SóProvas


ID
870403
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Enfrentando grandes dificuldades desde o século III, o Império Romano do Ocidente fragmentou - se após as invasões dos povos bárbaros e, nesse território, formaram-se novas sociedades. Os historiadores consideram esse período como uma nova fase na história da chamada Europa Ocidental: a Alta Idade Média, marcada principalmente

Alternativas
Comentários
  • ´O período demarcado como Alta idade média caracteriza-se principalmente pela formação do  do feudalismo, com a integração da cultura romana com a germânica, o processo de ruralização da Europa  com uma  economia baseada na agricultura, pouco uso de moedas, formação de feudos e poucos contatos comerciais externos. O poder  era descentralizado e fragmentado - força política e econômica nas mãos dos senhores feudais e não de reis.   Outra característica fundamental era a formação da sociedade estamental e hierarquizada em ordens: clero (os que rezam), nobreza (os que guerreiam) e servos (os que trabalham). E por fim, respondendo à questão acima, temos o fortalecimento do cristianismo e crescimento do poder da Igreja Católica.


  • Esse período é um dos mais belos da História.

    Um exemplo clássico da mescla de elementos bárbaros e romanos, união essa feita pela Igreja Católica Apostólica Romana, é a França, que significa "Terra dos francos".

    Surgida em 496, ou seja, após exatos 20 anos da queda do Império Romano.

    Graças ao batismo de Clóvis, Rei dos francos, por São Remígio, Bispo de Reims.

    A partir desse momento surgiu a primeira Nação Católica Romana, a Filha Prima da Igreja, a Grande França!

    Com esse Sacramento, toda a Nação começa a mudar radicalmente seu modo de vida.

    Os francos passam a ver os romanos como irmãos e vice - versa, só a Igreja foi capaz de fazer a síntese perfeita entre essas substâncias.

    Lembre - nos os bárbaros só viam prazer em guerras, conquistas e mortes dos inimigos, ver os romanos como "irmãos" é algo totalmente inimaginável sem o advento da Igreja Católica, nós não temos capacidade para compreender a grandeza desse fenômeno.

    O papel dos Bispos franceses foi também algo extraordinário, catequizando e educando a população, já que depois da queda de Roma, as instituições foram destruídas pelas invasões bárbaras, os romanos sofreram gravemente, já que toda a sua estrutura social veio abaixo, sendo o aumento do analfabetismo e a pobreza marcas estritas daquele momento, e os bárbaros eram iletrados por natureza.