-
Gabarito A
Tabela de temporalidade: Instrumento de destinação aprovado pela autoridade competente, que determina o tempo em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, indicando a época em que devem ser reproduzidos, eliminados ou recolhidos ao arquivo permanente.
-
Para complementar o comentário anterior, vou trazer a definição dada no livro do ÉLVIS CORRÊA,
TABELA DE TEMPORALIDADE é o instrumento resultante da etapa de AVALIAÇÃO dos documentos e que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária, bem como sua destinação final. Ah, ela é elaborada pela Comissão Permanente de Avaliação de Documento ou Comissão de Análise de Documentos.
É isso pessoal...
Bons estudos a todos
Fiquem com Deus
-
Questão PASSÌVEL de RECURSO!! A Tabela de Temporalidade é resultado do Processo de DESTINAÇÃO (Atividade Administrativa de Arq.Correntes), que é Precedida da Avaliação.
Vejam o que o Próprio CESPE afirmou em outra questão:
•
Q280263
-
E AÍ 'FELIPE'? NÃO ENTENDI SEU COMENTÁRIO:
Acerca da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
Resultado do processo de avaliação dos documentos de arquivo, a tabela de temporalidade é um instrumento de gestão arquivística.
SE O CESPE DEU ESSA QUESTÃO COMO CORRETA, QUAL O PROBLEMA COM A QUESTÃO QUE ESTAMOS DISCUTINDO?
-
André,
Acertei a questão por eliminação, mas acredito que o questionamento do Felipe seja o mesmo que eu tive, pois a tabela de temporalidade é o resultado da avaliação de documentos e não o instrumento para avaliação. Talvez estivesse mais condizente com a teoria se existisse a opção "Destinação" ao invés de " Avaliação".
Alguém pensa diferente?
-
A tabela é o resultado da avaliação
Arquivologia Facilitada
"Em termos práticos, a avaliação significa a criação da tabela de temporalidade de documentos"
Ela é o resultado da avaliação, é justamente ao contrário do que a questão afirma.
-
amigos! não sou especilista, mas pelo que entendo: a tabela é estática. ela é o instrumento, o guia para auxiliar os documentos (objeto da avaliação).
nesse sentido podemos concordar com a resposta A.
grato pela oportunidade!
-
Galera no meu livro do professor RENATO VALENTINI tem o seguinte? TABELA DE TEMPORALIDADE é o instrumento de destinação aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação(terminologia).
também podemos dizer que a tabela de temporalidade é o registro esquemático do ciclo de vida documental do órgão.
-
Gestão de Documentos:
Produção - Evita a reprodução de muitos documentos.
Tramitação - Apenas na fase Corrente
Uso - Protocolo
Avaliação - Tabela de Temporalidade
Arquivamento.
Espero ter ajudado um pouco.
-
Galera pra fazer prova da cespe tem que ter link de raciocínio .
É na avaliação que se estabelece os prazos de guarda dos documentos ,e quem é que dá os prazos ? A tabela né minha gente .
A banca não vai facilitar p você . Tem que ter olho de tandera ,rsrrsrsrs.
-
Olá
gente, me pintou uma dúvida agora....pode ser que ela seja bem juvenil, mas prefiro perguntar assim mesmo, pois algo não fecha em minha cabeça:
A TTD é um instrumento para determinar o tempo de guarda dos documentos na fase corrente, intermediária e permanente...até aí beleza!
De acordo com as fases da gestão (PUAD) o uso da TTD se dá na Avaliação (até aqui, blz)
Porém, eu entendo que dessa forma: os documentos da fase corrente e intermediária ainda não passaram pela TTD, pois estão ainda na fase de Utilização e não chegaram ainda a serem avaliados....é isso mesmo??Onde está o furo no meu raciocínio?
Agradeceria bastante se alguém me ajudasse
Bons estudos!
-
Resposta: A
Mesmo que existisse a opção "Destinação", ainda estaria errado, pois "DESTINAÇÃO" é um conjunto de operações subsequentes à fase da avaliação, ou seja acontece DEPOIS da avaliação.
A "AVALIAÇÃO" de um documento é feita através da análise e seleção do mesmo (cria-se uma tabela de temporalidade).
Fonte: Renato Valentini
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
-
A primeira coisa que eu procurei nas respostas foi "Destinação"....
mas como não tem essa alternativa.... consideremos então "Avaliação" como a mais correta entre as alternativas, né! ...
porque as demais alternativas não dizem respeito ao que foi perguntado.
Temos que jogar de acordo com o jogo da banca.... e buscar estar sempre um passo à frente dela.
Bons estudos!
-
Resposta letra "A", outra questão ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - Acervo e Pesquisa Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Avaliação de documentos;
A avaliação de documentos é operacionalizada mediante a aplicação da tabela de temporalidade de documentos, que se fundamenta no conceito das três idades documentais. Por meio dessa tabela, são gerenciados os prazos de guarda e definida a destinação final dos documentos.
GABARITO: CERTA.
-
Avaliação dos documentos- TABALA DE TEMPORALIDADE!!!
Classificação dos documentos- Código de classificação!!!
-
A tabela de temporalidade deve ser utilizada para avaliação de documentos.
Para codificação e classificação deve ser utilizado o plano ou código de classificação.
Para a indexação e a descrição não há ferramenta específica, contudo devem ser observadas algumas diretrizes dos órgãos de orientação em assuntos arquivísticos para tal.
Portanto está correta a alternativa de letra "A".
-
TABELA DE TEMPORALIDADE é o instrumento resultante da etapa de AVALIAÇÃO dos documentos e que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária, bem como sua destinação final. (CRÉDITOS : comentário do colega Mateus Marques)
A CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS consiste em uma atividade prática relacionada à gestão dos documentos.A classificação de documentos aqui representa a atribuição e um código ao documento conforme o assunto nele tratado. Classificação é o ato ou efeito de analisar e identificar o conteúdo dos documentos arquivísticos e de selecionar a classe sobre a qual serão recuperados.
DESCRIÇÃO: conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa.
INDEXAÇÃO é um termo pré-existente(permite a localização do documento), e que, justamente por sua padronização, permite associar determinados documentos a determinados parâmetros de pesquisa
AVANTE,COMBATENTES !!!!
-
Gabarito: Letra a)
A tabela temporalidade é produto da avaliação dos documentos e nela consta o prazo de guarda do documento em cada fase arquivística (corrente e intermediária) e sua destinação final ( guarda permanente ou eliminação)
-
Eu não entendi essa questão. A tabela de temporalidade é o resultado da avaliação. A questão diz que a tabela de temporalidade é o instrumento para fazer a avaliação. Não entendi nada.
-
Classificação: Plano de classificação / código
Avaliação: Tabela de temporalidade
Gabarito: Errado
-
Nas teorias que apenas dizem que é um instrumento resultante de avaliação, pode crer que é uma definição errada! Se a banca diz que é instrumento para a avaliação, então não pode ter vinda desta, e sim é para avaliação em si!
R: A
-
Lembrei da comissão de avaliação.
Certo!
-
A avaliação de documentos é operacionalizada mediante a aplicação da tabela de temporalidade de documentos, que se fundamenta no conceito das três idades documentais. Por meio dessa tabela, são gerenciados os prazos de guarda e definida a destinação final dos documentos.
-
Só lembrar do Willian Bonner pedindo para a Majur fazer a Avaliação do tempo!
AVALIAÇÃO = TEMPORALIDADE
-
GAB: A
"A tabela de temporalidade é o instrumento resultante da etapa de avaliação que determina os prazos de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária."
-FONTE: Arquivologia para concursos - Anderson Gomes e André Malverdes.