GSTETTNER & KUHN (1996) e SPEARMAN et al. (1990) dividem genericamente os sistemas de controle de produção em sistemas de “puxar”(JUST IN TIME) e “empurrar”(JUST UN CASE) a produção. Para estes autores, em sistemas do tipo “empurrar”, a produção é iniciada a partir de uma instância central de planejamento que faz uso de previsões para demandas futuras. A produção neste caso é iniciada antes da ocorrência da demanda, pois de outra maneira os bens não poderiam ser entregues dentro do prazo.
Em um sistema de “puxar”(JUST IN TIME), a produção começa quando a demanda acontece de fato. A produção é disparada por um sistema de controle descentralizado. Para evitar longos tempos de espera, peças e produtos acabados devem ser estocados nos chamados buffers ou pulmões. Logo, os sistemas de “puxar” são chamados de sistemas com nível mínimo de inventário enquanto que os sistemas de “empurrar”(JUST IN CASE) são conhecidos como sistemas de inventário zero (apesar disto não ocorrer na realidade).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESQUEMA PARA ASSIMILAR OS CONCEITOS:
JIC conduz a que se produza segundo a máxima capacidade de produção dos recursos, antecipando a demanda futura sob a forma de estoques. Ou seja, o JIC não se preocupa com a variabilidade e procura operar com a máxima capacidade. Sua ideia pressupõe a máxima:
JIC --- ‘caso seja necessário, estará pronto’.
JIT busca diminuir as variabilidades, trabalhando com estoques mínimos, se possível, iguais a zero. Racionaliza o processo e aprimora a gestão dos insumos. Sua ideia essencial:
JIT ---‘quando for O TEMPO necessário, estará pronto’.
gRAÇA E PAZ DE CRISTO JESUS!