Alternativas
o teor de resíduo asfáltico por evaporação é determinado através do ensaio de sedimentação prescrito pela NBR 6570/2000, ensaio este que consiste em promover a sedimentação do resíduo asfáltico dentro de uma proveta de 500 cm3 , por um período de 3 dias, avaliando-se na sequência, através da leitura graduada da proveta, o percentual de resíduo sedimentado, que é calculado em relação ao volume inicial.
a função do ensaio de peneiramento NBR 14393/1999 é verificar a qualidade da emulsão; ele consiste em avaliar o percentual de resíduo retido dentro da peneira 0,84 mm; neste ensaio, a formação de grumos e pelotas de Cimento Asfáltico do Petróleo (CAP) retido na malha, e a um percentual superior a 10%, indica que o produto encontra-se em condições ideais de uso.
a viscosidade, propriedade que determina a trabalhabilidade de uma emulsão asfáltica, é influenciada apenas pela característica do agente emulsificante, sendo a viscosidade determinada através do ensaio de viscosidade rotacional, mais conhecido como Brookfield.
a NBR 14376/2007 prescreve o método de ensaio denominado de teor de resíduo por evaporação, que consiste em determinar a quantidade de resíduo seco contido na emulsão após o seu aquecimento e total evaporação da água, determinado por peso constante.
o índice de viscosidade de uma emulsão deverá ser determinado através do viscosímetro Saybolt Furol, conforme a NBR 14491/2007; recomendando a norma que a emulsão esteja a uma temperatura de 100o C no momento da realização do ensaio.