SóProvas


ID
911719
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A técnica de programação de materiais e patrimônio denominada just-in-time apresenta muitas vantagens para empresas com foco no cliente. Uma característica deste método que pode se tornar uma desvantagem é que

Alternativas
Comentários
  • Desculpe caro colega douglas, mas seu comentário não esclarece a resposta da questão.
    Acredito que o gabarito preliminar esteja errado pois:
    Com o sistema de estoque "just in time" as empresas se tornam muito dependentes dos seus fornecedores, pois se algum fornecedor falhar e não entregar matéria-prima ou produto, o processo produtivo da epresa pode "travar" a qualquer momento que termine seu estoque.
    Acredito que a resposta correta seja a letra "B", pois "a necessidade de prever com precisão o nível de estoque necessário exige técnicas sofisticadas de planejamento" -> realmente é isso que ocorre, pois um mal planejamente pode fazer com que falte materias-primas para o processo produtivo da empresa.
  • Vantagens do Sistema Just in Time

     

    Os estoques menores reduzem os custos de produção e também diminuem a necessidade de instalações físicas, como armazéns.

     

    A menor circulação de produtos e matérias primas pela fábrica permite um controle melhor e mais centralizado da produção.

     

    Custos menores implicam em preços finais mais baratos, fazendo com que a empresa ganhe mercado.


    Desvantagens do Sistema Just in Time

     

    Pequenos imprevistos podem causar grandes estragos: como não há estoques, o atraso de um fornecedor pode deixar a fábrica parada por horas ou até dias.

     

    Como há poucos produtos prontos estocados, a empresa nunca está pronta para fazer uma grande entrega imediata.

     

    Se a empresa ficar um tempo longo sem vender, a linha de produção fica parada, com as máquinas e funcionários ociosos.

     

    A Especialização no Sistema de Produção Just in Time dentro da Engenharia de Produção

     

    Para poder trabalhar com o sistema Just in Time de produção o aluno graduado no Curso de Engenharia de Produção deve fazer um curso de especialização na área e também nas ferramentas e softwares necessários. Estas especializações duram entre 6 meses e 1 ano, dependendo do conteúdo e carga horária do curso.

  • Também concordo que o gabarito esteja incorreto e acredito que a mais certa seria a letra "a".

    Entendo que talvez a alta especialização dos envolvidos e do expertise no planejamento poderiam ser desvantagens, mas acredito que seja somente uma característica mesmo. Se fosse considerada uma desvantagem a  alternativa "b" , "d" estariam corretas.

    A empresa so torna altamente dependente dos seus fornecedores, que para tanto mantém relação de muito cuidado e atenção com os fornecedores, sem falar que lida com estoque médio baixo e que qualque problema na entrega por parte dos fornecedores gera problemas na ponta, clássico caso do Toyotismo (baixo custo de estocagem, produção a partir do pedido- just in time).

    A letra "e", por citar pressa não me parece certa, uma vez que o tempo de entrega é planejado prevendo o tempo de reposição.
  • Acredito que a letra A seja a mais correta, tendo em vista o "que pode se tornar", pois em geral o baixos estoques de segurança (no Jit não deveria ter estoque de segurança) é vantagem econômica em relação ao capital de giro.
    A letra C é ridícula.
  • o gabarito está correto! Não pode ser a letra "b" ou "d" porque no JIT não há estoques, portanto não há necessidade de previsão de demanda como nos sistemas tradicionais.

    Trata-se de um sistema de produção puxada como foca em demanda efetiva. 
  • Just in Time é uma filosofia japonesa que tem por objetivo o melhoramento de como o trabalho deve ser feito para não gerar desperdícios como ênfase na qualidade do produto final sem estocagem.
    Esta técnica de gerenciamento é de grande importância no mundo atual, onde a demanda é exigente em relação à qualidade nos produtos oferecidos. É importante não esquecer que a lógica de produção sem estoque linearizada é extremamente compatível com a automação integrada do processo de fabricação, que parece vir-se constituindo num padrão internacional de produção.

    É um sistema que se adapta muito bem às necessidades da indústria de atender ao mercado consumidor atual, pois possibilita uma produção bastante flexível, de alta qualidade e custos reais, além de uma maior participação do trabalhador no processo produtivo.



    A principal vantagem do Just-in-time está ligada por três vias:

    * Redução de estoques: não é necessário disponibilizar um espaço e recursos humanos para tratar dos aprovisionamentos.
    * Redução de tempo: o mesmo nível de produção pode ser atingido em menos tempo, o que evita horas extraordinárias e/ou aumentar a produção face a um aumento pontual da procura.
    * Aumento da qualidade: evitam-se custos com peças ou produtos defeituosos além de ser um excelente argumento de venda, reforçando a presença no mercado.

