-
Correto. "Informação e comunicação eficazes são vitais para que uma entidade conduza e controle suas
operações. A gerência de uma entidade, para tomar decisões apropriadas, necessita de comunicação relevante, confiável, correta e oportuna, relacionada tanto aos eventos internos,
quanto aos eventos externos (COSO, 1992)".
Referência: AVALIAÇÃO DE CONTROLES INTERNOS
NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL - GUSTAVO FERREIRA OLKOWSKI. Disponível em: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2436815.PDF
-
Informação e Comunicação é um componente, e não uma categoria.
Em outras questões desta mesma prova, o Cespe é muito rigoroso com a nomenclatura fazendo com que a questão fique errada apenas por chamar 'componente' de 'objetivo' e vice-versa. E nesta, ele flexibiliza completamente...
Chamar 'categoria' de 'componente' não dá né, Cespe. Faz o favor de ser coerente!!
A banca tinha de mudar o gabarito para 'ERRADO' !!!
-
Na minha concepção, o componente de informação e comunicação está relacionado à informar sobre objetivos, riscos e controles internos da empresa, bem como que toda empresa tenha plenos conhecimentos sobre as políticas e procedimentos relacionados aos controles internos. A única maneira que vejo a informação e comunicação (componente) se relacionando com a confiablidade (objetivo) dos relatórios é quando estes dois são colocados na visão do CUBO DO COSO. Logo, todos os COMPONENTES se relacionam com todos os OBJETIVOS.
Se eu quisesse forçar ainda mais minha interperetação poderia dizer que informação e comunicação tem a ver com a divulgação das Demonstrações Financeiras, mas mesmo assim estaria fugindo o foco que é a CONFIABILIDADE das demonstrações e não as demonstrações em si.
Em suma, como o colega @João Nascimento falou, o CESPE não adota uma postura coerente em todas as questões e neste tipo de questão, mesmo que estudou muito e sabe a matéria precisa contar com a sorte, é lamentável. Sempre tenho a impressão que este tipo de questão existe para que alguns "escolhidos" acertem.
-
Nesse item o Cespe não está se referindo ao componente do controle interno, mas sim a uma das categorias de Realização dos objetivos da organização (Coso II).
São 4 categorias de objetivos:
Objetivos estratégicos - são metas de nível geral, alinhadas com a missão/visão da organização e fornecendo-lhe apoio. Os objetivos estratégicos refletem em como a alta administração escolheu uma forma de gerar valor para as partes interessadas.
Objetivos Operacionais – relacionam-se com a eficácia e a eficiência das operações da organização, inclusive metas de desempenho e de lucro, bem como reservas de recursos contra prejuízos. Variam de acordo com a decisão da administração em relação à estrutura e ao desempenho.
Objetivos de Comunicação – relacionam-se com a confiabilidade dos relatórios. Incluem relatórios internos e externos e podem, ainda, conter informações financeiras e não financeiras.
Objetivos de Conformidade – relacionam-se com o cumprimento de leis e regulamentos. Em alguns casos dependem de fatores externos e tendem a ser semelhantes em todas as organizações, e em outros casos em todo um setor industrial.
(pg. 39 do COSO - ERM)
-
Esta questão trata do COSO II (Enterprise Risk Management), onde Comunicação é uma das categorias de Objetivos sim! A questão está correta!!
-
Tem aquelas questões que é pra gente nao zerar. Essa questao é daquelas pra gente nao gabaritar.
-
COSO II
-------> As categorias de objetivos:
ESTRATÉGICOS: metas gerais, alinhadas com o que suportem à sua missão
OPERACIONAL: eficácia e eficiência
DIVULGAÇÃO (comunicação): confiabilidade dos relatórios financeiros
CONFORMIDADE: com legislação e regulamentos aplicáveis
---------> Os componentes do Controle Interno são os seguintes:
Ambiente interno : gerenciamento de riscos, apetite ao risco, integridade, valores éticos
Fixação de Objetivos: objetivos alinhados com a missão
Identificação de Eventos: eventos internos e externos, riscos e oportunidades
Avaliação de Riscos: probabilidade e o impactos dos eventos
Resposta ao Risco: evitar, reduzir, compartilhar, aceitar
Atividades de Controle: politicas e procedimentos eficazes
Informação e Comunicação: comunicação eficaz e relevante
Atividades de Monitoramento: atividades continuas ou avaliações independentes