SóProvas


ID
883864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.

Os estudos culturais consideram como cultura todas as práticas sociais, sendo a soma de todas as suas inter-relações.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Os teóricos dos Estudos Culturais, apesar da diversidade, tinham um conceito amplo de cultura, ao "misturar" cultura contemporânea e sociedade (práticas sociais).
  • A origem desta área de investigação é situada nos finais da década de 50 do século XX, na Inglaterra, tendo-se posteriormente espalhado por todo o mundo. A sua institucionalização pode situar-se a partir da criação, em 1964, na Universidade de Birmingham do Center of Contemporary Cultural Studies (CCCS). O CCCS vem a registrar uma influência máxima, quer em termos geográficos, quer em impacto nos meios acadêmicos e extra-acadêmicos com Stuart Hall, já nas décadas de 70 e 80 do século XX.

    Em consequência deste rápido e prodigioso desenvolvimento, os Estudos Culturais passaram a apresentar-se como uma prática intelectual dispersa, cujo único centro talvez tenha passado a ser o de procurar articular e fazer dialogar três nós problemáticos essenciais: cultura, teoria e ação cívica. O que poderemos sublinhar de interesse comum entre estes objetos de investigação é o fato de todos os estudos procurarem revelar os discursos marginais, não-oficiais, ou daqueles que propriamente não têm voz. Em síntese, trata-se de estudar aspectos culturais da sociedade, isto é, de tomar a cultura como prática central da sociedade e não como elemento exógeno ou separado, ou mesmo como uma dimensão mais importante do que outras sob investigação, mas como algo que está presente em todas as práticas sociais e é ela própria o resultado daquelas interações.

    Fonte:
    revistas.ua.pt/index.php/Carnets/article/download/466/422
  • Estudos Culturais

    Os estudos feitos no Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS), ou Escola de Birmingham, fundado em 1964. São estudos trans- ou interdisciplinares de elementos da cultura contemporânea como caminho para entender as relações sociais.

    (...)

    A questão abrangente, nesses estudos, era a relação do simbólico com o social; os grandes temas eram a ideologia, as subjetividades, as identidades e a representação, discutidos com a ajuda da sociologia, da antropologia, da filosofia e da teoria literária.

    Dicionário da Comunicação, Ciro Marcondes Filho, p. 178/9