SóProvas


ID
892153
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na educação corporativa, o desenvolvimento de competências é o que se deseja como produto final. Diante do exposto,analise as afirmativas abaixo.



I. A competência pode ser vista como instrumento de mobilização para otimização da produtividade.


II. O que realmente conta na competência é a posse de um saber.


Ill. Ao se adquirir competência, há uma mudança de postura ao lidar com os problemas.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Educação corporativa favorece competências individuais, mostra pesquisa da FEA

    A tese de doutorado Competências profissionais e educação corporativa em gestão de pessoas: um estudo empírico, de Antonio de Pádua Araújo, sob orientação do professor Lindolfo Galvão de Albuquerque, analisou as políticas e práticas desenvolvidas por empresas brasileiras, com o objetivo de ampliar o conhecimento  sobre competências profissionais e educação corporativa, pela ótica da gestão estratégica de pessoas.

    Nas três organizações pesquisadas, competências profissionais e educação corporativa são tratadas, integradamente, como funções estratégicas de gestão de pessoas. 

    Resultados

    Na prática, o relacionamento é bidirecional, na medida em que uma atua reciprocamente sobre a outra, numa relação dialética de complementaridade. De um lado, as competências profissionais constituem os insumos básicos para a idealização e implementação das ações educativas. Do outro, os produtos da educação corporativa são os contribuidores-chave para o desenvolvimento dessas competências.

    Os resultados obtidos indicam que há fortes indícios de que a integração e o alinhamento entre competências profissionais e educação corporativa, entre si, com as demais funções de Recursos Humanos (RH) e com a estratégia corporativa dependem do grau de sistematização e formalização do processo estratégico da empresa e das políticas e práticas relacionadas a essas funções, confirmando a hipótese formulada para o trabalho. Há, também, indicações no sentido de que, quanto maior esse alinhamento e integração, maiores as possibilidades de contribuição entre ambas as funções. Outra constatação importante diz respeito à forma como as três empresas pesquisadas se apropriaram dessas abordagens. De modo geral, iniciaram com uma visão ideologizada do processo, incorporando os conceitos nos formatos originalmente apresentados pelos autores e pelos consultores especializados. Com o tempo, à medida que acumulavam experiência ao lidarem com suas aplicações e perceberem a complexidade do processo, evoluíram para uma visão mais pragmática, ocorrendo uma ressignificação e uma customização das noções de competências profissionais e educação corporativa às diferentes dinâmicas organizacionais.

    Além das constatações mencionadas, o estudo propõe um modelo teórico desenhado com o objetivo de orientar o processo de apropriação das abordagens de competências profissionais e de educação corporativa pelas práticas empresariais. Trata-se de uma construção idealizada a partir da arquitetura teórica que fundamentou a pesquisa e incorpora, também, os resultados comuns observados na realidade empírica das diferentes organizações pesquisadas.

    http://www5.usp.br/5314/educacao-corporativa-favorece-competencias-individuais-mostra-pesquisa-da-fea/