SóProvas


ID
911806
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Quadro de Detalhamento da Despesa, documento que detalha as dotações aprovadas na Lei Orçamentária Anual (LOA), utiliza-se das classificações:

Alternativas
Comentários
  • Na estrutura atual do orçamento público, as programações orçamentárias estão organizadas em programas de trabalho, que contêm informações qualitativas e quantitativas, sejam físicas ou financeiras. O programa de trabalho, que define qualitativamente a programação orçamentária, deve responder, de maneira clara e objetiva, às perguntas clássicas que caracterizam o ato de orçar, sendo, do ponto de vista operacional, composto dos seguintes blocos de informação: classificação por esfera, classificação INSTITUCIONAL, classificação FUNCIONALe estrutura PROGRAMÁTICA.
  • Não entendi a explicação.. Alguém poderia fundamentar a resposta, por favor, em algum artigo da CF, lei complementar, ou LRF?
  • Classificação Orçamentária Organização do orçamento segundo critérios que possibilitam a compreensão geral das funções deste instrumento, propiciando informações para a administração, a gerência e a tomada de decisões. No modelo orçamentário brasileiro são observadas as seguintes classificações:

    Da Despesa: classificação institucional, classificação funcional programática e de natureza da despesa;
    Da Receita: classificação por categorias econômicas e por grupo de fontes.


    http://www.mp.rn.gov.br/portaldatransparencia/GLOSSARIO_STN_PORTAL_TRANSPARENCIA.pdf
  • classificação institucional = qual órgão? qual unidade? ex.: 3.19.400 (3=poder executivo; 19=secretaria da saúde; 400=FES-BA)
    classificação funcional = qual função? qual subfunção? qual programa? qual a localização do gasto? ex.: 1.2.33.44 (1=categoria econômica; 2 = grupo de despesa; 33 = modalidade de aplicação; 44 = elementos de despesas)

    exemplo de codificação (ver modelo de empenho):
    3.19.400.10.121.123.2845.3.3.90.EE.FF
    classificação institucional;
    classificação funcional;
    classificação programática
    classificação por natureza de despesa
    fonte de recurso
  • QUADRO DE DETALHAMENTO DA DESPESA - QDD

    É o instrumento que detalha, a nível operacional, os projetos e atividades constantes do orçamento de um determinado exercício, especificando os elementos de despesa e respectivos desdobramentos.

    “Documento que indica, por ministério/órgão e em cada unidade orçamentária, a cotização dos elementos de despesa pelos projetos e/ou atividades, podendo ter sua dotação dividida por mais de um elemento de despesa”. (IN/DTN nº 10/91)

  • lei 4320......Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Govêrno, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.

      § 1° Integrarão a Lei de Orçamento:

      I - Sumário geral da receita por fontes e da despesa por funções do Govêrno;

      II - Quadro demonstrativo da Receita e Despesa segundo as Categorias Econômicas, na forma do Anexo nº. 1;

      III - Quadro discriminativo da receita por fontes e respectiva legislação;

      IV - Quadro das dotações por órgãos do Govêrno e da Administração. ( ou seja, por “instituição”)

      § 2º Acompanharão a Lei de Orçamento:

      I - Quadros demonstrativos da receita e planos de aplicação dos fundos especiais;

      II - Quadros demonstrativos da despesa, na forma dos Anexos ns. 6 a 9;

      III - Quadro demonstrativo do programa anual de trabalho do Govêrno, em têrmos de realização de obras e de prestação de serviços.

    Art. 8º A discriminação da receita geral e da despesa de cada órgão do Govêrno ou unidade administrativa, a que se refere o artigo 2º, § 1º, incisos III e IV obedecerá à forma do Anexo n. 2.

      § 1° Os itens da discriminação da receita e da despesa, mencionados nos artigos 11, § 4°, e 13, serão identificados por números de códigos decimal, na forma dos Anexos ns. 3 e 4.

      § 2º Completarão os números do código decimal referido no parágrafo anterior os algarismos caracterizadores da classificação funcional da despesa, conforme estabelece o Anexo n. 5.


  •  Classificação orçamentária Organização do orçamento segundo critérios que possibilitam a compreensão geral das funções deste instrumento, propiciando informações para a administração, a gerência e a tomada de decisões. No modelo orçamentário brasileiro são observadas classificações para a despesa e para a receita.  Da despesa, as principais são: classificação institucional, classificação funcional e programática, de natureza da despesa e por fonte de recursos;  da receita, classificação por natureza de receita e por fonte de recursos.
    Fonte: http://www12.senado.gov.br/orcamento/glossario?search_letter=c


  • c) Institucional e Funcional.