de acordo com o CPC 16 - Os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.
quando o custo de aquisição do estoque não puder ser recuperável, deve-se utilizar o valor realizável líquido e não o valo justo.
um bizu pra ajudar a matar algumas questões sobre estoques intercambiáveis e não intercambiáveis:
Não Intercambiáveis: IdeNtificação de custos INdividuais.
Intercambiáveis: PEPS ou Média ponderada.
GABARITO: ERRADO
Os itens de estoques que, normalmente, não são intercambiáveis são avaliados pelos seus custos individuais, os quais devem ser ajustados aos seus valores realizáveis líquidos sempre que eles se revelarem superiores ou inferiores a esses custos.
Apenas quando se revelarem inferiores!
CPC 16
9. Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.
GABARITO: ERRADO
1 ª parte da questão - Os itens de estoques que, normalmente, não são intercambiáveis são avaliados pelos seus custos individuais (correto) --> tendo em vista que não sendo intercambiáveis e de fácil identificação, os itens podem ser avaliados pelo seu custo unitário (esse é um dos métodos de avaliação dos custos dos estoques).
2 ª parte (aqui reside o erro) - (...) os quais devem ser ajustados aos seus valores realizáveis líquidos sempre que eles se revelarem superiores ou inferiores a esses custos. --> a regra é que os estoques devem ser mensurados pelo seu valor de custo ou pelo seu valor realizável líquido, dos dois o menor. Portanto:
A) se o valor realizável líquido for superior ao valor de custo ---> não há nenhum ajuste a valor recuperável, uma vez que houve uma valorização do ativo (receita) e a conta "ajuste a valor recuperável líquido" é conta retificadora do estoque que, posteriormente, virará uma despesa;
B) se o valor realizável líquido do ativo for inferior ao valor de custo ---> há sim um ajuste a valor recuperável, uma vez que houve uma desvalorização do ativo e, portanto, uma despesa.
Assim, peca a questão quando diz que o estoque deverá ser mensurado pelo valor realizável líquido sempre que eles se revelarem superiores ou inferiores a esses custos, vez que só haverá esse "ajuste a valor realizável líquido" quando o valor de custo (VC) for superior ao valor realizável líquido (VRL).