SóProvas


ID
903622
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A partir de 1971, o BNDES tornou-se empresa pública e, como todas as empresas públicas, teve que adotar o Código de Classificação de Documentos de Arquivo que serve para toda a Administração Pública relativa à atividade-meio, a partir de orientações emanadas pelo CONARQ.

Nesse sentido, o desenvolvimento de um código de classificação de documentos para as atividades-fim do BNDES tem que ser de competência do

Alternativas
Comentários
  • Ok galera, letra A é a resposta correta:
    Pois o  desenvolvimento de um código de classificação de documentos para as atividades-fim do BNDES é da competência do próprio do banco, depois de elaborado o código ele é enviado para receber orientações da instituição arquivística na sua esfera específica de competência.
  • Gabarito: letra A.


    Fundamentação:

    O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio, possui duas classes comuns a todos os seus órgãos: a classe 000, referente aos assuntos de ADMINISTRAÇÃO GERAL e a classe 900, correspondente a ASSUNTOS DIVERSOS.

    As demais classes (100 a 800) destinam-se aos assuntos relativos às atividades-fim do órgão. Estas classes não são comuns, cabendo aos respectivos órgãos sua elaboração, seguindo orientações da instituição arquivística na sua esfera específica de competência.

     

    Fonte:
    Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública/
    Arquivo Nacional. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.