SóProvas


ID
903043
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O líder tem um papel importante no desenvolvimento de equipes de trabalho. Existem cinco fases observáveis no desenvolvimento de equipes de trabalho: 1) Formação; 2) Confusão/Conflito; 3) Normatização; 4) Desempenho; 5) Desintegração. As tarefas dos líderes são distintas em cada uma destas fases.

Uma equipe de engenheiros de sistema da Empresa X foi formada para cumprir a tarefa de criar um software para a empresa. No final desse processo de trabalho, a equipe chega à fase de desintegração.

Nessa fase, o líder dessa equipe tem como uma de suas tarefas:

Alternativas
Comentários
  • B

    2.2 Modelo de Tuckman Tuckman, em seus estudos, realizou extensas revisões de literatura onde foram analisados diversos artigos científicos que tratavam a respeito da formação de equipes. Em seu primeiro estudo Tuckman [TUC65] propôs quatro fases e anos depois após uma revisão do seu estudo [TUC77] definiu as cinco fases de formação de equipes



    Fase 1 - Formação: É a primeira fase de formação de equipes, e muito importante, pois é onde os membros da equipe conhecem uns aos outros e trocam algumas informações pessoais. É caracterizada por sentimentos como insegurança e incerteza em relação aos objetivos do grupo, à estrutura e à liderança. Este momento exige a definição de regras, é preciso orientação dos integrantes para que entendam o contexto e os objetivos em que estão reunidos para realizar algo e por isso há a necessidade e dependência de uma liderança ou chefia que explique, ordene e faça iniciar;



    Fase 2 – Confusão/Conflitos: Esta fase é caracterizada por possuir diversos níveis de conflitos, onde existem confrontos de diferentes ideias, desunião, tensão e hostilidade. Os indivíduos já reconhecem a existência do grupo, mas demonstram resistência em relação aos limites da individualidade e por isso aspectos emocionais podem impactar nos resultados trabalho e nas relações interpessoais. Após o encerramento desta etapa, a hierarquia passa a ficar claro para os membros da equipe;

     

    Fase 3 - Normatização: fase onde os integrantes passam a se conhecer melhor buscando pontos de equilíbrio para atingir um objetivo compartilhado. A equipe busca eliminar as diferenças para tornar o trabalho mais agradável e produtivo, com isso se tornam mais próximos e as ações se tornam mais coordenadas, o que torna a equipe mais sólida.

     

    Fase 4 - Desempenho: estágio onde a equipe se torna produtiva e se mantém em melhoria contínua para agregar mais valor aos resultados. A equipe atinge maturidade para atingir seus objetivos e se torna desnecessário a presença de uma liderança, pois com uma visão clara de como atuar na execução das tarefas a equipe se torna auto organizável.

     

    Fase 5 - Desintegração: é o estágio final do desenvolvimento da equipe. Fase onde os objetivos foram atingidos ou o prazo encerrado ou por algum outro acordo, necessário para que haja um processo de liberação, talvez recolocação em outras equipes, realizando este momento de forma construtiva e positiva e por isso o papel do gestor volta a ser necessário para apoiar esta reorganização.

    Fonte: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/7746/2/Marina_Bellenzier_dis.pdf

    Bons estudos !