SóProvas


ID
900979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de teorias e modelos da administração pública, cultura
organizacional e tecnologias gerenciais, julgue os itens a seguir.

A reengenharia, uma tecnologia à disposição dos gerentes, refere-se à união da implantação de novos meios tecnológicos à reestruturação e nivelamento hierárquico de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    REENGENHARIA Uma ferramenta de reformulação da estruturação organizacional
    A reengenharia é  uma reação às mudanças ambientais velozes e intensas e a total inabilidade das organizações em ajustar-se a essas mudanças. Significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional. Representa uma reconstrução e não simplesmente uma formar total ou parcial da empresa. Não se trata de fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas de fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente. A reengenharia se baseia nos processos empresariais e considera que eles é que devem fundamentar o formato organizacional. Não se pretende melhorar os processos já existentes, mas a sua total substituição por processos inteiramente novos. Nem se pretende automatizar os processos já existentes. Não se confunde com a melhoria contínua, pois pretende criar um processo inteiramente novo e baseado na tecnologia da informação e não o aperfeiçoamento gradativo e lento do processo atual. Segundo Chiavenato, a reengenharia se fundamenta em quatro palavras chave: 
    • Fundamental– busca reduzir a organização ao essencial e fundamental.
    Radical – impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e os
    procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho.
    • Drástica– destrói o antigo e busca sua substituição por algo inteiramente
    novo.
    • Processos– orienta o foco para os processos e não mais para as tarefas ou
    serviços, nem para pessoas ou para a estrutura organizacional

    Lilian Quintão - Ponto dos Concursos
  • O erro da questão está somente ao afirmar que há "nivelamento hierárquico" ou há mais pegadinhas?
  • Também não entendi o erro da questão, contudo encontrei esta afirmativa no Livro Administração Pública - Vicente Paludo: "A reengenharia não dever ser confundida com outras ferramentas. Ela não é: downsizing, reestruturação, reorganização, simplicação, automação, etc."

    Na minha humilde opinião penso que devemos entendê-la como o abandono dos processos existentes e começo do zero, o que vier decorrente disso são as consequências de sua aplicação e não a própria reengenharia. 
  • Questão classificada errada..nada a ver com Direito Administrativo
  • Acho que o erro da questão está em dizer que a reengenharia tem algo a ver com tecnologia; na verdade é uma reformulação de estruturas e processos  organizacionais.
  • GABARITO: ERRADO

    A reengenharia é uma técnica de mudança radical nos processos da organização, que consiste em redesenhá-los a partir do zero e com foco no cliente.
  • Questão ERRADA! 

    Segundo José Carlos Rodrigues Junior afirma em seu artigo, a reengenharia introduz mudanças significativas em três níveis gerenciais da organização, são eles: operacional, de gestão de processos e de gestão de negócios. Veja abaixo cada um deles detalhadamente:

    • Operacional – as pessoas passam a trabalhar em equipes multifuncionais e as relações hierárquicas, que geralmente criam conflitos são eliminadas. O excesso de hierarquias, com grande diluição de responsabilidade, torna o processo decisório lento e burocratizado;
    • Gestão de processos – neste nível, ocorrem as maiores mudanças no que tange a aplicação das inovações tecnológicas. Os processos são todos integrados e informatizados;
    • Gestão de negócios – neste nível ocorrem as maiores mudanças na empresa. Rompem-se as barreiras com clientes e fornecedores, e todos integrados, repensam os negócios, e até criam novos negócios e produtos
  • Tudo errado nessa questão!

    1 - Reengenharia NÃO é uma tecnologia, mas sim uma metodologia de reformulação geral da maneira de se trabalhar numa organização;
    2 - Não parte da gerência (nível tático ou intermediário), mas do nível INSTITUCIONAL, da cúpula da organização;
    3 - Não se trata de forma alguma de uma simples união das duas medidas colocadas na questão. É um processo muitíssimo mais complexo e que abrange TODOS os níveis da empresa. Pode até ocorrer a implementação de novos meios tecnológicos e nivelamento hierárquico, mas não significa que seja indispensável. Cada caso é um caso.
    Espero ter ajudado.


    Bons estudos!
  • Só complementando a reengenharia é vista como redesenho de processos, pois envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização com o objetivo de modificar radicalmente os processos de uma organização. Nesse sentido, a reengenharia objetiva a melhoria em de redução de custos, redução de tempo de execução e melhoria da qualidade dos serviços e isso nada tem haver com implantação de tecnologias.

  • O CESPE vive trocando os termos, metodologia, técnica, tecnologia....fiquem atentos!

  • O ÚNICO ERRO dessa questão é estar à disposição DOS GERENTES, as DEMAIS CARACTERÍSTICAS estão TODAS CORRETAS.

    "A reengenharia, uma tecnologia à disposição dos gerentes," - Sim, é uma tecnologia de gestão que apresenta um modelo que reestrutura os processos de forma radical na organização. No entanto, não está a disposição dos gerentes (nível tático) e sim do presidentes e diretos (nível institucional), somente a alta administração pode implementar algo de tal magnitude que muda toda a organização.

    "refere-se à união da implantação de novos meios tecnológicos" - Sim, ela se refere a implantação de novos meios tecnológicos (Gestão de processos, Sistemas de informação, TI, ...). Segundo Chiavenato: "A reengenharia está preocupada em fazer cada vez mais com cada vez menos. Seus três componentes são: pessoas, TI e processos. "

    "refere-se à união da(...)à reestruturação e nivelamento hierárquico de uma organização." - Sim, de acordo com Chiavenato: "A estrutura organizacional hierarquizada, alta ealongada passa a ser NIVELADA, achatada e horizontalizada. É o enxugamento (downsizing) da organização paratransformá-la de centralizadora e rígida em flexível, maleável edescentralizadora."

  • A reengenharia refere-se ao repensar radical e fundamental dos processos. Ou seja, recomeço do zero.

  • erros:

    A reengenharianão é uma tecnologia

    gerentes nível intermediário não podem começar um processo de reengenharia. nível institucional.

    nada haver com uniao de meios tecnologicos

     

  • Implantação de novos meios tecnológicos OK

    Reestruturação OK

    Nivelamento hierárquico OK

    Está à disposição dos gerentes (tático, intermediário) = NÃO, Disposição dos presidentes (nível institucional)!

  • Ingrid, obrigada!

    eis a razão do meu erro, não atentar a palavra gerentes!

    De fato, pelo modelo de reengenharia, tão somente cade ao nível estratégico/ institucional - Diretores.

  • Reengenharia é uma forma de transformação dos projetos...já começa o erro por ai

  • A reengenharia, uma tecnologia à disposição dos gerentes, refere-se à união da implantação de novos meios tecnológicos à reestruturação e nivelamento hierárquico de uma organização. Resposta: Errado.

    Devemos observar o contexto da questão sem nos atermos à palavra "tecnologia" puramente. Vamos lá!

    Quem põe a mão na massa na reengenharia, o dono e/ou grupo de acionistas? Não! O gerente (linha intermediária) que desdobra o que foi decidido pelo dono e/ou grupo de acionistas.

    O conceito de reengenharia é outro, não está restrito a implantar novos meios de tecnologia e nivelamento hierárquico, mas a empresa como um todo.

  • A REEGENHARIA NÃO SE UNE A UMA NOVA IMPLANTAÇÃO, ELA COMEÇA TUDO DO ZERO!