SóProvas


ID
89548
Banca
FUNRIO
Órgão
PRF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A "Lei Seca" considera crime conduzir veículos com a ingestão no organismo de determinado teor alcoólico, com penas que variam da multa até a reclusão. Um dos pontos polêmicos da lei trata da obrigatoriedade do motorista em fazer testes de dosagem alcoólica (bafômetro) por estar usando a rodovia que é de uso comum do povo, mas o motorista pode se recusar a fazer qualquer teste, já que ninguém é obrigado a produzir uma prova contra si. No caso de o motorista usar a artimanha de se negar a fazer o exame, entrando posteriormente com um recurso na Justiça, a lei prevê que o testemunho do agente de trânsito ou policial rodoviário tem força de prova diante do juiz. A Administração Pública autua, por meio do seu agente policial, que se vale de meios indiretos de coação, aplicando uma multa. Como se denomina esse atributo do poder de polícia na doutrina, segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro (Direito Administrativo)?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.Nas próprias palavras de Maria Silvia:"Pelo atributo da exigibilidade, a Administração se vale de MEIOS INDIRETOS DE COAÇÃO. Cite-se como exemplo, a multa; ou a impossibilidade de licenciamento do veículo enquanto não pagas as multas de trânsito.
  • A EXIGIBILIDADE resulta da possibilidade que tem a Administração Pública de tomar decisões executórias, sendo que por meio desse atributo, a administração se vale de meios indiretos de coação.NÃO CONFUNDIR:A EXECUTORIEDADE consiste na faculdade que tem a Administração, quando já tomou alguma decisão executória, de realizar diretamente a execução forçada, usando, se necessário, da força pública para obrigar o particular a cumprir a decisão da Administração.
  • De acordo com Maria Sylvia Zanella Di Pietro (Direito Administrativo ) "Pelo atributo da auto-executoriedade , a Administração compele materialmente o administrado , usando meios diretos de coação . "Pelo atributo da exigibilidade , a Administração se vale de meios indiretos de coação .Resposta da questão : Letra bQuestão fácil de errar - Cuidado
  • Partindo do pressuposto que os três atributos do PODER DE POLÍCIA são a COERCIBILIDADE, a AUTOEXECUTORIEDADE e a DISCRICIONARIEDADE, o atributo que justifica o termo "que se vale de meios indiretos de coação" é a COERCIBILIDADE.Coube Recurso.
  • Atributos do Poder de Polícia.A doutrina aponta três atributos ou qualidades características do poder de polícia, quais sejam:1) Discricionariedade: Significa que a Administração dispõe de uma razoável liberdade de atuação, podendo valorar a oportunidade e conveniência de sua prática.2) Auto-executoriedade: Consiste na possibilidade que certos atos administrativos ensejam imediata e direta execução sem necessidade de autorização prévia do poder judiciário. A execução de multas não é auto-executável.3) Coercibilidade: As medidas impostas pela administração podem ser impostas coativamente ao particular, com ou sem a sua anuência. Pode-se valer da força pública para o seu cumprimento.IMPORTANTE! Cabe mencionar, que a Professora Maria Sylvia Di Pietro anota que alguns autores desmembram a auto-executoriedade em exigibilidade e executoriedade. Assim, a exigibilidade traduz a prerrogativa de a administração pública impor obrigações ao administrado, sem necessidade de prévia autorização judicial, enquanto a executoriedade significa a possibilidade de a administração realizar diretamente a execução forçada da medida que ela impôs ao administrado. A exigibilidade está ligada ao uso de meios coercitivos indiretos, tais como aplicação de multas. Na executoriedade, os meios coercitivos são diretos, autorizado o uso da força pública, se necessário, como ocorre na apreensão de mercadorias, por exemplo.http://ivanlucas.grancursos.com.br/2009/10/atributos-do-poder-de-policia.html
  • Três atributos do Ato Administrativo - Macete: PAI.P resunção de legitimidadeA uto-executoriedadeI mperatividade1) Coercibilidade - imperatividade: - atuação - impõe medidas impositivas(coercivas) - com ou sem consentimento do particular2) Auto-Executoriedade: - sem autorização prévio do judiciário2) Auto-Executoriedade:2.1) exigibilidade - atuação - impõe obrigação/penalidade previstos em lei - meios coercitivos indiretos - na aplicação de multas2.2) executoriedade - atuação - uso da força nos atos urgentes - meios coercitivos diretos - na apreensão de mercadorias
  •  Esta questão estava sendo tratada como ponto de discussão, pois a resposta não coincide com um dos atributos do poder de policia.

