Joana V., está certíssima!
"A avaliação de potencial é considerada um dos mais complexos e delicados processos de gestão de RH. Talvez por isso, apesar da grande simpatia de todo profissional de RH por esse tema, POUCAS EMPRESAS, DE FATO, POSSUEM UM PROGRAMA EFETIVO E ESTRUTURADO NA ÁREA."
Livro: Manual de Gestão de pessoas e equipes. Cap. 4 pág 63
p.s: não tenho link por isso não disponibilizei.
A gestão por ccompetências vem sendo mais utilizada em âmbito privado do que público. A gestão por competências deseja colocar a pessoa certa no lugar certo. Mas o que são competências? CHA: Conhecimento, Habilidades e Atitudes. São verificáveis, investigáveis e Avaliáveis. Nesse processo, como cada colaborador está no lugar em que mais tem potêncial, ele tende a ficar mais motivado. A organização deve estabelecer cursos, melhorias constantes para essas habilidades. Os clientes saem ganhando porque a qualidade técnica e os serviçõs são aprimorados. A gestão por competência se divide em fases:
Mapeamento: identifica as competências necessárias e sua adequação ao cargo. Avaliação: Avalia a potencialidade do colaborador para as novas habilidades. Desenvolvimento: é a etapa de aprendizagem. Monitoramento: verifcação dos resultados.
http://www.gestaoporcompetencias.com.br/artigo-recursos-humanos/gestao-por-competencias-o-que-e/