-
Uma das característica do Renascimento foi a conhecida “volta aos valores greco-romanos” , sobretudo no que concerne à arte e à arquitetura. Isso se dá tanto pela idealização de novos modelos da antiguidade, obras escritas ou esculpidas, como por um sentimento de nostalgia. Esse sentimento de retorno leva o jovem cientista do Renascimento a ver a si mesmo, ainda que inconsciente para muitos, como um mago – aquele que domina os saberes ocultos e desvelados, aquele que sabe a arte e seus símbolos, cura, interpreta, explica, é um líder. Nesse sentido e nessa compreensão sobre o espírito filosófico da época, chamada pelos alemães de Neuzeit, Novo Tempo, em que o sábio engloba tanto a figura do artista como a do cientista numa só pessoa. Assim, podemos dizer que
A alternativa (a) está errada, pois estaria ligado somente ao caráter oculto da magia, da ciência, da arte, etc.
A alternativa (b) está correta, dado que na figura do mago se encontra o artista e o cientista (e ainda outras).
A alternativa (c) está errada, devido ao que sabemos sobre o ideal artístico dos renascentistas: o ideal da forma. Não necessariamente o retrato de coisas quotidianas.
A alternativa (d) está errada porque o conhecimento dessas áreas encarna somente elementos particulares da figura do mago.
A alternativa (e) está errada por o astrônomo ser um cientista, mas no Renascimento as relações entre conhecimento científico e conhecimento ou crença religiosa ainda estão deveras interligados.
-
No Renascimento houve uma alteração na sensibilidade artística e uma valorização do racionalismo, do humanismo, da cultura clássica e, sobretudo, da ciência. Em suas obras os artistas passaram a produzir suas pinturas e esculturas baseadas na observação do mundo visível se valendo de técnicas, princípios matemáticos e racionais como proporção, equilíbrio, harmonia e perspectiva, além da utilização de novos temas como a natureza e o corpo humano.
-
Renascimento = CARINHO
Cientificismo: busca explicação através da ciência.
Antropocentrismo: valorização do homem.
Racionalismo: uso da razão em tudo.
Individualismo: o homem vê, critica e modifica o mundo ao seu redor.
Naturalismo: natureza fonte de pesquisa e inspiração.
Humanismo: resgate dos valores da Antiguidade clássica grego-romana.
Otimismo: não são mais os antigos pessimistas.
-
Só lembrando que, no Renascimento, o patrocínio artístico era chamado de Mecenato, que é o investimento nas ciências,artes, literaturas etc. Só pra saber mesmo, pois quando cair esse termo no Enem você já fica safo e mata a questão sem quebrar a cabeça
-
Letra B
No renascimento houve uma alteração na sensibilidade artística e uma valorização do racionalismo, do humanismo, da cultura clássica, e sobretudo, da ciência. Nas obras os artistas passaram a produzir suas pinturas e esculturas baseadas na observação do mundo visível se valendo de técnicas, princípios matemáticos e racionais como proporção, equilíbrio, harmonia e perspectiva, além da utilização de novos temas como a natureza e o corpo humano.