SóProvas


ID
904960
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO contém nenhum erro gramatical:

Alternativas
Comentários

  • a O objetivo da presente ação não é julgá-la, mas sim reconhecer a ocorrência de um acordo firmado entre as partes, onde o réu se revestiu de boa fé, formando um ato jurídico.

    OBS.: Boa-fé

    b Cabe ressaltar que há muito tempo antes de sua aquisição pelos autores, o corréu já havia adquirido o imóvel.

    OBS. Acredito que falte vírgula após o “que”

    c Como o réu preenche os requisitos necessários para tal aquisição e ante à prova de que não possui outro imóvel, acolheu-se a arguição apontada.

    OBS.: --- Ante o X ante ao X. Qual o mais certo?  Carlos Cerqueira Jr., Seabra/BA


    A forma correta é ante o e
    ante a, porque não se trata de uma locução; consequentemente, não cabe a preposiçãoadepois da também preposiçãoante, que se comporta comoperante(perante ojuiz) com o mesmo significado de “diante de, em presença de alguém ou algo”. Naturalmente não há crase quando se usa um substantivo feminino: 

    Ante ajuíza, ele vacilou.

    Calou-se
    ante osargumentos apresentados.

    d A lei não vedou o registro – o decreto é que o fez, seguramente por desconhecimento, por parte de seus autores, das implicações jurídico-desportivas oriundas de tal negativa regulamentar.

    OBS.: Correta

    e Determinadas as provas a serem produzidas e dando-se o feito por saneado, foi designado audiência de instrução e julgamento.

    1. Designada

    Por Dicionário inFormal (SP) em 09-10-2013

    ADJ. Que foi denominada, nomeada, intitulada.

    Ela foi designada como uma pistoleira.

    2. Designado

    Por Anne Lizze (SP) em 13-10-2009

    Que se designou; apontado, indicado, assinalado, denominado.

    O capitão foi designado à uma missão secreta.

    u comentário...

  • a) O objetivo da presente ação não é julgá-la, mas sim reconhecer a ocorrência de um acordo firmado entre as partes, onde o réu se revestiu de boa fé, formando um ato jurídico.

    Resposta: A palavrá "boa-fé" segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - VOLP, deve ser escrita com hífen.

    <http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI123952,31047-Boafe+Boa+fe+ou+Boafe>.


    b) Cabe ressaltar que há muito tempo antes de sua aquisição pelos autores, o corréu já havia adquirido o imóvel.

    Resposta: O erro desta frase se apresenta no verbo "há". Quando não for possível a substituição do verbo haver no sentido de "existir" ou de "tempo decorrido", deve-se empregar o "a".


    c) Como o réu preenche os requisitos necessários para tal aquisição e ante à prova de que não possui outro imóvel, acolheu-se a arguição apontada.

    Resposta: O erro da questão se apresenta em "ante à prova". A crase nada mais é do que a junção da PREPOSIÇÃO a + ARTIGO a. Na sentença observa-se que já existe o emprego da preposição "ante", não sendo possível a ocorrência de crase.


    d) A lei não vedou o registro – o decreto é que o fez, seguramente por desconhecimento, por parte de seus autores, das implicações jurídico-desportivas oriundas de tal negativa regulamentar.
    Resposta: Correta. Nos adjetivos compostos a concordância em gênero e número só ocorrerá no último termo, portanto está correta a expressão "jurídico-desportivas".


    e) Determinadas as provas a serem produzidas e dando-se o feito por saneado, foi designado audiência de instrução e julgamento.

    Resposta: O verbo deve concordar com o sujeito, portanto o correto seria "foi designada audiência..."

  • A alternativa d) apresenta incorreção, pois travessão indica pausa forte e não pode ser finalizado com virgula, que é pausa fraca (Flavia Rita disse no curso gold 2012).