SóProvas


ID
88867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando que os fragmentos de texto incluídos nas opções abaixo, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um texto adaptado (Internet: ), assinale a opção em que foram atendidas as normas da língua padrão escrita.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA D

     a) À proporção em que o Império Romano conquistou territórios, as novas províncias seriam contempladas com estradas, as quais eram construídas com base em esquema já adotado em outras localidades.

    b) No auge da dominação dos romanos, na região mediterrânea o principal complexo viário do Império, media, inclusive com as estradas marginais, aproximadamente 150.000 quilômetros.

    c) Os comerciantes romanos vislumbram a vantagem dessa obra para o desenvolvimento comercial e diferente de outros povos do Mediterrâneo, utilizaram as estradas para aumentarem o lucro de sua atividade.

    e) O comércio dos romanos, que, no passado, fora realizado, unicamente por meio de portos, passaram a dedicar-se principalmente, a venda de produtos alimentícios, dentre os quais destacam-se vinho, azeite, cereais, carnes, entre outros.



  • correta D;

    a - Á proporção que o Império Romano conquistava Territórios, as novas províncias seriam contempladas com estradas, às quais eram construídas com base em esquema já adotado em outras localidades.

    b - No auge da dominação dos romanos, na região mediterrânea, o principal complexo viário media, inclusive com as estradas vicinais, aproximadamente 150.000 quilômetros.

    c - os comerciantes romanos vislumbraram a vantagem dessa obra para o desenvolvimento comercial e, diferente de outros povos do Mediterrâneo, utilizaram as estradas para aumentarem o lucro de sua atividade.

    E - O comércio dos romanos, que no passado, fora realizado, unicamente, por meio de portos, passaram a dedicar-se, principalmente, à venda de produtos alimentícios, dentre os quais, destacaram-se vinho, azeite, cereais, carnes, entre outros.

     - 

  • À medida que (Não possui a preposição em) = Subordinada Proporcional.

    Na medida em que (Possui a preposição em) = Subordinada Causal.

    À medida em que ou Na medida que = Estão erradas.

  • Boa tarde, a respeito do "que" na letra D, não seria necessário um acento circunflexo?

     

  • Olá Marcia Saraiva,

    O pronome "que" leva acento circunflexo quando se encontra ao final de uma pergunta. Exemplos:

    "Sua filha falou que iria fazer o quê?"

    "No final de semana você comeu o quê?"

  • Erros que observei:

    A) À medida em que: Não deveria ter essa preposição "EM", escrevendo-se: À medida que, pois trata-se de Subordinada proporcional. 

    B) No auge da dominação dos romanos, na região mediterrânea,,,,, o principal complexo viário do Império,,,,,,, media, inclusive com as estradas marginais, aproximadamente 150.000 quilômetros. Os erros foram: Falta de vírgula para separar o sujeito (O princípal complexo viário do Império) de uma oração intercaalada; Um vírgula que não deveria ter. 

    C) Os comerciantes romanos vislumbram a vantagem dessa obra para o desenvolvimento comercial,,,,,, e diferente de outros povos do Mediterrâneo, utilizaram as estradas para aumentarem o lucro de sua atividade. Faltou uma vírgula. 

    D) Esse fato incrementou as transações comerciais no interior continental, o que acarretou vigorosa expansão mercantil do Império Romano e comércio especializado em determinados produtos. (correta)

    E) O comércio dos romanos, que, no passado, fora realizado, unicamente por meio de portos, passaram a dedicar-se principalmente, a venda de produtos alimentícios, dentre os quais destacam-se vinho, azeite, cereais, carnes, entre outros. >>>> O sujeito está no singular e verbo no plural.

     

     

    DEUSSSS NO COMANDO!

  • Um outro erro identificável na letra C é o uso da expressão "diferente", ao invés de "diferentemente. O correto seria usar " diferentemente", que é um advérbio. A palavra "diferente" cumpre função de adjetivo, não de advérbio. O texto pede uma palavra que exerça influência sobre o verbo. Observemos: "diferentemente de outros povos do Mediterrâneo, utilizaram as estradas".

    Na letra E, há outros erros a serem destacados.

    O comércio dos romanos, que, no passado, fora realizado, unicamente por meio de portos, passaram ( PASSOU) a dedicar-se principalmente, a (à) venda de produtos alimentícios, dentre os quais (se) destacam-se vinho, azeite, cereais, carnes, entre outros.

    No primeiro caso, o verbo não concordou corretamente com o sujeito ( "o comércio ").

    No segundo caso, é preciso lembrar que há verbos cuja regência é feita com a preposição a. Como exemplos, podemos citar: "agradecer a", "pedir a" e "dedicar a".

    Por fim, observemos a oração relativa ao ultimo erro da assertva D: "dentre os quais destacam-se vinho, azeite, cerais, carnes, entre outros."

    A expressão os quais é um pronome relativo. O pronome relativo exerce força atrativa sobre o pronome obliquo , gerando um caso de próclise obrigatória. Sendo assim, o correto é dizer " dentre os quais se destacam vinho"