SóProvas


ID
876547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca da lei de responsabilidade fiscal (LRF), julgue os itens a
seguir.

A receita corrente líquida engloba todas as receitas correntes lançadas no mês de referência e nos onze meses anteriores.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada.

    LC 101/00:

    Art. 2º.  § 3o A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

    Bons estudos!
  • GABARITO: ERRADO

    RCL (Receita Corrente Líquida) : são as receitas lançadas NO MÊS DE CONTABILIZAÇÃO e nos 11 meses anteriores.

    Fiquem espertos!
  • Errei a questão porque esqueci que, para as receitas, se usa o REGIME DE CAIXA, e, como ressaltou a Lorrayne, só se contabiliza as receitas efetivamente ARRECADADAS, e não lançadas como disse a questão..
  • Na questão cita "ENGLOBA todas as receitas..."

    Creio que o complemento deveria ser o disposto no inciso IV do art. 2º

    Art. 2o Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como:

    receita corrente líquida: somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos:

    ...

  • A receita corrente líquida engloba todas as receitas correntes lançadas no mês de referência e nos onze meses anteriores.


    IV - receita corrente líquida: somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, DEDUZIDOS:

      a)na União, os valores transferidos aos Estados e Municípios por determinação constitucional ou legal, e as contribuições mencionadas na alínea a do inciso I e no inciso II do art. 195, e no art. 239 da Constituição;

      b)nos Estados, as parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional;

      c)na União, nos Estados e nos Municípios, a contribuição dos servidores para o custeio do seu sistema de previdência e assistência social e as receitas provenientes da compensação financeira citada no § 9º do art. 201 da Constituição.

      § 1o Serão computados no cálculo da receita corrente líquida os valores pagos e recebidos em decorrência da Lei Complementar no 87, de 13 de setembro de 1996, e do fundo previsto pelo art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

      § 2o Não serão considerados na receita corrente líquida do Distrito Federal e dos Estados do Amapá e de Roraima os recursos recebidos da União para atendimento das despesas de que trata o inciso V do § 1o do art. 19.

      § 3o A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas ARRECADADAS no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.


    Resumindo, são dois erros: o primeiro porque tem para apurá-la deduzindo o acima exposto e o segundo erro é porque não são as receitas Lançadas e sim as Arrecadadas.


  • ERRADO. O principal erro da questão é com relação ao termo “lançadas”, uma vez que, por se tratar de regime de caixa, somente serão consideradas as receitas efetivamente ARRECADADAS. No mais, há uma omissão quanto à exclusão das duplicidades, o que, por si só, não tornaria a questão incorreta.[1]


    [1] LRF, Art. 2º, IV, § 3º A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas ARRECADADAS no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

  • A questão peguinha.

    Qual o objetivo de uma questão dessas??

  • As vezes não da pra entender a CESPE. Incompleto as vezes esta correto e as vezes esta incorreto.

    Affff
  • Aém do termo "lançadas", mesmo se fosse "arrecadadas" estaria incorreto.

    Isso porque, RCL é a receita corrente menos as deduções.

    Art. 2º, IV (LRF) - receita corrente líquida: somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos:

            a) na União, os valores transferidos aos Estados e Municípios por determinação constitucional ou legal, e as contribuições mencionadas na alínea a do inciso I e no inciso II do art. 195, e no art. 239 da Constituição;

            b) nos Estados, as parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional;

            c) na União, nos Estados e nos Municípios, a contribuição dos servidores para o custeio do seu sistema de previdência e assistência social e as receitas provenientes da compensação financeira citada no § 9º do art. 201 da Constituição.

  • Art. 2 Parágrafo 3 - "A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades."

  • Não engloba todas as receitas. A receita corrente líquida soma as receitas do mês atual mais as dos 11 anteriores, excluindo a duplicidade, porém deduz-se:


    *Os valores transferidos da União para os Estados e Municípios
    *Os valores entregues do Estado ao Município
    *Na União, Estados e Municípios: As contribuições dos servidores utilizadas para sustentação do sistema previdenciário e assistência social
  • receitas arrecadadas, não lançadas...

  • receitas arrecadadas, não lançadas...

  • Para facilitar os colegas que consultarem os comentários, procurem pelos feitos por Rafael Schaeffer e George Amaro que estão corretos e completos. Resumindo o que os referidos colegas comentaram, existem dois erros na assertiva: primeiro que são receitas arrecadadas e não lançadas e segundo que não são todas as receitas correntes, deve-se atentar para as deduções. 

  •  Rafael Schaeffer, a meu ver, a questão não trata do conceito de cálcuo da RCL, mas sim o que engloba a RCL. Portanto o erro da questão está simplesmente em afirmar que são as receitas lançadas e não as arrecadadas.

     

    Fundamento: Artigo 2, § 3o A RCL será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos 11 anteriores, excluídas as duplicidades.

     

    Bons estudos.

  • tudo que é líquido verifica-se uma saída, nao apenas entradas

  • Pessoal, cuidado, a questão contém DOIS ERROS!

     

    O primeiro esta no fato de que a Receita Corrente Líquida NÃO ENGLOBA TODAS as receitas correntes, haja visto que ha deduções, se fosse referente às receitas correntes totais estaria certo, mas a "líquida" é porque ja houve as deduções. O outro erro é que são as receitas ARRECADADAS e não lançadas, de acordo com o regime orçamentário.

     

    Fonte: Prof. Giovani Pacelli

     

    Bons estudos.

  • Art. 1o. § 3o A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas ARRECADADAS NO MÊS em referência e NOS 11 ANTERIORES, EXCLUÍDAS AS DUPLICIDADES.

    ERRADA!

  • Ótima questão. assunto simples mas pega o pessoal e me pegou também.


    Resumo de erros:

    1 - Receitas ARRECADADAS e não Lançadas;

    2 - Não são TODAS as receitas correntes; deve-se excluir as duplicidades.


    Abraços!

  • Gab: ERRADO

    DICA: Sempre que vier uma questão sobre RCL em sua prova e você não vir pedindo "dedução" marque errado. FIM!

  • art.35, Lei 4320/64 ==> RECEITAS ARRECADADAS. (Regime de CAIXA).

    Bons estudos.

  • RCL = soma das receitas correntes ARRECADADAS no mês de referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

    Gab. ERRADO