-
"A organização de gestão empreendedora em que o processo de descentralização destaca a importância da existência de líderes dispostos a investirem em seus funcionários é uma organização orientada para" até aqui eu não vejo nenhum erro, mas após isto ele afirma "o poder de competência — aquele que emana do saber — e para o desempenho de papéis específicos." que é a definição da gestão por competências e NÃO da gestão empreendedora!
Ao meu ver a segunda parte ficaria certo se assim reescrita "o poder da inovação - aquele que emana da informação - e para o desempenho de qualidade".
Espero ter ajudado e bons estudos!
-
Se alguém tiver mais informações a respeito dessa questão, poste aqui, por favor.
Eu acho que o erro está em "desempenho de papéis específicos.". Na descentralização não há desempenho de papéis específicos, mas melhor uso do CONHECIMENTO específico.
-
Governo descentralizado: da hierarquia à participação e ao trabalho em equipe – dar mais autonomia a servidores e equipes, como forma de democratizar a gestão e agilizar a prestação de serviços;
Fonte:Administração Pública. Augustinho Paludo
-
Imagino que o erro está em classificar de poder de competência. Este refere-se ao saber, conhecimento... creio que seja o poder de referente.
-
O erro da questão encontra-se no fato de que uma organização descentralizada é composta por pessoas que possuem capacidade e autonomia para a tomada de decisão, portanto, não se baseia no poder de competência do líder, haja vista que organizações deste tipo tendem a ser centralizadas, pois o líder é o detentor do conhecimiento e centraliza as decisões.
-
*Teoria comportamental
líder orientado para tarefas --> competência
Líder orientado para pessoas ** QUESTÃO CORRETA. Os líderes que investem em seus funcionários.
-
Poder coercitivo: É utilizado para conseguir o que quer com base em ameaças e punições.
Poder de recompensa: Da forma contraria do coercitivo, as pessoas são induzidas a fazer o que o individuo quer porque isso produz um beneficio como recompensa.
Poder de competência: É baseado no domínio de um indivíduo sobre determinados assuntos.
Poder de referência: Baseia-se no carisma e personalidade, criam certo poder a influenciar pessoas pelos seus traços pessoais.
Até aqui OK, na questão fala que poder de competência é exatamente isso.
Agora, quando você aceita realizar uma gestão empreendedora na empresa, é preciso ter em mente que a confiança em cada profissional é essencial. Assim, eles terão total liberdade para pensar, criar e inovar dentro da empresa.
Sendo assim, a ideia central da gestão empreendedora não é voltada para desempenho de papéis específicos (isso tem mais a ver com uma gestão burocrática), mas sim na criação de um ambiente propício à inovação, com equipes motivadas e comprometidas a idealizarem novos produtos e serviços.
-
A organização de gestão empreendedora em que o processo de descentralização destaca a importância da existência de líderes dispostos a investirem em seus funcionários é uma organização orientada para o poder de competência — aquele que emana do saber — e para o desempenho de papéis específicos. Resposta: Errado.
Comentário: é uma organização voltada para as pessoas.
Robert Blake e Mouton, em 1964, desenvolveram um modelo de análise comportamental dos líderes, conhecida por grid (ou grade) gerencial e que, ainda hoje, é o modelo mais utilizado na formação de líderes. Segundo esses autores o gestor orienta à ação para dois aspectos fundamentais:
ü Ênfase nas pessoas (1º dígito): preocupação com os subordinados, colegas ou chefes.
Ênfase na produção (2º dígito): preocupação com os resultados dos esforços dos subordinados.