SóProvas


ID
89314
Banca
FUNRIO
Órgão
PRF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Colisão entre caminhão e carro deixa 4 mortos em Pernambuco
Ana Lima Freitas - Texto adaptado

Uma colisão, na qual um caminhão foi de encontro a um carro, deixou 4 pessoas mortas e 2 feridas na noite desta terça-feira na cidade de Salgueiro, a 530km do Recife, no sertão de Pernambuco. Entre as vítimas fatais, estavam engenheiros responsáveis pela
construção da Ferrovia Transnordestina. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o caminhão com placa do Rio Grande do Norte, o qual a Polícia recolheu ao depósito, colidiu com o carro, um veículo Gol, com placa do Ceará. Dos 4 ocupantes do Gol, 3 morreram. Entre eles estavam engenheiros responsáveis pela construção da Ferrovia Transnordestina. O motorista do caminhão também morreu no local do acidente. Ao Hospital Regional de Salgueiro as vítimas do referido acidente foram levadas.

Do texto I, considere apenas o trecho: "...o caminhão com placa do Rio Grande do Norte, o qual a Polícia recolheu ao depósito, colidiu com o carro". Em relação ao termo "o qual", é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso, o pronome relativo está sendo empregado com referência a pessoas ou coisas, segundo a gramática do Ernani Terra. Pode ser substituído por "que" sem comprometer a frase. EX.: ...que a Polícia recolheu ao depósito...
  • Cade esse pronome relativo E, alquem mim explica la nos meus recados obrigado
  • Pronome relativo nunca será catafórico.

    Ele é objeto direto da segunda oração. " A polícia recolheu o caminhão ao depósito."

    Se substituir por cuja perderá a coerência, pois fará referência a Rio Grande do Norte.

    Pronome relativo sempre pode substituir um substantivo.
  • Anáfora e Catáfora   Anáfora (ou termo anafórico) é qualquer tipo de referência que retoma algo já citado, enquanto catáfora (ou termo catafórico) é um termo que vai apresentar algo que ainda não foi dito. Difícil? Acredito que não... Como nada é mais didático do que os exemplos, vamos ver:
        Cavaristo é um cachorro. Ele está com muito sono      Observe que o termo "ele" se refere a "Cavaristo", termo que já foi usado antes. Logo, o termo "ele" é um elemento anafórico (anáfora), pois se refere a alguma coisa que já foi dita.    Agora, vamos ver um exemplo de catáfora.    Eu preciso fazer isto: telefonar para um mecânico        Perceba que, nesse caso, o "isto" se refere a algo que será dito ainda (telefonar para um mecânico). Logo, se trata de uma catáfora. 

    Fonte: http://www.blogdogramaticando.com/2011/05/anafora-e-catafora.html
  • Acrescentando uma dica sobre anafórico e catafórico:

    Anafórico - vem ANtes

    Catafórico - vou CATAR o que vem depois.
  • "mim" explica foi ruim!

  • alguem poderia me explicar por que a banca considerou "o caminhao com placa do rio grande do norte,"como oração? Cade o verbo? e o enunciado ainda diz considere apenas o trecho!!!! 

  • São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Introduzem as orações subordinadas adjetivas, neste caso na frase refere-se ao substantivo "caminhão".

  • Respondendo a ALINE VASCONCELLOS:


    Na frase: "...o caminhão com placa do Rio Grande do Norte, o qual a Polícia recolheu ao depósito, colidiu com o carro" temos duas orações...

    Oração Principal: O caminhão com placa do Rio Grande do Norte colidiu com o carro.

    Oração Subordinada Adjetiva explicatica: o qual a Polícia recolheu ao depósito.

  • Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações. Como se pode perceber, o qual, nessa frase, está substituindo o termo caminhão e está relacionando a segunda oração com a primeira.