SóProvas


ID
898588
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Numa segunda-feira do início do mês, o gerente da empresa Comida Esnobe recebeu uma denúncia, através da mídia nacional, de que seus hambúrgueres, vindos de um determinado fornecedor, eram feitos com adição de hidróxido de amônio, produto perigoso para a saúde das crianças. Uma nutricionista comentou também, em rede nacional, que os hambúrgueres vendidos estavam sendo feitos com carne mais barata, cujo sabor estava sendo modificado com amônio, questionando a empresa Comida Esnobe: “Por que um ser humano sensato compraria o hambúrguer para suas crianças?” O gerente da empresa desconhecia a existência do componente na receita.

Com relação a esse episódio, identifica-se a

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra E, falha no Supply Chain Management, mais conhecido como Gestão da Cadeia Logística:

    A gestão da cadeia logística, (do inglês: Supply Chain Management), também conhecida como gestão da cadeia de suprimentos (Brasil), pipeline logístico ou rede logística, tem, desde o final dos anos 1980, ganho bastante popularidade, apesar de existir confusão sobre o seu significado. Muitas pessoas utilizam esta noção como um substituto ou sinônimo de logística. No entanto, a definição de gestão da cadeia logística é mais abrangente que o conceito de logística.

    A gestão da cadeia logística é a integração dos processos do negócio do consumidor através dos fornecedores de produtos, serviços e informação, com o objectivo de acrescentar valor para o cliente.
    Na cadeia logística padrão, as matérias-primas são procuradas e os bens são produzidos em uma ou mais fábricas, transportadas para armazéns como armazenamento intermédio, e depois transportadas para os retalhistas ou clientes. As estratégias utilizadas para obter uma cadeia logística eficaz consideram as interacções entre os vários níveis da cadeia logística, de forma a reduzir o custo e melhorar o serviço prestado. A cadeia logística consiste nos fornecedores, centros de fabricação, armazéns e centros de distribuição, assim como matérias-primas, produtos no processo de fabricação, e produtos finais que circulam entre as fábricas.

    Assim a gestão da cadeia logística consiste numa série de aproximações utilizadas para integrar eficazmente fornecedores, fabricantes e lojas, para que a mercadoria seja produzida e distribuída nas quantidades ideais, na localização certa e no tempo correcto, com o objectivo de satisfazer o nível de serviço e diminuir os custos ao longo do sistema.

    A cadeia logística não é composta apenas de movimentação de produtos físicos entre empresas. Envolve, também, o fluxo de informação e capitais entre as mesmas companhias. A comunicação é um factor chave para a manutenção e gestão da cadeia logística. Os membros da cadeia logística têm de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar as operações da cadeia, pois são essas medidas que permitem reduzir os custos e aumentar as receitas.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_da_cadeia_log%C3%ADstica

  • Comida Esnobe ?!
  • De acordo com Ballou, o produto é o foco central no projeto logístico, porque é ele o objeto do fluxo da cadeia de suprimentos, e, em sua forma econômica, o gerador de receitas da empresa. Portanto, como o gerente da empresa não havia avaliado a qualidade do produto adquirido do seu fornecedor, houve uma falha na gestão da cadeia logística, que compreende além dos prazos e valores estabelecidos, a qualidade do produto.
    e) falha no supply chain management
  • Não encontrei nada relacionando supply chain management com a qualidade do produto oferecido.


    Somente relativo a quantidades, distribuição e armazenamento.


    Alguém pode acrescentar?

  • A questão não fala necessariamente de qualidade do produto, mas de problema com o fornecedor. " seus hambúrgueres, vindos de um determinado fornecedor...". Ou seja, ele tinha que observar a sua cadeia de suprimento já que o hambúrguer vinha já pronto do fornecedor. e) falha na cadeia de suprimentos ou supply chain management.

