SóProvas


ID
876964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Acerca da linguagem e do formato empregados na redação de correspondências oficiais, julgue os itens de 11 a 18.

Com vistas ao atendimento das características dos documentos oficiais, recomenda-se que os textos dos documentos sejam escritos em linguagem clara, concisa e objetiva, preferencialmente em terceira pessoa do singular ou em primeira pessoa do plural, primando-se pela sistematicidade desse emprego, de modo que não haja verbos conjugados em mais de uma pessoa ou com interferência da individualidade do elaborador.

Alternativas
Comentários
  • Só lembrando que o uso da primeira pessoa não fere o princípio da impessoalidade

  • O uso da primeira pessoa não fere o princípio da impessoalidade apenas se o agente público manifesta-se nos termos da lei,
    no exercício do cargo que ocupa. Ele falará em nome da repartição, e não de forma pessoal; por isso, seu texto deve
    ser claro e objetivo, isento de qualquer interferência subjetiva.


  • Errei a questão por não concordar somente que o trecho abaixo:

    de modo que não haja verbos conjugados em mais de uma pessoa

    Não entendi, pois dependendo do assunto que o memorando, ofício, aviso etc abordar será indispensável a conjugação!!!

    Vai entender?!?!?!?!


  • pois ehhhhhh, se alguem puder ajudar... como o bom colega aih embaixo falou, a utilização do verbo na primeira pessoa não fere por si só a impessoalidade, basta que o texto não use impressoes pessoais.. Se por exemplo for utilizado um texto desse jeito seria utilizado mais de um tempo verbal no documento oficial.... Por isso não consigo entender como o gabarito é "certo"....
    :-(

  • CERTO. AFF... O QUE CUSTA COLOCAR LOGO O GABARITO?

  • O enunciado defende que "com vistas ao atendimento das características dos documentos oficiais, recomenda-se que os textos dos documentos sejam escritos em linguagem clara, concisa e objetiva, preferencialmente em terceira pessoa do singular ou em primeira pessoa do plural, primando-se pela sistematicidade desse emprego, de modo que não haja verbos conjugados em mais de uma pessoa ou com interferência da individualidade do elaborador".

    O texto apresentado respeita as características apresentadas no Manual de Redação Oficial, e informa as regras de uso dos verbos na terceira pessoa, o que reforça a característica da impessoalidade.


    A resposta é correta. 
  • Eu entendi que o enunciado prezou pelo "paralelismo verbal". Quando diz: (...) não haja verbos conjugados em mais de uma pessoa (...)

    Gab: CERTO.
  • Exatamente Bruno Felix, creio que a assertiva menciona aqueles casos em que se começa com verbo na 2ª pessoa e depois usa a 3ª, o que não está de acordo com a norma culta. 

    Gabarito: certo

     

     

     

  • Gente, os textos de comunicações oficiais devem ser escritos na 1º pessoa do singular ou na 3º pessoa do plural (para garantir a impessoalidade). Não entendi porque a questão está correta se ela fala "preferencialmente em terceira pessoa do singular ou em primeira pessoa do plural". Alguém pode me ajudar? 

  •  (preferencialmente em terceira pessoa do singular ou em primeira pessoa do plural) pelo que eu entendi neste trecho, uma comunicação oficial pode ser redigida também PREferencialmente em primeira pessoa do plural, e essa ideia não é verdade, pode até aparecer primeira pessoa do plural em uma comunicação oficial, mas não como preferência. Estou certa? alguém poderia me ajudar? Agradeço.