SóProvas


ID
872323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito dos fundamentos históricos e da análise crítica das influências teórico-metodológicas do serviço social, julgue os itens a seguir.

O movimento de reconceituação, cuja principal característica é a hegemonia das ideias marxistas, questionou a realização de práticas de orientação funcionalista e fenomenológica do serviço social tradicional.

Alternativas
Comentários
  • Acredito qu foi o uso do termo "hegemonia das ideias marxistas", pois no movimento de reconceituação coexistiam a perspectiva modernizadora (funcionalista), a de reatualização do conservadorismo com recurso à fenomelogia e a intenção de ruptura (marxista), ao final de todo processo do movimento é que culminou e atualmente a categoria profissional é hegemonicamente marxista. mas, durante o movimento existiam vertentes diferentes. Eu tb errei, marquei certa, depois que parei para analisar. 
  • Movimento de Reconceituação do Seso: Base teórica e metodológica eclética, o movimento foi inicialmente polarizado pelas teorias desenvolvimentistas. Em seus desdobramentos, especificamente a partir de 1971, este movimento representou as primeiras aproximações do Serviço Social à tradição Marxista.

    No Brasil, o Movimento de Reconceituação coincide com o período da Ditadura militar, em 1965 a 1975 foi impulsionado pela intensificação das lutas sociais que se refratavam. Ele se expressa um amplo questionamento da profissão (suas finalidades, fundamentos, compromissos éticos e políticos, procedimentos operativos e formação profissional), dotado de várias vertentes e com nítidas particularidades nacionais.

  • No movimento de reconceituação, busca-se a superação do Serviço Social tradicional, marcada pelo paradigma do estrutural-funcionalista.

  • O movimento de reconceituação do Serviço Social ocorreu na América Latina e foi expressão da crítica ao Serviço Social tradicional que ocorria em todo o cenário internacional, conforme nos informa José Paulo Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 17ª edição. Cortez: São Paulo, 2015). Esse movimento tipicamente latino americano realizou uma crítica e revisão do Serviço Social tradicional (pautado na perspectiva funcionalista e sob influência da Igreja) e de suas bases sustentadoras, refletindo acerca da prática profissional e da sua ineficácia frente as refrações da questão social que se acentuavam neste continente. Foi a partir deste movimento que pela primeira vez o Serviço Social se aproximou da tradição marxista, apesar dos diversos problemas já que se recorreu a manuais e obras equivocadas acerca do pensamento de Marx. Contudo, sem dúvidas, esse foi um dos marcos desse movimento. Porém, deve-se apontar que a reconceituação foi composta por pensamentos distintos, não havendo hegemonia no movimento. No Brasil, o cunhado movimento de renovação do Serviço Social, vai ter como ramificações 3 vertentes distintas: 1) Modernizadora (influenciada basicamente pelo funcionalismo); 2) Reatualização do conservadorismo (influenciada pela fenomenologia) e 3) Intenção de ruptura (influenciada pelo pensamento marxista).


    RESPOSTA: ERRADA
  • O erro está em hegemonia das ideias marxistas sim. Sendo que tivemos outras correntes que influenciaram o Seso a partir da dec de 1960. A perspectiva modernizadora que tinha como base ainda o funcionalismo e o positivismo, depois veio a reatualização do conservadorismo com sua base na fenomenologia. Só em meados da dec de 1970 que surge a intenção de ruptura baseada no marxismo, que mesmo assim, se baseava em leituras um pouco equivocadas de marx. 
  • Alguém tem mais claro a resposta ? Contudo houve 3 vertentes , sendo a de Marx a principal . Qual erro...?

  •  Foi a partir deste movimento que pela primeira vez o Serviço Social se aproximou da tradição marxista, apesar dos diversos problemas já que se recorreu a manuais e obras equivocadas acerca do pensamento de Marx. Contudo, sem dúvidas, esse foi um dos marcos desse movimento. Porém, deve-se apontar que a reconceituação foi composta por pensamentos distintos, não havendo hegemonia no movimento. No Brasil, o cunhado movimento de renovação do Serviço Social, vai ter como ramificações 3 vertentes distintas: 1) Modernizadora (influenciada basicamente pelo funcionalismo); 2) Reatualização do conservadorismo (influenciada pela fenomenologia) e 3) Intenção de ruptura (influenciada pelo pensamento marxista).


    RESPOSTA: ERRADA....só para ajudar quem ainda está em dúvida.

  • o erro está na afirmação de que a principal característica do movimento de reconceituação é a hegemonia das ideias marxistas (crítica dialética, paradigma alternativo) que de fato questionou a realização de práticas de orientação funcionalista e fenomenológica do serviço social tradicional, mas dentro do movimento de reconceituação temos outras duas perspectivas (citadas pela questão), a primeira chamada modernizadora, de matriz teórica positivista, e a segunda chamada de reatualização do conservadorismo, de corrente fenomenológica.

    obs. os comentários dos colegas me ajudaram na formulação da minha resposta. Espero ter ajudado os demais. abraço!

