-
Para complementar os estudos conforme professor Wagner Rabello do Canal dos Concursos:
BSC
1) Surgiu da necessidade das empresas de executarem suas estratégias de forma clara e objetiva;
2) 3 grupos de ações: ESTRATÉGICAS, OPERACIONAIS E ORGANIZACIONAIS;
3) FERRAMENTA PARA MENSURAR DESEMPENHO;
4) INOVAÇÃO DOS MEDIDORES DE DESEMPENHO;
5) 4 PERSPECTIVAS : FINANCEIRA, CLIENTES, PROCESSOS INTERNOS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
6) Engloba controle operacional de CURTO PRAZO a uma visão de LONGO PRAZO do negócio;
7) Integração dos Sistemas Corporativos;
8) VISÃO SISTÊMICA E SINÉRGICA;
9) É UM MODELO QUE PODE SER MOLDADO conforme a empresa.
Espero ter contribuído....A dificuldade é para todos...
-
-
O BALANCED SCORECARD (BSC)
As medidas e indicadores afetam significativamente o comportamento das pessoas nas organizações. A ideia predominante é: o que se faz é o que se pode medir. O que uma organização defini como indicador é o que ela vai obter como resultados. O foco dos sistemas e medidas tradicionalmente utilizados nas organizações - como balanço contábil, demonstrativos financeiros ou quantitativos, retorno sobre investimento, produtividade por pessoas, etc. - concentra-se puramente em aspectos financeiros ou quantitativos - e tenta controlar comportamentos. Esse controle típico da Era Industrial não mais funciona adequadamente. Torna-se necessário construir um modelo direcionado para a organização no futuro, colocando as diversas perspectivas em um sistema de contínua monitoração em substituição ao controle.
O BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e se baseia em quatro perspectivas básica, a saber:
a. Finanças: para analizar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve os indicadores de medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retorno sobre investimento, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote para o negócio.
b. Clientes. Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes. Inclui indicadortes e medidas como satisfação e participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clioentes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de serviços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente contribuem, etc.
c. Processos Internos. Para analisar o negócio do ponto de vista interno da organização. Inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, à inovação, à caspacidade de produção e a otimização dos fluxos, assim como a qualidade das informações, da comunicação interna e das interfaces.
d. Aprendizagem/crescimento organizacional. Para analizar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, empowermente, alinhamento à estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro. Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro.
Idalberto Chiavenato, citando Kim Heldmam, Gerência de Projetos.
-
Segundo Kaplan e Norton, o Balanced Scorecard (BSC) corresponde a um sistema de avaliação do desempenho organizacional que leva em consideração que os indicadores financeiros, por si mesmos, não refletem perfeitamente a efetividade da organização. Os indicadores financeiros somente medem os resultados dos investimentos e das atividades, medidas em termos monetários, não sendo sensíveis aos chamados impulsionadores de rentabilidade em longo prazo. O Balanced Scorecard (BSC) - ou placar balanceado - é uma metodologia baseada no equilíbrio organizacional e se fundamenta no balanceamento entre quatro diferentes perspectivas de objetivos, a saber:
1. Perspectiva financeira: como a organização é vista por seus acionistas ou proprietários. Os indicadores devem mostrar se a implementação e a execução da estratégia organizacional estão contribuindo para a melhoria dos resultados. Exemplos: lucratividade, retorno sobre o investimento, fluxo de caixa, retorno sobre o capital.
2. Perspectiva do cliente: como a organização é vista pelo cliente e como ela pode atendê-lo da melhor maneira possível. Os indicadores devem mostrar se os serviços prestados estão de acordo com a missão da organização. Exemplos: satisfação do cliente, pontualidade na entrega, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais.
3. Perspectiva dos processos internos: os processos de negócios que a organização precisa ter excelência. Os indicadores devem mostrar se os processos e a operação estão alinhados e se estão gerando valor. Exemplos: qualidade, produtividade, logística, comunicação interna e interfaces.
4. Perspectiva da inovação e aprendizagem: a capacidade da organização para melhorar continuamente e se preparar para o futuro. Os indicadores devem mostrar como a organização pode aprender e se desenvolver para garantir o crescimento. Exemplos: índices de renovação dos produtos, desenvolvimento de processos internos, inovação, competências e motivação das pessoas.
Em geral existem três tipos de critérios para a avaliação da estratégia organizacional:
1. Consistência interna: a estratégia organizacional,deve ser consistente com os objetivos que a organização pretende alcançar.