  • O que houve na situação hipotética da questão foi uma evidente falta de comunicação entre fornecedor e cliente que não sabia da existência do componente em seu próprio produto ao ser perguntado; vamos às alternativas:

    (A) Necessidade de aumento de acurácia nos estoques do fornecedor – sabemos que em uma empresa que trabalha com armazenagem de produtos, em geral, há o controle de estoques por sistemas de informação. A acurácia nos estoques é verificada quando os estoques que estão registrados no sistema traduzem a real situação do estoque físico armazenado. Portanto, um aumento da acurácia nos estoques do fornecedor resultaria apenas numa maior confiabilidade das mercadorias registradas com as físicas estocadas o que não resolve nossa questão.

    (B) Falta do controle do leaseback – Leaseback é uma espécie de arrendamento mercantil onde uma empresa, proprietária de um imóvel que utiliza como fábrica ou sede, o vende para uma instituição financeira ou um fundo de pensão ou uma empresa de arrendamento mercantil que passa a alugar o imóvel adquirido a mesma empresa que o vendeu. É uma maneira das empresas que detém elevados investimentos em imóveis conseguirem aumentar seu capital de giro. Podemos observar que o aumento do controle deste tipo de operação ou estratégia também não condiz com o problema da questão.


  • Continuando...

    C) inadequação da refrigeração no centro de distribuição – essa alternativa não possui nenhum vínculo com a questão já que não foi mencionado nenhuma condição de uma possível refrigeração para que o problema da composição da carne fosse resolvido ou que fosse essa deficiência do fornecedor para a geração do problema, portanto errada.

    (D) redução no custo de oportunidade dos estoques reguladores – os custos de manter estoque correspondem a todos os custos necessários para manter certa quantidade de mercadorias por determinado período de tempo. Dentre os tipos de custos inclusos nos custos de armazenagem podem estar o custo de seguro, deterioração, obsolescência e o custo de oportunidade. O custo de oportunidade significa o custo da alternativa de investimento não escolhida, isto é, a partir da definição da alternativa de investimento tem-se o custo de oportunidade das alternativas deixadas de lado. Todo os proventos que poderiam ser adquiridos por cada alternativa renunciada de investimento são calculados como custo de oportunidade.
    Estoques reguladores são normalmente utilizados em empresas com várias unidades/filiais, onde uma das unidades tem um estoque maior para suprir possíveis faltas em outras unidades.
    Assim, a diminuição do custo de oportunidade dos estoques reguladores seria a desvalorização de um possível investimento na utilização de estoques reguladores de uma empresa, mas isto não foi tratado na questão que não mencionou relacionamento de distribuição de estoque entre unidades filiais do cliente e fornecedor, portanto alternativa errada.

    (E) falha no supply chain management – Sabemos que a Gestão da Cadeia de Suprimentos, ou Supply Chain Management, é a estratégia de integração entre players  do mercado que firmam parcerias entre si a fim de obter vantagem competitiva. Para isto,  é essencial o constante aperfeiçoamento do fluxo de materiais e troca de informações que vão sendo aprimorados à medida que experiências, recursos ou até tecnologias vão sendo compartilhadas, sendo assim a comunicação um fator chave para a manutenção e gestão da cadeia logística. Verificamos aqui nossa alternativa correta.

    RESPOSTA LETRA E

    Fonte: http://admcomentada.com.br/producao/59-cesgranrio-petrobras-administrador2012/

  • Cadeia de suprimentos (Supply Chain Management): É o conjunto de atividades utilizadas de forma a tornar eficiente a integração dos fornecedores, dos centros de distribuição e de estocagem, de forma que a comercialização dos produtos seja realizada na quantidade certa, no local correto e no momento oportuno, com foco na redução de custos e na alta satisfação nos níveis de serviços prestados aos clientes. Gonçalves 2007

    Fonte: Renato Fenili, Administração de Recursos de Materiais e Patrimoniais para Concursos, 2ª edição