SóProvas


ID
877273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à preservação e ao gerenciamento eletrônico de documentos digitais, julgue os itens a seguir.

A migração pode ser feita por meio da alteração do suporte, da atualização ou da alteração do programa ou pela conjugação dos dois anteriores. Na segunda opção, não há alteração do documento.

Alternativas
Comentários
  • Errada.
    Não deve haver alteração do documento em nenhuma das duas. 
  • ERRADO

     migração:  a  migração  para  novos  sistemas  é  realizada  no  caso de  obsolescência  de hardware,  software  ou  formatos.  Envolve,  inclusive,  a  conversão  de  dados.  Pode abranger  uma  grande  quantidade  de  elementos  –  hardware,  software  e  formatos  –  e, dessa  forma,  apresentar  uma  maior  complexidade  para  ser  planejada  e  executada. Apesar  disso,  mostra-se  como  uma  alternativa  interessante  para  acompanhamento  das mudanças decorrentes da evolução tecnológica. A migração, assim como a emulação e a conversão  de  dados,  apresenta  riscos  quanto  à  integridade  e  à  funcionalidade  dos documentos  arquivísticos  digitais,  por  isso,  deve  ser  realizada  de  modo  criterioso  e sistemático.

    fonte: e- ARQ
  • Qual o erro? Não pode ser o que a MAGDA apontou.
    "Na segunda opção, não há alteração do documento", Isso não exclui a primeira opção. Se na segunda não há alteração do documento, na primeira primeira pode também não haver.


    Exemplo: André Marques e Jo Soares, o segundo é gordo: VERDADEIRO
  • GABARITO: ERRADO

    Definição de MIGRAÇÃO:
    Migração -conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade dos documentos digitais serem acessados face às mudanças tecnológicas, que consiste na transferência de um documento digital: a) de um suporte que está se tornando obsoleto, fisicamente deteriorado ou instável para um suporte mais novo; b) de um formato obsoleto para um formato mais atual ou padronizado; c) de uma plataforma computacional em vias de descontinuidade para uma outra mais moderna. A migração pode ocorrer por conversão, por atualização ou por reformatação.

    Típica questão do CESPE


    A primeira parte da assertiva está CORRETAA migração pode ser feita por meio da alteração do suporte, da atualização ou da alteração do programa ou pela conjugação dos dois anteriores

    A segunda parte: "
    Na segunda opção, não há alteração do documento." Na verdade o documento é SIM ALTERADO, pode-se alterar o seu SUPORTE, porém o seu CONTEÚDO é preservado.

    Acredito que o ERRO esteja nessa confusão sobre se o documento é ou não alterado.


  • ERRADA.

    Há alteração do documento. O que é documento?

    Documento = Suporte + Informação Registrada

    Se o suporte é alterado, o documento também será!
  • parabéns  Carlos Alberto Brandão!!!!!!


    excelente comentário.
     


     

  • É importante explicitar o conceito de documento que está sendo trabalhado. Por um lado, o documento é compreendido como "aquilo que ensina" (doccere) ou mais precisamente aquilo que pode ser utilizado para ensinar alguma coisa a alguém. O ensinamento, como se sabe, não emana e não está embutido no documento. Ele está, brota e surge a partir da relação que com o documento/testemunho se pode manter. 

    Por outro lado, o documento é compreendido como "suporte de informações" que só podem ser preservadas e resgatadas através do questionamento.


    fonte: EM BUSCA DO DOCUMENTO PERDIDO: A PROBLEMÁTICA DA CONSTRUÇÃO TEÓRICA NA ÁREA DA DOCUMENTAÇÃO

    http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/534/437 

     

  • Errado! Por que? No primeiro caso não há alteração do documento, mas no segundo caso sim.

    Vanderlei Batista dos Santos:

    "A migração pode ser feita por meio da alteração do suporte, por meio da atualização ou da alteração do programa ou pela conjugação dos dois anteriores. No primeiro caso, não há alteração do documento, somente a substituição do suporte por outro, devido à degradação ou obsolescência (NATIONAL LIBRARY, 2001). No segundo caso, o documento ou dado passa por um processo de atualização de formato ou de caracteres. Ela deve ser feita quando é criada uma nova versão para um programa no qual um documento foi elaborado. Quando isso ocorre, o próprio fornecedor do programa oferece garantias de reconhecimento e conversão dos caracteres no formato antigo para a nova versão."

    Fonte: Livro Gestão de Documentos Eletrônicos: uma visão arquivística (ed 1, págs 58-59)

  • Direto ao ponto!

    A migração pode ser feita por meio da alteração do suporte, da atualização ou da alteração do programa ou pela conjugação dos dois anteriores. Na segunda opção, não há alteração (DOC = SUPORTE + Info. O suporte é alterado, logo, altera-se o doc, mas não o conteúdo/info) do documento.

    GABARITO: ERRADO