SóProvas


ID
899713
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.
GRIFFITHS, A. J. F. e t al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que

Alternativas
Comentários
  • Através dos experimentos realizados por Meselson e Stahl e sabendo da posição das ligações de hidrogênio na molécula de DNA, o aluno deveria ser capaz de reconhecer a opção C como correta. Durante sua replicação, as ligações de hidrogênio entre as duas fitas do DNA são rompidas e a dupla-fita se “abre”. Dessa forma, as fitas parentais servem de molde para a produção de duas novas fitas complementares. Como em cada molécula nova de DNA, uma das fitas é a fita parental, dizemos que sua replicação é semiconservativa. Letra C correta.
  • O processo de replicação do DNA é semi-conservativo. Isso significa que, em cada nova molécula, uma das fitas é original da molécula-mãe e a outra é recém sintetizada. Esse fato foi demonstrado incialmente em 1958 por Matthew Meselson e Franklin Stahl quando trabalhavam 

    com

     a marcação do DNA por nitrogênio N15 . Foi inicialmente criado cultivado Escherichia coli em meio contento apenas N15 como fonte de nitrogênio, e após diversas gerações todas essas bactérias teriam apenas esse tipo de nitrogênio incorporado em seu DNA. Com isso essas bactérias foram depois transferidas para outro meio de cultura contendo com esse novo nitrogênio. Depois de algumas gerações foi observado a existência de metade do DNA com N14, para que todo o DNA sintetizado após esse momento fosse criado N15 e a outra metade com N14.

  • Resolução; https://www.youtube.com/watch?v=o-kNs5S6n2M

  • Vamos lá seus ciscadores de questões... 
    Prontos para entender essa questão cabulosa? Então booooora lá!!! 
    Olhou a questão e bateu o desespero? 
    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não... 
    A gente mata no peito e chuta pro gol...

     

    A duplicação do DNA é semiconservativa. A dupla-fita se abre e cada uma das fitas passa a servir de molde para a formação de uma nova filha, sendo a fita mais antiga a “fita parental” para a segunda fita, recém-sintetizada.

     

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: 

     

     

    a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.

     

     

    Errou? Acertou? 
    Tem algum macete para resolver mais rápido?
    Curti aqui e me fala... 

     

     

    E lembre-se sempre: ''Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistencia é a amiga da conquista. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz."  - Bill Gates.

  • Não é uma fita codificadora e sim codificada ela foi produzida e não tá produzindo

  • Letra C

    A duplicação do DNA é semiconservativa. A dupla fita se abre e cada uma das fitas passa a servir de molde para a formação de uma nova fita, sendo a fita mais antiga a "fita parental" para a segunda fita, recém-sintetizada.

    Fonte: descomplica

  • Gabarito C

    O DNA (duplicação ou replicação) forma células novas a partir das antigas (cópias), ou seja, se une novamente tornando-se um novo DNA, mas que veio de um antigo (semiconservativo).

  • A Replicação é semiconservativa, isto é, o Dna possui dupla fita, uma delas é mantida do DNA que foi duplicado, ou seja, dna parental. A outra fita é produzida de forma independente, isso garante maior estabilidade no Dna e a não ocorrência de mutações.

  • Gabarito comentado:

    Através dos experimentos realizados por Meselson e Stahl e sabendo da posição das ligações de hidrogênio na molécula de DNA, o aluno deveria ser capaz de reconhecer a opção C como correta. Durante sua replicação, as ligações de hidrogênio entre as duas fitas do DNA são rompidas e a dupla-fita se “abre”. Dessa forma, as fitas parentais servem de molde para a produção de duas novas fitas complementares. Como em cada molécula nova de DNA, uma das fitas é a fita parental, dizemos que sua replicação é semiconservativa. Letra C correta.