Belízia,
segue o meu entendimento sobre as alternativas.
A - O DL 200/67 não foi criado em um ambiente democrático. Pelo contrário, deu-se na dureza do regime militar.
B - Correta, corretíssima!
C - Não houve total adesão do corporativismo estatal. Houve a necessidade de exaustivas negociações no âmbito até mesmo do executivo. Bresser Pereira teve que "dar seus pulos" para convencer até mesmo o então ministro do planejamento sobre suas convicções. Irrestrita adesão foi o que não ocorreu.
D - A incorporação das OSs deu-se na reforma dos anos 90 (salvo engano).
E - O governo Lula não tem enriquecido o processo de agenda da gestão pública. Pelo contrário, esse processo tem é se empobrecido.
a) F - Tanto a criação do DASP (pelo governo de Vargas) - modelo burocrático -, quanto a reforma de 1967 por meio do DL 200/67 (durante o regime militar) foram conduzidas em processos e regimes autoritários e foram centralizadoras.
b) V - Ainda que o formalismo e a rigidez burocrática sejam atacados como males, alguns alicerces do modelo weberiano podem constituir uma alavanca para a modernização, a exemplo da meritocracia e da clara distinção entre o público e o privado.
c) F - O PDRAE não recebeu apoio irrestrito dos servidores públicos na época – muito pelo contrário. Como o plano tocava em diversos benefícios e práticas arraigadas dos servidores, foi encarado com bastante receio e combatido por diversas áreas e sindicatos.
d) F - A incorporação de Organizações Sociais e a noção de espaço público não-estatal, com o início da publicização, ocorreu com a Reforma de 1995, que instituiu o PDRAE e o desenvolvou ainda mais o modelo de Administração Gerencial. Portanto, a alternativa apresentada pela banca está errada pois isso não ocorreu em 1980 com o Plano Nacional de Desburocratização nos anos 80.
e) F - Nos anos 90 as agendas fiscal e econômica eram predominantes em relação à agenda social, pois o governo tinha como objetivo primordial a estabilização econômica e a queda da inflação. Ainda hoje a agenda da gestão pública não pode ser tida como mais importante que as agendas fiscal ou econômica, pois o Brasil continua sob crise econômica e fiscal.
Dicas sobre as Reformas Administrativas:
- República Velha (1889-1930) = modelo patrimonial;
- Getúlio Vargas e a criação do DASP = modelo burocrático;
- A Reforma de 1967 - DL 200/67 (governo militar) = desburocratização - início do modelo gerencial;
- A Reforma de 1995 = PDRAE - publicização - modelo gerencial;
FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.