Aos comentários ..
Letra A correta. Art 5º LI- Quem poderá ser extraditado:
Brasileiro nato: nunca será extraditado
Brasileiro naturalizado - duas hipóteses:
- Prática de crime comum antes da naturalização;
- Comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes;
Letra B correta. Art 5º LVIII - Identificação Criminal x Civilmente Identificado:
- Identificação civil é toda identificação oficial; é aquela reconhecida pela legislação. Ex: Identidade (RG) e o modelo novo da Carteira Nacional de habilitação que é detentora de fé pública e possui foto e assinatura.
- Essa norma possui eficácia contida, quando possibilita que lei restrinja o direito tutelado. A referida matéria é regulamentada pela Lei 12.037/09
Letra C errada. Art 5º LXVII. Não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel
Correto em relação ao comentário do colega acima. Com reconhecimento da supralegalidade do Pacto de São José da Costa Rica.
Súmula vinculante 25: É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de depósito.
Letra D correta. Art 5º, LXX . Mandado de segurança coletivo pode ser impretado por:
a) partido político com representação no Congresso Nacional;
b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de sues membros ou associoados.
LETRA E Correta.
EDDJDSJaaa AAAA a Art 5º, LIX - É função institucional no Ministério Público promover a ação penal pública (art 129, I , CF)
ÉE éé
O art 46 do CPP estebelece o prazo para o oferecimento da denúncia: 5 dias (réu preso) e 15 dias (réu solto. O prazo é contado a partir do recebimento dos autos do inquérito policial pelo parquet. Caso o órgão ministerial não apresente a denúncia no prazo, o ofendido ou quem tenha a qualidade pela representá-lo poderá intentar a ação privada.
GABARITO: C
a) CERTO: LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;
b) CERTO: LVIII - o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei;
c) ERRADO: LXVII - não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel;
d) CERTO: LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: a) partido político com representação no Congresso Nacional; b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;
e) CERTO: LIX - será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal;
A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos e deveres individuais e coletivos. ATENÇÃO: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta!
Análise das alternativas:
Alternativa A - Correta. Art. 5º, LI, CRFB/88: " nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;".
Alternativa B - Correta. Art. 5º, LVIIIII, CRFB/88: "o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei;".
Alternativa C - Incorreta! Art. 5º, LXVII, CRFB/88: "LXVII - não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel;". Obs.: a banca cobrou a literalidade da CRFB/88, que, nesse caso, de nada serve, pois a prisão do depositário infiel, apesar de prevista, não pode ocorrer em razão do Pacto de São José da Costa Rica. Súmula vinculante 25: É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de depósito.
Alternativa D - Correta. Art. 5º, LXX CRFB/88: "o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: a) partido político com representação no Congresso Nacional; b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;".
Alternativa E - Correta. Artigo 5º, LIX, CRFB/88: "será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal;".
Gabarito:
O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C (já que a questão pede a incorreta).