    A maior desvantagem deste sistema é a que decorre de incertezas na envolvente da empresa. Se algo não funcionar bem, e o exemplo de uma greve nos transportes é a mais evidente, tudo pode ficar parado. Por isso, algumas empresas, além de um sistema de Just-in-time, mantêm também o "just in case", algum estoque de segurança que permitirá evitar perdas no caso de problemas com a envolvente, nomeadamente os fornecedores.
  • Item
    Visão tradicional
    Just in time
    Qualidade
    Conseguida com muito
    investimento e custo alto.
    Decorrência natural do trabalho
    bem feito na primeira vez.
    Mão de obra
    Obedece ás ordens superiores.
    Participa e influencia a produção
    Erros
    São aceitáveis, resta corrigi-los.
    Base do processo de melhoria
    Estoques
    Mantém a produção funcionando.
    Ocultam problemas, devem ser
    Evitados
    Lead-time
    Maior tempo, melhor produção.
    Deve ser reduzido ao mínimo
    Filas
    Necessárias para manter a
    velocidade máxima das máquinas.
    Não deve haver filas,a produção
    deve ser a tempo (just in time)
    sem paradas.
    Custos
    Redução pelo incremento no uso
    de máquinas; altas taxas de
    produção.
    Redução pela velocidade com
    que o produto passa pela fábrica.
    Flexibilidade
    Pelo excesso da capacidade, de
    equipamentos, de estoques e de
    despesas administrativas.
    Pela redução de todos os tempos
    gastos em todas as etapas
    internas da organização.
    Fluxo
    Empurrado através da fábrica.
    Puxado através da fábrica
  • O gabarito mudou. A letra A é a correta
  • Essa do treinamento ficou em aberto. Quanto mais eficiência maior a necessidade de treinamento para desenvolver as habilidades necessárias para ter eficácia. Treinamento é realizado com base na alta administração, recursos humanos e financeiro na fase do planejamento e envolve altissimos custos de desenvolvimento e implantação....

    No meu ponto de vista, tem mais de uma resposta aceitável.
  • Letra A.

    Para agregar mais conhecimento, compartilho uma comparação entre o JIT e o JIC:

    No sistema Just in Case, como o próprio nome já fala, é um processo quando se trabalha com um nível x de estoque, para o acaso de ocorrer algum problema a empresa terá a sua produção garantida.

    O sistema Just in Time, tem o objetivo de dispor da peça necessária, na quantidade necessária e no momento necessário, pois para lucrar necessita-se dispor do inventário para satisfazer as demandas imediatas da linha de produção.
    A redução do estoque do sistema pode aumentar o risco de interrupção da produção em função de problemas de administração da mão de obra, como greves, por exemplo, tanto na própria fábrica como na de fornecedores. Da mesma forma, o risco de paralisação por quebras de máquinas também é aumentado.Conforme o site da Geocities:

    O JIC trabalha com o sistema de metas, ou seja, a empresa produz o que planeja e impõe a mercadoria ao consumidor.

    JUST IN CASE
    Estoques Elevados
    Lotes Elevados de Produção
    Setups Elevados
    Vários Fornecedores
    Manutenção Centralizada
    Linha de Produção

    Já o JIT trabalha com um sistema de pesquisacom relação à necessidade do mercado,com isso, atrai o consumidor.

    JUST IN TIME
    Estoques Zero
    Lotes Unitários
    Setups Rápidos
    Parceria com Fornecedores
    Manutenção Compartilhada
    Células de Manufatura

    Disponível em:http://br.geocities.com/alanteruel/gea/frame_menu.htm

    G
    raça e paz.
    Bons estudos!
  • Produção Puxada x Produção Empurrada

     

     
    GSTETTNER & KUHN (1996) e SPEARMAN et al. (1990) dividem genericamente os sistemas de controle de produção em sistemas de “puxar”(JUST IN TIME) e “empurrar”(JUST UN CASE) a produção. Para estes autores, em sistemas do tipo “empurrar”, a produção é iniciada a partir de uma instância central de planejamento que faz uso de previsões para demandas futuras. A produção neste caso é iniciada antes da ocorrência da demanda, pois de outra maneira os bens não poderiam ser entregues dentro do prazo.