  • Celso Antônio Bandeira de Mello faz uma subdivisão no atributo AUTOEXECUTORIEDADE em:

    EXIGIBILIDADE: Ultilização de meios indiretos para que o particular atenda ao comando administrativo, como imposição de multa
    EXECUTORIEDADE: A administração compele materialmente o particular à prática do ato.
  • São apontados 3 atributos do poder de polícia: 

    1. discricionariedade - A administração tem prerrogativa de estabelecer o objeto a ser fiscalizado, bem como as sanções a serem aplicadas, dentro do previsto em lei.

    2. Autoexecutoriedade - é assegurada a administração colocar em prática as suas decisões independente do poder judiciário. Esse atributo se subdivide em:

    a) executoriedade-implementa diretamente as decisões, meio direto, exemplo, execução da demolição de um imóvel que está colocando em risco a população. 

    b) exigibilidade- assegura a prerrogativa de valer-se de um meio indireto de coerção para obrigar o particular a cumprir uma obrigação, exemplo, aplicação de uma multa.


    3. coercibilidade - impõe coercitivamente as decisões da administração. 

    Considerando que a questão colocou nas alternativas tanto a exigibilidade quanto a autoexecutoriedade, com certeza a banca quer a resposta mais específica. 

  • Basta lembrar do PAI ET (pai doido, tipo o Inri Cristo da imagem ali embaixo rsrsrs)...


    P - Presunção de legitimidade

    A - Autoexecutoriedade

    I - Imperatividade


    E - Exigibilidade

    T - Tipicidade


  • Complementando: 


    Os atributos que começam com Vogal, estão presentes em Alguns dos atos.
    Os atributos que começam com Consoante, estão presentes em Todos os atos.
    Essa regra vale para os Atributos: PAI ET


    Presunção de Legitimidade
    Auto Executoriedade
    Imperatividade

    Exigibilidade
    Tipicidade

  • DAC 

    dicricionariedade 

    autoexecutoriedade ( dividida em exigibilidade + executoriedade )

    coercibilidade 

     

     

    conforme a colega Danielle , abaixo

     

  • Gabarito B

     

    ... Um dos pontos polêmicos da lei trata da obrigatoriedade do motorista em fazer testes de dosagem alcoólica (bafômetro) ..... 

     

    Se a administração está obrigando, então temos o atributo da exigibilidade.

  • EXIGIBILIDADE É A MULTA POR EXEMPLO

    EXECUTORIEDADE É A INTERDIÇÃO POR EXEMPLO

  • A dica é PAI do ET.

    E nao DACO.

    DACO sao atinentes ao poder de policia. Pai do et sao atributos do ato administrativo.

  • Segundo Maria Sylvia Di Pietro, na exigibilidade (coerção indireta),  os meios de coerção vêm sempre definidos na lei; já na executoriedade (coerção direta), podem ser utilizados independentemente de previsão legal, para atender situação emergente que ponha em risco a segurança, a saúde ou outro interesse da coletividade.Celso Antônio B. Melo, adota outro posicionamento, porém é explanado na questão qual tormar. 

     

     

    Bons estudos. 

  • Segundo Alexandre Mazza (Manual do Direito Administrativo, 8ª ed. p. 306), a exigibilidade, como um atributo do ato administrativo, "conhecida entre os franceses como privilège du préalable" consiste no atributo que permite à Administração aplicar punições aos particulares por violação da ordem jurídica (...). A exigibilidade, portanto, resume-se ao poder de aplicar sanções administrativas, como multas, advertências e interdição de estabelecimentos comerciais".

  • A autoexecutoriedade é advinda de situações de URGÊNCIA ou quando prevista em LEI.

    Há nela a possibilidade de exigir diretamente e indiretamente.

    diretamente - demolição de um prédio que ameaça cair. (EXECUTORIEDADE)

    indiretamente - multa (EXIGIBILIDADE).

  • MEIOS INDIRETOS

    EXIBILIDADE

    MEIOS DIRETOS

    EXECUTORIEDADE

  • gabarito b

    meios indiretos de coerção: Exibilidade, aplicação de uma multa por exemplo

    meios diretos de coerção: Executoriedade, um fiscal da vigilância sanitária fecha determinado estabelecimento por exemplo

  • gabarito b

    meios indiretos de coerção: Exibilidade, aplicação de uma multa por exemplo

    meios diretos de coerção: Executoriedade, um fiscal da vigilância sanitária fecha determinado estabelecimento por exemplo

  • autoexecutoriedade por si só diz : execução sem precisar de ordem judicial. e exigibilidade está dentro da autoexecutoriedade, e ali no enunciado da questão diz " entrando posteriormente com um recurso na Justiça " nao entendi muito bem pq era auto exigibilidade se precisou de ordem do juiz p multar.. alguem pode me explicar ?