2. Consistência com o ambiente: a estratégia organizacional deve ser consistente com as condições ambientais existentes.
3. Adequação aos recursos disponíveis: a estratégia organizacional deve ser consistente com os recursos e competências de que a organização dispõe ou pode obter.
Fonte: Tec concursos - professor Adriel Sá
-
O BSC é atualmente, uma das principais ferramentas de gestão estratégica das organizações públicas. Os gestores podem acompanhar os resultados da organização de acordo com a estratégia traçada, de modo a corrigir os desvios e aprender, gerando conhecimento com todo o processo.
Neste modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento. Estes indicadores e os desempenhos que serão avaliados serão derivados da visão estratégica e da organização.
Fonte: Estratégia concursos, prof. Rodrigo Rennó.
-
As vezes tenho a impressão que as perguntas para Técnico são mais difíceis que para Analista!
-
A questão só queria saber se você sabe o significado de convergência.
Convergência: Que caminha para o mesmo ponto ou objetivo, aspectos que se identificam, etc.
-
FAZ COMO QUE OS PLANOS TÁTICOS E OPERACIONAIS ATUEM DE FORMA COORDENADA E ALINHADA AOS PLANOS ESTRATÉGICOS.
CESPE: O BALANCED SCORECARD É UMA FERRAMENTA DE GESTÃO POR MEIO DA QUAL UMA ORGANIZAÇÃO IDENTIFICA E EQUILIBRA METAS ASSOCIADAS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS, HARMONIZANDO SEUS COMPROMISSOS DE CURTO PRAZO COM OS OBJETIVOS DE LONGO PRAZO. (CERTO)
CESPE: O ASPECTO MAIS IMPORTANTE DO BSC É A MEDIÇÃO DE RESULTADOS E A UTILIZAÇÃO DE DIRECIONADORES QUE POSSIBILITAM À ORGANIZAÇÃO ATUAR DE ACORDO COM SUAS ESTRATÉGIAS. (CERTO)
GABARITO CERTO
-
Gabarito: CERTO
Isso mesmo. Para que a estratégia obtenha sucesso, a organização deve ter em mente que cada nível terá de cumprir sua “parte”. Isto se chama desdobramento, ou o alinhamento, entre os planos estratégico, tático e operacional. Com isso, os objetivos estratégicos devem servir de base para a construção dos objetivos de cada departamento, bem como os objetivos operacionais devem estar alinhados com os objetivos do seu departamento. Só assim a convergência estratégica existirá.
-
Para que a estratégia obtenha sucesso, a organização deve ter em mente que cada nível terá de cumprir sua "parte". Isto se chama desdobramento, ou o alinhamento, entre os planos estratégico, tático e operacional.
Com isso, os objetivos estratégicos devem servir de base para a construção dos objetivos de cada departamento, bem como os objetivos operacionais devem estar alinhados com os objetivos do seu departamento. Só assim a convergência estratégica existirá.
Desta maneira, o gabarito é questão certa.
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)
-
CERTO
O BSC, ou Balanced Scorecard, é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, baseada em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento.
-
scorecard
-
GABARITO: CERTO
O BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e se baseia em quatro perspectivas básicas, a saber:
Finanças. Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve os indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retomo sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organizaçãoadote como relevantes para seu negócio.
Clientes. Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes. Inclui indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de serviços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente contribuem etc.
Processos internos. Para analisar o negócio do ponto de vista intemo da organização. Inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção, o alinhamento com as demandas, a logística e a otimização dos fluxos, assim como a qualidade das informações, da comunicação intema e das interfaces.
Aprendizagem/crescimento organizacional. Para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro. Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro.
Essas perspectivas podem ser tantas quanto a organização necessite escolher em função da natureza do seu negócio, propósitos, estilo de atuação etc. O BSC busca estratégias e ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo, permitindo que os esforços sejam dirigidos para as áreas de maior competência e detectando e indicando as áreas para eliminação de incompetências. É um sistema focado no comportamento e não no controle.
FONTE: Adm. Geral e Pública, Idalberto Chiavenato, e RENNÓ
-
- Balanced Scorecard (BSC) é a principal ferramenta do controle estratégico (Mapa estratégico)
- CESPE: As perspectivas financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento podem fazer parte do mapa estratégico de um BSC.
- CESPE: O BSC é um instrumento integrado à estratégia organizacional embasado em indicadores referentes às perspectivas financeira, do cliente, dos processos internos e da aprendizagem e crescimento.
- CESPE: Por meio do balanced scorecard, mede-se o desempenho organizacional como um todo, de acordo com as seguintes perspectivas: financeiras; processos internos do negócio; aprendizado e crescimento; e clientes.