SóProvas


ID
882415
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Quanto às disposições constitucionais acerca dos servidores públicos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Q294136 Quanto às disposições constitucionais acerca dos servidores públicos, assinale a opção correta.

     a) A aposentadoria voluntária exige o cumprimento de dez anos de exercício no serviço público e de dois anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria. ERRADO Exige-se 5 anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria.
    Art. 40, §1º, III: os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria
     
    b) O servidor público estável poderá perder o cargo mediante avaliação periódica de desempenho, conforme estabelecido em lei ordinária, de qualquer forma assegurada a ampla defesa.  ERRADO É conforme Lei Complementar.
    Art. 41, §1º, III: mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

     c) As vedações às acumulações remuneradas de cargos, empregos ou funções públicas não se aplicam quando houver compatibilidade de horário. ERRADO Não é necessário apenas haver compatibilidade de horário, é preciso que as hipóteses de acumulação estejam previstas na CF, como, por exemplo, nos casos do art. 37, XVI.
     
     d) A estabilidade é alcançada pelo servidor público que houver sido aprovado por meio de concurso público, depois de três anos de efetivo exercício e dependendo de avaliação periódica de desempenho. A banca considerou CERTO, porém:
    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. 
    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação
    especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

    e) Ao servidor colocado em disponibilidade é assegurado o recebimento de proventos integraisERRADO Os proventos são proporcionais quando em disponibilidade.
  • Qual a exigência para a aquisição da estabilidade no Brasil?
    R: art. 41 da CF. Precisa ser aprovado em concurso público, nomeado para o cargo efetivo, ser avaliado seu desempenho e permanecer 3 anos no cargo. 
                    
       Avaliação de desempenho vai depender de cada carreira (a lei da carreira que tratará sobre o assunto). Se não existir lei da carreira, a posição que prevalece é a de que o servidor adquirirá a estabilidade da mesma forma, mesmo sem ter seu desempenho avaliado. 
  • Salvo melhor juízo tb não vejo sentido na resposta da banca, visto que dá-se a entender que periodicamente o servidor deverá se submeter à avaliação de desempenho e que isto é condicionante para a continuação ou não da estabilidade. Vejamos o que outros colegas dizem a respeito.
  • É a história da "mais errada" ou "mais certa" da ESAF... As outras alternativas estão evidentemente erradas, ainda assim a questão gera dúvidas, pois a avaliação períodica de desempenho é para manutenção do cargo e não para aquisição da estabilidade.
  • "Avaliação Especial" e não "Periódica"! É nessas horas que quem está estudando de verdade se ferra!!!!
  • Eu acredito que quando nos depararmos com uma questão como essa devemos buscar a que se apresenta menos errada. É nessa hora que devemos ter sangue frio e não nós perdermos nas informações que acumulamos durante os estudos.Vai que ninguém entra com recurso ou que a bendita banca julgue o recurso de maneira não esperada por nós. Então é respirar fundo e tentar descobrir qual a casca de banana que o examinador deixou no caminho das assertivas. Bons estudos pra nós!

  • o gabarito vai de encontro com a súmula 358 do STF.
  • ALGUNS CASOS DE LEI COMPLEMENTAR:
    • Art. 37, XIX -> Definir áreas de atuação das fundações
    • Art 40, $4 -> Casos de aposentadoria especial
    • Art. 41, $1, III -> Avaliação periódica de desempenho
    • Art 25 § 3º ->  Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de Municípios limítrofes.
    • Delegação de competência privativa.

    • AUTORIZAR OS ESTADOS A LEGISLAR SOBRE MATÉRIA DE LEI PRIVATIVA DA UNIÃO
    • Aprovação no CN para os casos de incorporação, divisão e desmembramento de Estados , após aprovação popular.
  • A CF, art. 41, fala de ambos os termos: periódica e e especial de desempenho, ou seja, ambas têm mesmo significado para a CF!
  • Essa avaliação especial só surge uma única vez, no final do estágio probatório, ou não?
    Não surge de maneira periódica. 
    Da lei 8.112 

            § 1o  4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo.

    Sempre achei que essa avaliação especial era essa que é citada na lei 8.112. E ela não é periódica.
  • A avaliaçao  é periodica após a estabilidade ou seja o servidor podera perder o cargo mesmo estavel. É o principio da eficiencia.

    Ver: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9540
  • Esta questão foi anulada!
  • Pessoal, sem enrolação.

    A questão foi anulada porque a resposta que eles marcaram como correta (LETRA D), na verdade estava errada: para atingir a estabilidade é necessário avaliação ESPECIAL de desempenho, e não avaliação PERIÓDICA de desempenho