-
ALT. C
Art. 16 Lei 8.213/91. São beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, na condição de dependentes do segurado:
I - o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente;
II - os pais;
III - o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente;
BONS ESTUDOS
A LUTA CONTINUA
-
Complementando.. Art. 16:
§ 1º A existência de dependente de qualquer das classes deste artigo exclui do direito às prestações os das classes seguintes. § 2º .O enteado e o menor tutelado equiparam-se a filho mediante declaração do segurado e desde que comprovada a dependência econômica na forma estabelecida no Regulamento. (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997)
§ 3º Considera-se companheira ou companheiro a pessoa que, sem ser casada, mantém união estável com o segurado ou com a segurada, de acordo com o § 3º do art. 226 da Constituição Federal.
§ 4º A dependência econômica das pessoas indicadas no inciso I é presumida e a das demais deve ser comprovada.
-
Não vi o erro da A. Alguém pode me dar uma luz e me avisar na minha página de recados por gentiliza? obg
-
A questão trata dos dependentes dos segurados, classes 1 , 2 e 3 , como os colegas colocaram a divisão das classes acima, não havendo os dependentes da primeira classe o recurso cai pra segunda não havendo da segunda cai para terceira classe, resumindo letra c.
OBS: os integrantes de cada são concorrentes, ou seja, havendo todos integrantes da classe respectiva o recurso será dividido entre eles.
-
Também não vi erro na letra A, está escrito exatamente como está no decreto.
-
Eu marquei de cara a letra A e quando fui ler as seguintes a letra C não prestei bem atenção. A letra "A" não está errada,
porém a letra C é a mais correta. :) bons estudos
-
CERTA LETRA C
A questão pergunta quem são os BENEFICIÁRIOS?
A alternativa A está errada, pois está dando a ideia de que todos são beneficiários em igualdade, e sabemos que não. Para ser beneficiário quem está na 2°classe é necessário que não exista ninguém na 1° classe!
-
A letra A é a letra da lei!
Questão babaca que não mede conhecimento de candidato!
-
Questão com duas alternativas corretas, a letra A e a letra C.
-
Não vejo erro na letra "A", porém a letra "C" transmiti a ideia de sucessão, contudo não existe esse negócio de uma questão certa e outra ainda mais certa, o que faltou foi a questão dizer que na falta de uma classe preferencial a outra assumiria o direito de suceder.
No meu ver faltou elementos no enunciado.
-
Questão deveria ser anulada. O examinador pergunta quem são os dependentes, e não, como o benefício se distribui perante as Classes de Dependentes.
-
II Mandamento do concurseiro:
" Não havendo questão correta, tu marcarás a menos errada."
Triste uma questão assim...
-
kkkk qual o erro da letra A mesmo??
-
SER DEPENDENTE E BENEFICIÁRIO É DIFERENTE DE SER APENAS DEPENDENTE.
PARA OS AFOBADOS, AS CLASSES DE DEPENDENTES SÃO HIERARQUICAMENTE EXCLUDENTES, HAVENDO UMA CLASSE SUPERIOR ELIMINAS AS DEMAIS... QUESTÃO INTELIGENTE, POIS NÃO BASTA SÓ A QUALIDADE DE DEPENDENTE, É NECESSÁRIO QUE NÃO HAJA OUTRA CLASSE QUE POSSA RESTRINGIR O DIREITO. LEMBRANDO QUE O BENEFÍCIO CONCEDIDO (pensão por morte ou auxílio reclusão) NÃÃÃO PASSA DE UMA CLASSE PARA OUTRA, ACABANDO OS DEPENDENTES DE UMA CLASSE FAZ COM QUE CESSE POR COMPLETO O BENEFÍCIO!
GABARITO ''C''
-
Esse é o tipo de questão que,ao se deparar com a letra A ninguém lê as outras alternativas...
-
SE ESTOU COM DUVIDA PROCURO UM COMENTÁRIO DO PEDRO MATOS,POIS, NOS TIRA QUALQUER DUVIDA.
-
A letra "C" só está mais completa que a "A"...
Marquei sem pensar. Isso significa que devemos ler todas as alternativas mesmo já tendo certeza qual é a certa.
Santa paciência!!!!!
-
questao deve ser anulada, pois, limitando a dependencia para menor de 18 anos, exclui os de 20 anos. nao consegui entender o raciocinio dos colegas acima, mas, obrigada!
-
Não existe justificativa, não adianta querer explicar. Questão infeliz por parte da banca. Caracterizou os dependentes no contexto da pensão por morte e não referenciou, não apontou isso. O comando fez menção dos dependentes em caráter genérico e não específico. Não tentem entender a questão quando é fruto do equívoco do examinador, o tempo que você irá perder nesse processo e por esse motivo, já tinha feito umas cinco questões de um examinador lúcido e coeso.
-
Aos afogados ... Sinto muito... E aos com pouco entendimento sobre a essência da coisa . ver comentário do colega Pedro Matos. #sem redundâncias please.
-
Comentário do Aliso Brito foi o mais coerente! E concordo contigo Tamires inss-pa.
-
COmo disse a outra guria ali, o cara lê a questão certa logo de cara, marca e nem olha para trás, a questão te força a achar a menos errda é o fim da picada mesmo....
-
Questãozinha FDP!
-
Confesso que não encontrei erro algum na letra-A. A questão não fala em classificação de classe de dependentes para fins beneficiários.Todos os relacionados neste item são beneficiários do segurado.
-
A LETRA A NÃO ESTÁ INCORRETA, MAS A LETRA C ESTÁ "MAIS CORRETA" POIS MENCIONA O O §1° DO ARTIGO 16 DA LEI 8213/91
-
esse tipo de questão faz cair por terra a ideia de 'ganhar tempo' em prova de concurso. Tem certeza da alternativa? massa... mas leia as outras pq pode ter uma mais certa!
-
Vou divergir de alguns colegas aqui, inclusive muitos top.
O Art. 16 Lei 8.213/91 é claro. A letra A reproduz a ideia deste artigo. Se a letra C também diz a mesma coisa, estariam ambas corretas.
Mas se quem manda é a banca...
-
GABARITO: C
Exatamente, ISADORA!
-
GABARITO : C
▷ Lei de Benefícios (Lei 8.213/1991). Art. 16. São beneficiários do RGPS, na condição de dependentes do segurado: I - o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave; II - os pais; III - o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave. § 1.º A existência de dependente de qualquer das classes deste artigo exclui do direito às prestações os das classes seguintes.
-
Ambas letras A e C estão corretas. A Banca dessa questão avaliou como gabarito a letra C por dividir os dependentes em três classes
1ª classe: Conjugue/Companheiro(a) + Filho/Equiparados (enteados, sob guarda, <21 ANOS, NÃO EMANCIPADO, INVALIDO, INTERDITADO). Dependência Econômica (DE) PRESUMIDA
2ª classe: Pais. DE COMPROVADA
3ª classe: Irmãos (<21 ANOS, NÃO EMANCIPADO, INVALIDO, INTERDITADO). DE COMPROVADA
A CONCESSÃO DA DEPENDENCIA PARA A CLASSE 2 OCORRE QUANDO NÃO HÁ DEPENDENTES DA CLASSE 1 E PARA A CLASSE 3 QUANDO NÃO HÁ DEPENDENTES DA CLASSE 1 E 2