  •  erro da questão :cuja principal característica é a hegemonia das ideias marxistas, sendo que que existe hierarquia entre as vertentes citando a outras : modernizadora e a reatualização do conservadorismo .

  • só agora pude compreender o erro da questão... No movimento de Reconceituação não houve "hegemonia das ideias marxistas", mas sim um certo pluralismo no interior da profissão, caracterizados pelas perspectivas Modernizadora (estrutural-funcionalista), a Reatualização do Conservadorismo (Fenomenologia) e a Intenção de Ruptura (Marxismo)

  • Pessoal,


    Durante o período de Reconceituação coexistiram diferentes influências teóricas. A divisão que Netto faz entre os diferentes períodos da Reconceituação se dá pela predominância de determinada vertente teórica em detrimento de outra. Assim, nos primeiros anos do movimento de reconceituação, apesar de haver algumas discussões ou práticas adotadas com base na fenomenologia, por exemplo, aquela que predominava era a positivista; no perído seguinte, houve a predominância da fenomenologia e, por último, a predominância do marxismo.

    Sintetizando, o marxismo não predominou (ou seja, não foi hegemônico) durante todo o período de reconceituação. Na primeira fase desse movimento, tivemos a hegemonia do positivismo; em seguida, predominou a fenomenologia; e, finalmente - e atualmente, o marxismo.

    Por fim, não custa lembrar que o movimento de reconceituação iniciou em 1965, com o 1º seminário Latino-americano de S. social, e finalizou em meados da década de 1970. 

  • o marxismo não teve hegemonia... no mov de rec houve tres etapas como os colegas abaixo esplanaram muito bem... e a ultima foi e é atualmete o marxismo..

  • O movimento de reconceituação do Serviço Social ocorreu na América Latina e foi expressão da crítica ao Serviço Social tradicional que ocorria em todo o cenário internacional.

    Esse movimento tipicamente latino americano realizou uma crítica e revisão do Serviço Social tradicional (pautado na perspectiva funcionalista e sob influência da Igreja) e de suas bases sustentadoras, refletindo acerca da prática profissional e da sua ineficácia frente as refrações da questão social que se acentuavam neste continente.

    Foi a partir deste movimento que pela primeira vez o Serviço Social se aproximou da tradição marxista, apesar dos diversos problemas já que se recorreu a manuais e obras equivocadas acerca do pensamento de Marx. Contudo, sem dúvidas, esse foi um dos marcos desse movimento. Porém, deve-se apontar que a reconceituação foi composta por pensamentos distintos, não havendo hegemonia no movimento. No Brasil, o cunhado movimento de renovação do Serviço Social, vai ter como ramificações 3 vertentes distintas.

  • PERSPECTIVA MODERNIZADORA ( é a mesma que: vertente modernizadora ou ainda, modernização conservadora) - Estrutural-Funcionalismo (positivismo)

    REATUALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO: Fenomenologia.

    INTENÇÃO DE RUPTURA: Marxismo.

  • A INTENÇÃO DE RUPTURA, cuja principal característica é a hegemonia das ideias marxistas, questionou a realização de práticas de orientação funcionalista e fenomenológica do serviço social tradicional.

  • Nao houve hegemonia nenhuma, alguns grupos ficaram entre os conservadores, outros a intençao de ruptura.. e chegamos a Marx sem os conceitos de Marx. Marxismo vulgar

  • ERRADA.

    RESUMO....

    O Movimento de Reconceituação do Serviço Social:

    Perspectiva modernizadora

    Abordagens funcionalistas,estruturalistas e positivistas;

    Seminários de Araxá e Teresópolis

    Reatualização do conservadorismo

    Inspiração fenomenológica,repudiando as vertentes positivistas e crítico-dialéticas;

    priorizava a metodologia dialógica, abarcando as concepções de pessoa,o diálogo e a transformação social

    Seminários de Sumaré e Alto da Boa Vista

    Intenção de ruptura

    Recorre progressivamente à tradição marxista;

    Método Belo Horizonte

    ...................................................................................................................................................

    QUESTÃO-->O movimento de reconceituação, cuja principal característica é a hegemonia das ideias marxistas,(erro) questionou a realização de práticas de orientação funcionalista e fenomenológica do serviço social tradicional.

    A reconceituação foi composta por pensamentos distintos, não havendo hegemonia no movimento.

    A perspectiva modernizadora que tinha como base o funcionalismo e o positivismo, em seguida a

    reatualização do conservadorismo de corrente fenomenológica.

    Só em meados da década de 1970 que surge a intenção de ruptura baseada no marxismo, que mesmo assim, se baseava em leituras um pouco equivocadas de Marx, chamado "Marxismo vulgar". Somente ao final de todo processo do movimento que a categoria profissional passou a ser hegemonicamente marxista.

    FONTE;ESTRATÉGIA