    Em um sistema de “puxar”(JUST IN TIME), a produção começa quando a demanda acontece de fato. A produção é disparada por um sistema de controle descentralizado. Para evitar longos tempos de espera, peças e produtos acabados devem ser estocados nos chamados buffers ou pulmões. Logo, os sistemas de “puxar” são chamados de sistemas com nível mínimo de inventário enquanto que os sistemas de “empurrar”(JUST IN CASE) são conhecidos como sistemas de inventário zero (apesar disto não ocorrer na realidade).
    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    ESQUEMA PARA ASSIMILAR OS CONCEITOS:

    JIC conduz a que se produza segundo a máxima capacidade de produção dos recursos, antecipando a demanda futura sob a forma de estoques. Ou seja, o JIC não se preocupa com a variabilidade e procura operar com a máxima capacidade. Sua ideia pressupõe a máxima: 

    JIC --- ‘caso seja necessário, estará pronto’. 

    JIT busca diminuir as variabilidades, trabalhando com estoques mínimos, se possível, iguais a zero. Racionaliza o processo e aprimora a gestão dos insumos. Sua ideia essencial: 

    JIT ---‘quando for O TEMPO necessário, estará pronto’.

    gRAÇA E PAZ DE CRISTO JESUS!
  • A letra A está correta e é o nosso gabarito. Como o Just in Time prevê um nível muito baixo de estoques, qualquer problema na produção do nosso fornecedor ou na entrega pode causar falhas e prejuízos. Já a letra B está equivocada, pois não temos necessidade de prever com precisão a demanda futura, com instrumentos complexos. A ideia é que os dados sejam disponibilizados em tempo real aos fornecedores, que terão condição de saber instantaneamente como a demanda está se comportando. A letra C é absurda e dispensa maiores comentários. O mesmo pode ser dito da letra D, pois isto não é uma desvantagem do Just in Time. Finalmente, a letra E não deve ocorrer. O fornecedor não fabrica na “pressa”, pois os dados de consumo da empresa nas mãos. Na verdade, o fornecedor mantém sempre um estoque para que a entrega não tenha interrupções.
  • Caros/as, se estiverem extraindo trechos de livros ou apostilas, então, por gentileza, incluam a fonte. Assim, quem lê se sentirá mais seguro sobre o que está sendo lido...

    Abraço, bons estudos a todos/as.
  • Pessoal, é a letra A que está correta, porque o enunciado fala que o método traz inúmeras vantagens ao CLIENTE. Ou seja, na hora de procurar uma resposta, deve-se achar alguma que trate também do cliente. Por isso a desvantagem seria a falha na entrega dos produtos, que afeta diretamente os clientes.
  • A técnica de programação de materiais e patrimônio denominada just-in-time apresenta muitas vantagens para empresas com foco no cliente. Uma característica deste método que pode se tornar uma desvantagem é que:

    a)      Os baixos estoques de segurança expõem a empresa a falhas na entrega dos produtos.
    Baixos Estoques é o erro da alternativa, pois JUST IN TIME não possui estoque (estoque Zero), o sistema é embasado na produção FORÇADA, ou seja, não produz enquanto não houver demanda (CESPE e FCC pensam assim).
    b)      A necessidade de prever com precisão o nível de estoque necessário exige técnicas sofisticadas de planejamento.
    Não faz uso de técnicas sofisticadas, pois o sistema JUST IN TIME faz uso da Tecnologia da informação para sincronizar o processo de produção, assim o uso de tecnologia de ponta que marca a produção Just in time e não técnicas de sofisticadas de planejamento;
    c)       A empresa se torna independente de seus diversos fornecedores.
    Sem comentários...
    d)      Os altos níveis de exigência de eficiência na gestão dos estoques impõem custos altos de treinamento dos colaboradores.
    Falso, pois não tem ESTOQUES NENHUM de produtos TERMINADOS (questões do CESPE 2013 coadunam com tal afirmaçaõ), esta questão abre interpretação, pois pode estar tratando da gestão de estoque da MATERIA PRIMA para produção, que existe SIM no JIT, pois o foco principal dessa filosofia é que a linha de produção deve se mover de acordo com as demandas (vendas) e não que esta deve ficar desligada ate haver pedido (uma vez que uma empresa saldável em funcionamento sempre terá pedidos, o que vai variar é o tamanho da demanda), ou seja, não terá estoques, pois esta produzira na velocidade de venda do produto.
    e)      A pressa em realizar as entregas pode resultar em baixa qualidade dos produtos.
    Totalmente equivocado, pois o JUST IN TIME é totalmente focado na QUALIDADE da produção e no TEMPO.

    Questão TOTALMENTE sem lógica nenhuma se você for utilizar toda a teoria associada ao entimendo de outras bancas conceituadas! Como podemos perceber não tem explicação possível a letra "A" ser considerada alternativa possível, o que levou a ANULAÇÃO DA QUESTÃO;
  •  Por se tratar de um sistema que pressupõe um processo enxuto e sem sobras, o risco de interrupção na linha de produção pela redução de estoque é muito maior. 

    Gabarito: A