Vetado). 
     IV - ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato.
    V - às hipóteses previstas nos incisos IX, XIX, XXVIII e XXXI do art. 24, cujos contratos poderão ter vigência por até 120 (cento e vinte) meses, caso haja interesse da administração. (...)
    “PORTANTO, É INVERÍDICO O PERCENTUAL ADOTADO PELO ITEM. DEPENDERÁ DO CASO CONCRETO O LIMITE DE PRORROGAÇÃO. PODENDO, EM DETERMINADOS CASOS, OCORRER IGUAIS E SUCESSIVAS PRORROGAÇÕES CONTRATUAIS.”
    ITEM - "E" - INCORRETO:
    LEI 8666/93 - Art. 57. (...) § 3o  É vedado o contrato com prazo de vigência indeterminado.
  • Obrigado pela correção professora Bete Rocha. Quem sabe depois trocamos umas aulas de português por outras de direito. abraços
  • RESPOSTA : C

  • A título de complemento 

    Caros concurseiros, sei que não é o foco central da questão, mas peço licença a todos para esclarecer o comentário equivocado postado por nossa colega Bete.

    A expressão: item a item está CORRETA!
                       item à item está ERRADA!

    Explicação: em locuções adverbiais constituídas por palavras repetidas (cara a cara, boca a boca, item a item, dia a dia) a crase é PROIBIDA!!!

    Para ratificação deste comentário deixo o endereço:
     http://www.interaulaclube.com.br/portugues/acraseepalavrasrepetidas.htm


  • GAB C

    HIPÓTESES DE CLÁUSULAS EXORBITANTES

    a possibilidade de alteração unilateral do contrato pela Administração, sua rescisão unilateral, a fiscalização do contrato, a possibilidade de aplicação de penalidades por inexecução e a ocupação, na hipótese de rescisão contratual.