SóProvas


ID
876448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao efeito contábil das transações realizadas por uma
companhia aberta, julgue os itens a seguir.

Os itens de estoques que, normalmente, não são intercambiáveis são avaliados pelos seus custos individuais, os quais devem ser ajustados aos seus valores realizáveis líquidos sempre que eles se revelarem superiores ou inferiores a esses custos.

Alternativas
Comentários
  • CPC 16 (R1)
    23. O custo dos estoques de itens que não são normalmente intercambiáveis e de bens ou serviços produzidos e segregados para projetos específicos deve ser atribuído pelo uso da identificação específica dos seus custos individuais.
     
    28. A prática de reduzir o valor de custo dos estoques (write down) para o valor realizável líquido é consistente com o ponto de vista de que os ativos não devem ser escriturados por quantias superiores àquelas que se espera que sejam realizadas com a sua venda ou uso.
  • Alguém poderia me ajudar aqui ?
    lembrar do princípio da prudência neste item estaria correto para ajudar-me a acertar tal proposição?
  • Américo, é isso mesmo. O princípio da prudência nos leva a fazer um ajuste a valor de mercado (conta redutora de estoques), quando o valor realizável líquido é menor do que o custo.
  • quando se revelarem inferiores.

  • de acordo com o CPC 16 - Os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.

    quando o custo de aquisição do estoque não puder ser recuperável, deve-se utilizar o valor realizável líquido e não o valo justo.

    um bizu pra ajudar a matar algumas questões sobre estoques intercambiáveis e não intercambiáveis:

    Não Intercambiáveis: IdeNtificação de custos INdividuais.

    Intercambiáveis: PEPS ou Média ponderada.

    GABARITO: ERRADO

  • Os itens de estoques que, normalmente, não são intercambiáveis são avaliados pelos seus custos individuais, os quais devem ser ajustados aos seus valores realizáveis líquidos sempre que eles se revelarem superiores ou inferiores a esses custos.

    Apenas quando se revelarem inferiores!

    CPC 16

    9. Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.

  • GABARITO: ERRADO

    1 ª parte da questão - Os itens de estoques que, normalmente, não são intercambiáveis são avaliados pelos seus custos individuais (correto) --> tendo em vista que não sendo intercambiáveis e de fácil identificação, os itens podem ser avaliados pelo seu custo unitário (esse é um dos métodos de avaliação dos custos dos estoques).

    2 ª parte (aqui reside o erro) - (...) os quais devem ser ajustados aos seus valores realizáveis líquidos sempre que eles se revelarem superiores ou inferiores a esses custos. --> a regra é que os estoques devem ser mensurados pelo seu valor de custo ou pelo seu valor realizável líquido, dos dois o menor. Portanto:

    A) se o valor realizável líquido for superior ao valor de custo ---> não há nenhum ajuste a valor recuperável, uma vez que houve uma valorização do ativo (receita) e a conta "ajuste a valor recuperável líquido" é conta retificadora do estoque que, posteriormente, virará uma despesa;

    B) se o valor realizável líquido do ativo for inferior ao valor de custo ---> há sim um ajuste a valor recuperável, uma vez que houve uma desvalorização do ativo e, portanto, uma despesa.

    Assim, peca a questão quando diz que o estoque deverá ser mensurado pelo valor realizável líquido sempre que eles se revelarem superiores ou inferiores a esses custos, vez que só haverá esse "ajuste a valor realizável líquido" quando o valor de custo (VC) for superior ao valor realizável líquido (VRL).