SóProvas


ID
900085
Banca
TRT 3R
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O liberalismo econômico, aliado ao não intervencionismo do Estado nas relações econômicas e sociais   (Estado Liberal)   e ao individualismo que marcava o campo jurídico de então(todos frutos da Revolução Francesa de 1789), fez com que a desproporção de forças do trabalhador frente ao empregador se agravasse, o que gerou uma realidade de grave injustiça no modelo das relações de trabalho e levou ao chamado surgimento da Questão Social, ou seja, a luta entre capital e trabalho derivado do estado de extrema exploração que se encontravam os trabalhadores. Direito do Trabalho Esquematizado -2013. Ed. Saraiva - Carla Teresa Martins Romar.
  • Confesso que deixei de marcar a opção do gabarito porque intrepretei da seguinte maneira: "crítica ao liberalismo e não crítica do liberalimo".

  • Letra B Errada - 

    Seguimento em destaque: direito internacional do Trabalho – o Dir. internacional do trabalho surgiu em 1919 com a fundação da OIT. Nas últimas décadas em face da globalização esse ramo tem se especializado. MAURÍCIO GODINHO
  • c) Final da I Guerra Mundial

    e) 1943

  • A OIT foi criada em 1919 no Tratado de Versalhes, que pôs fim a primeira guerra mundial.

  • A CLT pelo decreto-lei 5.452, 1º de maio de 1943.


  • O item "a" equivoca-se ao colocar os fatos pendentes como regidos pela lei antiga, eis que o são pela lei nova, já que possui aplicação imediata.
    O item "b" encontra-se perfeitamente formulado, sem qualquer equívoco a ser retificado.
    O item "c" equivoca-se ao tratar do fim da 2a GM, quando, na verdade, foi ao final da 1a GM.
    O item "d" equivoca-se ao solicitar a vontade do trabalhador para que o sindicato celebre negociação coletiva e interfira no contrato de trabalho individual, eis que a representação da categoria não exige posterior manifestação de vontade do trabalhador para aceitar ou não as cláusulas negociadas coletivamente.
    O item "e" equivoca-se quanto à data da CLT, que é de 1943 e não 1953.
    RESPOSTA: B.
  • Relacionada a A:

    Godinho Delgado, distinguem-se no tocante ao conflito das leis no tempo, 3 tipos de consequências normativas:

    1º) efeito retroativo – rege situações já consumadas;

    2º) efeito imediato – rege situações em curso quando do surgimento da norma;

    3º) efeito diferido – rege situações futuras.

    - A aplicação do Direito do Trabalho no tempo segue a regra geral do direito comum, isto é, aplica-se a lei NOVA de forma imediata e não retroativa, o que significa que a lei nova tem efeitos imediatos, mas não atinge o direito adquirido, a coisa julgada e o ato jurídico perfeito. Assim, temos como regra a consagração do princípio da irretroatividade das leis, sendo que somente a própria lei tem o condão de levar à aplicação retroativa.

  • No Direito do Trabalho, o sindicato interfere no contrato de trabalho somente com a vontade do empregado ou do empregador, como ocorre quando da assinatura de um acordo ou convenção coletiva