SóProvas


ID
876220
Banca
VUNESP
Órgão
SEJUS-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Rapaz de 28 anos vem trazido ao pronto-socorro por policiais. Apresenta-se sonolento, irritado e não colabora na avaliação. Amigos relatam que paciente teve acidente de moto há 2 meses e está em uso de forte analgésico. Ao exame físico, rubor facial, miose, pressão arterial 100x70 mmHg, temperatura 37,2 o C, frequência cardíaca 102 bpm. Diante da anamnese e exame clínico, foi feita a hipótese diagnóstica de intoxicação por opioide. No serviço de emergência psiquiátrica, deve-se iniciar

Alternativas
Comentários
  • No caso clínico descrito está demonstrado um usuário em abstinência de opióide. Provavelmente já em depedência física, psiquica e química da referida substancia.  

    Será necessario a imediata intervenção com ANTAGONISTAS OPIÓIDES ( Naloxona, Naltrexona e Nalmefeno). As alternativas b, c, d e letra e estão erradas por apresentarem a via de administração mais lenta (via oral - sofrerá efeito de primeira passagem). A alternativa certa será a letra A, pois há presença de um antagonista opióide - naloxona - que reverterá os sinais clinicos de abstinência apresentado pelo paciente e administrado na via ENDOVENOSA, usual em emergências médicas.