1. Espécies de orçamento
1.1 Orçamento tradicional ou clássico: É uma peça de previsão de receitas e autorização de gastos, é uma peça meramente contábil, não há planejamento de ações. Características ( Visa a aquisição de meios, enfase nos aspectos contábeis, classificação por unidades administrativas, o elemento de despesa era o gasto.)
1.2 Orçamento base zero: Surgiu nos estados unidos, nessa espécie de orçamento toda despesa é vista como nova . Há na elaboração da proposta um forte questionamento sobre as necessidades de cada área. Todo ano é necessários comprovar as necessidades de orçamento, ou seja partindo do ZERO.
1.3 Orçamento de desempenho/funcional ou por realização: "Orçamento de Desempenho é aquele que apresenta os propósitos e objetivos para os quais créditos se fazem necessários, os custos dos programas propostos para atingir aquele objetivos e dados quantitativos que meçam as realizações e o trabalho levado a efeito em cada programa" James Giacomoni. Foi uma evolução do Orçamento Tradicional, porém não há ligação entre o planejamento e o orçamento.
1.4 Orçamento Programa: É um instrumento de planejamento da ação do governo, foi inserido no contexto orçamentário brasileiro pela lei 4320/64 . É atualmente o mais moderno orçamento público e representa o planejamento macro do governo . Características ( classificação principal funcional- programática, o controle prioriza a eficiência, eficácia e efetividade, é o elo entre o planejamento e o orçamento, a alocação de recursos visa consecução de objetivos e metas, na elaboração do orçamento são considerados todos os custos dos programas, inclusive os que extrapolam os exercícios.
1.5 Orçamento participativo: Objetiva a participação da população na formulação do orçamento de forma eficiente e eficaz segundo as demandas sociais.
1.6 Orçamento Incremental: É feito através de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa.considera o momento atual para propor o aumento ou a diminuição dos gastos para o ano seguinte,