-
Um segmento de mercado consiste em um grande grupo de consumidores que possuem as mesmas preferências. Pode-se distinguir pessoas que querem carro como, simplesmente, um transporte de pessoas que querem alto desempenho, luxo e segurança. Deve-se tomar cuidado para diferenciar Segmento de Setor. Uma empresa automobilística pode dizer que vai focar em compradores jovens de classe média. O problema é que compradores jovens de classe média diferem em suas preferências sobre carros. Alguns querem populares, outros de luxo. Compradores jovens de classe média é um setor, não um segmento.
O profissional do marketing não cria segmento para empresa, na verdade ele identifica o que a empresa pretende e concentrará esforços neles. Pois vamos aos tipos de segmentação:
Segmentação geográfica: É o marketing regional. As variáveis sempre serão ligadas à geografia do lugar, não só à localização no globo, mas também ao porte da cidade ou região, densidade e área.
Segmentação demográfica: É quando se divide em grupos de variáveis básicas como idade, tamanho da família, ciclo de vida da família, sexo, renda, ocupação, grau de instrução, religião, raça, geração e classe social.
Segmentação Psicográfica: É a divisão em diferentes grupos com base no estilo de vida, na personalidade e nos valores. Pessoas de um mesmo ambiente demográfico podem ter perfis psicográficos diferentes.
Segmentação comportamental: As variáveis para divisão desse grupo são seus conhecimentos, atitude, uso e resposta em relação ao produto. Nessa segmentação o critério é o comportamento das pessoas em relação ao produto. Há 4 subdiviões para esse critério: • Ocasião de compra: de acordo com a ocasião de compra, o comportamento será diferente. Por exemplo, os critérios levados em consideração para fazer reserva em um restaurante serão distintos de acordo com a ocasião, jantar de negócios ou jantar para um pedido de casamento. • Benefícios procurados: as pessoas podem ter motivações diferentes ao comprar um mesmo produto e podem ser segmentadas de acordo com essa motivação. Assim sendo, ao comprar um carro, uns buscam performance e outros design. • Índice de Utilização: os clientes são divididos de acordo com a frequência ou volume de utilização do produto. Há quem compre livros todo mês e há clientes que só compram no período de volta às aulas. • Status do usuário/atitude: existem os clientes potenciais, os iniciantes, os regulares, os não-clientes e assim por diante."
Resposta letra D.
Fonte: http://admcomentada.com.br/mkt/50-cesgranrio-petrobras-administrador2012/
-
Lorrayne Carvalho,
Parabéns pelos comentários consistentes.
Ajudam bastante!
-
Agora um versinho:
Atenção, atenção!
Vamos aos tipos de segmentação:
A geográfica pode ser a África
A demográfica começa com demo
Família, raça e religião todos nós temo (rs)
A psicográfica começa com psico
Haja valor, personalidade e estilo!
E por último a comportamental
Lembre-se do Natal!
Você compra presente,
não porque é seu parente,
Mas pela ocasião!
De quebra você leva em consideração
os benefícios, o status e o índice de utilização!
KKKKKKKK
Lembrei dos meus tempos de colégio...muita coisa eu só gravava fazendo versinho mesmo.
kkkkkkkkkkk
-
Psicográfica
Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude, etc. A classe social
exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a
automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, frequência de
lojas e outros locais, etc. O estilo de vida tem a ver com o modo
distintivo e característico de fazer as suas escolhas. Os fabricantes
de automóveis preocupam-se já com este tipo de segmentação e procuram
ter na sua carteira de produtos, quer modelos que privilegiam a
segurança e o conforto, quer modelos para quem gosta da vida desportiva e
de ar livre, nos quais o conforto e a segurança são vistos de forma
completamente diferente, quer ainda os modelos que permitem elevadas
performances para os amantes das velocidades. Quanto à personalidade,
existem diferenças substanciais entre os consumidores, por exemplo, no
que diz respeito às inovações: os mais conservadores mostram-se
relutantes em aceitar produtos inovadores, enquanto outros são mais
receptivos a tudo o que seja inovador. Reconhecendo este facto, muitas
empresas quando lançam um produto inovador, dirigem os seus esforços de
comunicação para aqueles que apresentam uma predisposição natural para
as inovações, procurando seduzir a sua própria natureza inovadora.
-
A principal diferença entre segmentação psicográfica e comportamental é que a segmentação psicográfica ocorre quando os clientes são separados com base em seus atributos, valores, interesses, opiniões, estilos de vida, etc., enquanto a segmentação comportamental separa os consumidores com base em suas ações.
-
Uma pesquisa de mercado recente mostrou que o mercado de consumidores de combustíveis é dividido em três segmentos: esportistas, que apreciam estilo de vida audacioso e consomem combustível Premium; familiares, que estão ligados a valores familiares e consomem combustível aditivado; e ecológicos, que procuram viver com qualidade de vida e consomem combustível comum.
Palavras chave = Psicográficos